Contábil

Contador de sucesso: vença os 3 grandes desafios da profissão

3 grandes desafios
Escrito por CEFIS

O setor contábil sempre passou por mudanças. Mas, atualmente, essas transições e transformações (normais para a área) mexem cada vez mais com aspectos distintos do trabalho, além dos processos de rotina e leis — exigindo grande preparo dos profissionais.

Em meio a todos esses fatores, você está buscando se aperfeiçoar para ser um contador de sucesso, tendo que se sobressair aos demais profissionais. E isso é possível! Mas você deve saber quais são os principais desafios que precisa superar — e como — para conquistar espaço.

Então, atente-se às 3 realidades que abordaremos neste post e veja como agir para progredir na carreira:

Era da contabilidade digital: como ser um contador de sucesso

As alterações na legislação atualmente carregam consigo a demanda por modernização. Então, é necessário se atualizar quanto a processos, softwares necessários e atividades exigidas e extinguidas.

Por exemplo, o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) apresenta todas essas questões, com a entrega automatizada de obrigações. Dentro disso, livros contábeis e fiscais deixaram de ser elaborados manualmente e passaram a ser transmitidos online. A própria feitura desses livros também foi informatizada por meio de importação de arquivos com dados extraídos dos programas utilizados em processamentos fiscais, contábeis e trabalhistas.

Outra lei recente é a do Bloco K, que tem preenchimento obrigatório no Sped Fiscal a partir de 2017. Há meses que os contabilistas já estão providenciado a informatização de seus registros de estoques e insumos e procurando maneiras de registrar a manufatura de forma que possa ser enviada em arquivo.

Além desses exemplos, é preciso também estar atento às mudanças no âmbito trabalhista, como a implantação do e-Social, que integrará as obrigações provenientes da folha de pagamento.

Sobrevivência em um mercado competitivo

A oferta é grande e há muitos profissionais buscando empregos em grandes organizações ou se aventurando no empreendedorismo e abrindo o próprio negócio: todos querendo ser profissionais contábeis bem-sucedidos. Muitos deles se preparam e se aperfeiçoam para isso, portanto, é realmente um desafio se destacar.

Mas não é impossível. Até porque não há apenas dificuldades e o ambiente oferece muitas possibilidades de ganhos financeiros altos e reconhecimento profissional. Porém, essas conquistas são exclusivas às pessoas preparadas.

É imprescindível colocar em prática as ações que citamos para que a realidade da era contábil digital não seja um obstáculo intransponível para vencer na área. E também é essencial potencializar a sua bagagem de conhecimento — como veremos a seguir.

Necessidade de atualização e aquisição de conhecimento

Essa pode ser a qualidade principal de um contador de sucesso, pois o profissional não pode tornar-se obsoleto, mas sim manter-se sempre vivo no mercado.

Não há contabilista com espaço conquistado que não saiba as leis e procedimentos atuais. Porém, para se destacar, é preciso estar mais preparado do que a maioria. Por exemplo, nem todos os contadores — ainda que atualizados — conhecem a tributação internacional, o registro de ativos financeiros conforme as normas globais de contabilização ou o planejamento tributário de grandes empresas.

Uma ótima forma de se qualificar e buscar novos conhecimentos é ter uma assinatura de cursos voltados a todas as áreas da contabilidade e assuntos relativos. Assim, se tem uma plataforma para especialização e suporte de uma empresa focada em fornecimento de bagagem para profissionais em constante aprendizado.

Agora, passe para seus contatos, amigos e colegas de trabalho esse post para que leiam sobre a importância do aperfeiçoamento e entendam como potencializar habilidades. Compartilhe-o em suas redes sociais!

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.

Sobre o autor

CEFIS

A CEFIS é um serviço de atualização contábil.
De forma inovadora, a CEFIS tem levado conhecimento através da web para milhares de contabilistas. Toda semana elaboramos um novo curso atual e objetivo nas Áreas Contábil, Fiscal e Trabalhista. Os cursos são realizados pelos melhores profissionais do país e após a gravação ficam armazenados para você assistir quando e onde quiser. Saiba mais aqui: www.cefis.com.br

Deixar comentário

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.