Contábil

Direito Tributário para Contadores: entenda a importância

Direito Tributário para Contadores
Escrito por CEFIS

O Direito Tributário e a Contabilidade são ciências que estão intimamente ligadas.
Além dos princípios fundamentais de contabilidade, é indispensável ao bom profissional contábil o conhecimento sobre a legislação tributária.

Quase que diariamente as Instituições do Direito Tributário, como a Receita Federal do Brasil e as Secretarias Estaduais da Fazenda, editam atos normativos relativos aos tributos, que passam a ser leitura obrigatória dos contadores, pois o uso dessas leis pelo profissional da contabilidade está presente nos recursos administrativos cabíveis ao contribuinte, bem como no gerenciamento dos débitos tributários.

Mas afinal, o que são tributos?

Ao contrário do que muita gente pensa, tributos e impostos são coisas diferentes.

Os tributos são mais amplos e abrangem impostos, taxas, contribuições sociais, contribuições de melhorias e empréstimos compulsórios. São, portanto, uma parte do Produto Interno Bruto (PIB) que é gerado pelos cidadãos e repassado ao poder público, para que ele possa garantir a oferta de bens e serviços à sociedade.

Assim, o direito tributário é um ramo do direito que é responsável por definir como serão arrecadados e fiscalizados os tributos dos cidadãos (contribuintes). Entretanto, este assunto tende a receber pouca ênfase na faculdade de contabilidade, mas é essencial para o cotidiano dos contabilistas. Nesse sentido,  um profissional de contabilidade que tem conhecimento sobre o Direito Tributário se destaca no mercado.

Sobre isso, é fundamental mencionar a importância do Planejamento Tributário, uma ferramenta constantemente utilizada pelos contadores que visam obter a maior economia fiscal possível, servindo como um exemplo de que os profissionais mais bem sucedidos estudam com afinco a legislação tributária, procurando identificar todas as alternativas legais possíveis para encontrar a forma menos onerosa para o cliente/contribuinte.

Quer aprender um pouco mais sobre direito tributário para contadores? Assista um de nossos vídeos sobre o assunto:

Para assistir mais, acesse o Curso de Direito Tributário para Contadores

Gostou deste artigo ? Então aproveite para compartilhar essas informações com seus amigos nas suas redes sociais!

 

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.

Sobre o autor

CEFIS

A CEFIS é um serviço de atualização contábil.
De forma inovadora, a CEFIS tem levado conhecimento através da web para milhares de contabilistas. Toda semana elaboramos um novo curso atual e objetivo nas Áreas Contábil, Fiscal e Trabalhista. Os cursos são realizados pelos melhores profissionais do país e após a gravação ficam armazenados para você assistir quando e onde quiser. Saiba mais aqui: www.cefis.com.br

Deixar comentário

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.