Contábil

Funrural – Quais são as alíquotas e como funciona o Fundo Rural?

funrural-2018-fundo-rural
Escrito por CEFIS

Funrural é a sigla do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural. Em outras palavras, trata-se de um fundo rural voltado para contribuição social. Seu recolhimento é obrigatório e essencial para que o empregador rural possa aposentar.

Neste artigo, você irá descobrir quem recolhe tal tributo, para que serve, quais são as multas que podem ser aplicadas a quem não faz o recolhimento do mesmo, e, ao final, entender do que se trata o PRR – Programa de Regularização Tributária criado pela Lei 10.606/2018.

Alíquotas do Funrural

Alíquotas do Funrural

Recolhimento do Funrural

O recolhimento desta contribuição social pode ser feito por diferentes pessoas. Tendo isto em vista, para entender melhor como funciona o recolhimento do mesmo, é importante ter em mente algumas definições:

Empregado Rural Quem trabalha para um produtor rural.
Produtor Rural Pessoa Física Pessoa Física da área rural que produz e comercializa produtos.
Produtor Rural Pessoa Jurídica Empresa rural.

Sobre o Recolhimento

Dependendo do caso, o contribuinte do Funrural será o próprio produtor rural. Às vezes, porém, quem irá recolher o mesmo será uma pessoa jurídica.

No caso do Produtor Rural Pessoa Física:

  • Quando uma empresa compra uma mercadoria do Produtor Rural Pessoa Física, a própria deverá recolher a contribuição sobre o que foi comprado;
  • Quando o Produtor Rural Pessoa Física negocia com: a) alguém do comércio exterior, b) com um consumidor pessoa física, c) com outro Produtor Rural Pessoa Física ou d) com um segurado especial, ele será o responsável pelo recolhimento.

No caso do Produtor Rural Pessoa Jurídica:

  • Quando uma empresa compra algo do Produtor Rural Pessoa Jurídica, quem irá recolher a contribuição é este Produtor Rural.

Alíquota do Funrural

A alíquota do Fundo Rural incide sobre a receita bruta resultante da comercialização de um produto. Parte dela vai para o INSS, enquanto o restante volta-se para o RAT (Riscos Ambientais do Trabalho) e o SENAR.

Atenção: desde o dia 1º de janeiro deste ano (2018), a alíquota do Produtor Rural Pessoa Física passou a ser de 1,5%, enquanto a do Produtor Rural Pessoa Jurídica passou a ser 2,05% desde a metade do mês de abril. Ambas foram reduzidas, o que é um ponto positivo para os produtores rurais.

Perguntas e Respostas

1- O Funrural é declarado em algum lugar?

R.: Não, o fundo rural não é uma declaração. Trata-se de uma contribuição que será recolhida para o INSS, RAT e SENAR, e que deve ser declarada por meio da GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social) – mais precisamente, da SEFIP/GFIP.

2 – Pessoas da área urbana podem recolher ele?

R.: Existem três tipos de pessoas que recolhem o Funrural: produtor rural pessoa física que não tem empregados, produtor rural pessoa física que tem empregados e produtor rural pessoa jurídica que tem empregados. Caso o produtor pague o ITR, é considerado que o mesmo reside na área rural, sendo assim, está sujeito ao recolhimento ou contribuição ao fundo rural.

3- Quem garante que o produtor rural ou a empresa irá fazer o recolhimento?

R.: Desde 2017, após uma reunião do STF, o Funrural passou a ser constitucionalizado. Com isso, agora é obrigatório que o mesmo seja recolhido – caso contrário, a pessoa estará em uma situação de débitos com a Receita.

4 – O recolhimento sempre deve ser feito sobre a comercialização de um produto?

R.: Ele pode ser feito tanto sobre a comercialização quanto sobre a folha de pagamento.

5 – Existem multas para o Funrural?

R.: Sim. Para quitar débitos deste fundo, é necessário fazer parte do PRR – Programa de Regularização Tributária criado pela Lei 10.606/2018, que permite a renegociação das dívidas relacionadas ao Funrural.

Dica

Se você tem interesse em aprimorar seus conhecimentos na área contábil voltada ao âmbito rural, confira nosso curso sobre o Funrural. Abaixo, é possível visualizar um trecho desse curso:

Vale destacar que esse curso faz parte do nosso serviço de assinatura que abrange as Áreas Empresarial, Contábil, Fiscal e Trabalhista.

Ao criar uma assinatura na CEFIS, você tem acesso a todo o nosso acervo de cursos dessas áreas.

Gostou desse artigo? Então comente e compartilhe com os amigos nas redes sociais!

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.

Sobre o autor

CEFIS

A CEFIS é um serviço de atualização contábil.
De forma inovadora, a CEFIS tem levado conhecimento através da web para milhares de contabilistas. Toda semana elaboramos um novo curso atual e objetivo nas Áreas Contábil, Fiscal e Trabalhista. Os cursos são realizados pelos melhores profissionais do país e após a gravação ficam armazenados para você assistir quando e onde quiser. Saiba mais aqui: www.cefis.com.br

Deixar comentário

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.