Gestão

Como Fixar Honorários Contábeis ?

Honorários Contábeis
Escrito por CEFIS

Quem trabalha na área contábil sabe que, as vezes, podem surgir dúvidas voltadas à como reduzir a inadimplência, fixar os honorários contábeis corretamente, dentre outras questões. Neste artigo, irá entender como definir os honorários do modo certo.

Honorários contábeis

Não compete aos CRCs o estabelecimento de valores a serem cobrados sobre os seus serviços prestados como profissional da contabilidade. O tabelamento de honorários contábeis é feito pelos sindicatos apenas para criar valores de referência para a categoria, mas cabe aos contabilistas seguir ou não tais tabelas como piso mínimo de seus honorários.

Para lhe ajudar à precificar corretamente seus honorários contábeis, nós separamos 5 Dicas de Como Fixar os Valores dos honorários contábeis:

1 – Utilize a Tabela Referencial de Honorários.

Primeiramente o Contabilista deve observar o artigo sexto da Resolução CFC nº 803/1996 que aprova o Código de Ética Profissional do Contador. O artigo sexto desta resolução aborda vários aspectos sobre á cobrança dos honorários contábeis.

Vale a pena também acompanhar as tabelas dos sindicatos. Cada Sindicato divulga periodicamente uma tabela referencial de honorários contábeis sugeridos, para ser adotada como base. Procure o sindicato da sua região, como o: Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, do Rio de janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Goiás… etc e busque a tabela de honorários mais atualizada.

2 – Precifique o ativo intangível

O contabilista é um profissional intelectual, e como todo profissional intelectual, o seu produto é o seu próprio nível de qualificação, ou seja, um Ativo intangível. Então observe que para uma mesma empresa contabilistas ( de diferentes níveis de qualificação ) podem cobrar valores totalmente diferentes.

Por isso, faz todo sentido você cobrar mais caro quando há situações em que se sente especialista naquele perfil de cliente, empresa ou negócio. Isso é uma tática boa para lhe dar prestígio e nome quando o assunto são clientes/empresas de perfil X e Y. Por isso, tente sempre se especializar em determinados tipos de empresas, negócios, ramos de atuação para que possa, em um futuro próximo, cobrar a mais pelo seu trabalho.

3- Compare com a concorrência ( benchmarking )

Faça pesquisas regulares dos honorários contábeis praticados. Você pode fazer isso utilizando-se de pesquisa de campo ou através de pesquisas mercadológicas, como por exemplo a Pesquisa Mercadológica de Honorários Contábeis da FENACON

O Benchmarking é processo no qual uma empresa compara seus processos, produtos e preços com os concorrentes, com o objetivo de identificar oportunidades e realizar melhorias na empresa.

4 – Contabilize todos seus custos

Avaliar, criteriosamente, quais os custos e as receitas correspondentes, por clientes é fundamental no processo de estipulação do valor do honorário contábil. É muito importante que se faça um acompanhamento mensal do tempo dedicado a cada um de seus clientes para que se possa adaptar, com mais precisão, o valor dos honorários cobrados de cada um deles.

Mas você como gestor de um negócio contábil também precisa ter uma visão macro dos seus custos. Para fixação de preços, tente estabelecer critérios técnicos e objetivos (utilize, como sugestão, a “planilha de honorários contábeis”).

5 – Contrato Flexível

Estabeleça em contrato valores fixos que acobertam as atividades mínimas que você já sabe que aquele cliente irá precisar como a geração das devidas guias e envio das obrigações acessórias daquela cliente.

Tente estabelecer contratos que lhe permitam cobrar individualmente por serviços ocasionais e que tem grande oscilação no volume de trabalho demandado. Por exemplo.: a movimentação de funcionários ( contratação e demissão ) você pode cobrar individualmente por cada operação. Assim, a situação ficará justa tanto para o empresário que pagará somente conforme o volume que utilizar, e o profissional contábil receberá também na mesma medida do volume de trabalho demandado.

Gostou deste artigo? Então compartilhe-o nas suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a essas informações!

 

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.

Sobre o autor

CEFIS

A CEFIS é um serviço de atualização contábil.
De forma inovadora, a CEFIS tem levado conhecimento através da web para milhares de contabilistas. Toda semana elaboramos um novo curso atual e objetivo nas Áreas Contábil, Fiscal e Trabalhista. Os cursos são realizados pelos melhores profissionais do país e após a gravação ficam armazenados para você assistir quando e onde quiser. Saiba mais aqui: www.cefis.com.br

Deixar comentário

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.