Contábil Fiscal

Folha de pagamento digital: entenda o que é e como funciona

E-social
Escrito por CEFIS

Se antes os cálculos eram realizados manualmente, agora, são executados pela folha de pagamento digital. Ela é gerada pelo mesmo software que é utilizado para lançar informações dos procedimentos trabalhistas das empresas. 

Neste post, vamos falar sobre algumas dúvidas que podem surgir sobre esse assunto. Acompanhe!

O que é folha de pagamento digital?

Trata-se de uma das novas exigências do sistema do Governo Federal denominado eSocial. Por meio dela, profissionais de Recursos Humanos (RH) e contadores têm mais facilidade para realizar os seus afazeres diários.

Como funciona?

Todos os registros financeiros de um funcionário devem constar na folha de pagamento, tais como: salário, bônus, valor de vale-transporte, alimentação, INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), entre outros.

Com ela, ficou bem mais fácil controlar esses dados, já que todos os cálculos são feitos pelo sistema. Para poder utilizar o recurso, basta ter um bom sistema ERP (Planejamento de Recursos da Empresa).

Por que utilizar a folha de pagamento digital?

Além de facilitar o processo dentro das empresas, a essa ferramenta deve ser utilizada por vários motivos:

  • É exigência do Governo Federal;
  • Facilita os processos de RH;
  • Traz informações corretas sobre valores devidos e descontados dos empregados.

Quais são as vantagens de utilizar a folha de pagamento digital?

Confira algumas das vantagens da substituição do holerite tradicional:

  • Simplifica o dia a dia dos profissionais;
  • Possibilita reajustes de salário com mais facilidade;
  • Minimiza chances de erro de cálculos;
  • Otimiza a gestão do tempo.

Existem ainda muitas outras vantagens de se usar a folha de pagamento digital e, dentre elas, está uma que já foi citada anteriormente: o cumprimento das obrigações fiscais com o Governo Federal, prevenindo problemas futuros da empresa com a Justiça.

Não sabe como usar a ferramenta? Que tal fazer um curso de contabilidade?

Caso você não saiba como gerenciar a emissão das folhas de pagamento digital da sua empresa e queira aprender a realizar esse procedimento, atualize-se na área de contabilidade.

Existem várias opções interessantes que vão desde cursos contábeis on-line até cursos gratuitos de contabilidade a distância ou algo mais específico para a Folha de pagamento digital, como um curso online de E-Social.

Escolha a opção que mais se adapta ao seu perfil e aprimore os seus conhecimentos!


No post de hoje, falamos sobre o avanço da tecnologia e os novos parâmetros da Receita Federal que fizeram com que o antigo contracheque deixasse de ser utilizado pelas empresas modernas.

A inovadora maneira de fazer a folha de pagamento digital trouxe a todos os empresários muitas facilidades e vantagens. Portanto, não deixe de se atualizar! Entenda o que é e como funciona a emissão dos novos holerites.

Gostou das nossas dicas? Então deixe o seu comentário e compartilhe este post nas suas redes sociais para que mais pessoas saibam como funciona a folha de pagamento digital!

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.

Sobre o autor

CEFIS

A CEFIS é um serviço de atualização contábil.
De forma inovadora, a CEFIS tem levado conhecimento através da web para milhares de contabilistas. Toda semana elaboramos um novo curso atual e objetivo nas Áreas Contábil, Fiscal e Trabalhista. Os cursos são realizados pelos melhores profissionais do país e após a gravação ficam armazenados para você assistir quando e onde quiser. Saiba mais aqui: www.cefis.com.br

Deixar comentário

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.