Carreira Contábil

IFRS 16: o que é e o que mudou para o Arrendamento Mercantil?

ifrs-16-arrendamento-mercantil-cpc-06
Escrito por CEFIS

As IFRS (International Financial Reporting Standards) são conhecidas como Normais Internacionais de Contabilidade. É importante saber que elas se relacionam com os CPCs, que são os Pronunciamentos Contábeis, mas você sabe qual a importância delas para a IFRS 16? Descubra!

IFRS 16: o que é?

Esta norma fala sobre contratos de arrendamento – ou seja, locações financeiras em geral. No inglês, o arrendamento mercantil é tratado como “leasing”, termo também utilizado por alguns profissionais no Brasil. Confira uma breve explicação sobre o tema:

A IFRS 16 se correlaciona com o CPC 06 R2 e passou a valer desde o primeiro dia do ano de 2019. Esta norma internacional contábil está responsável por estipular regras referentes à contabilização de locações, sendo que através dela, foi estabelecido uma maneira diferente para contabilizar os arrendamentos operacionais e os financeiros, que antes eram observados separadamente.

A norma impactou principalmente o modo de se realizar o balanço patrimonial, afetando consequentemente, as demonstrações contábeis e a maneira de realizar certos cálculos voltados ao operacional da empresa. A partir da implementação da mesma, os empreendedores que têm de pagar aluguel, passaram a ter que declará-lo de acordo com a IFRS 16, para estar de acordo com a lei. 

Vale destacar, no entanto, que a norma não regulamenta contratos de leasing que duram no máximo pelo período de doze meses. Ou seja, os empresários podem começar a optar por aluguéis que exigem no máximo esse prazo no contrato, a fim de que não precisem declará-los no balanço. 

#Dica

Quando se fala em normas internacionais de contabilidade, existe uma vasta gama de tópicos que devem ser compreendidos. A IFRS 9, por exemplo, se correlaciona com o CPC 48 e abrange os instrumentos financeiros, enquanto a IFRS 15 se relaciona com o CPC 47, referente a receita de contrato com o cliente.

Mas, sobre o tema deste artigo, ainda é válido mencionar outros tópicos, como o cálculo de passivo de arrendamento, cálculo de leasing, dentre outros itens. E, para você entendê-lo melhor, a CEFIS preparou um curso sobre IFRS 16, confira um trecho:

Se você ainda não sabe, nós somos uma empresa de tecnologia atuante no âmbito da educação. Nós temos um serviço de assinatura que te concede acesso ilimitado a cursos da área empresarial, incluindo este! Você ainda pode experimentar nossa assinatura premium por 7 dias gratuitamente, basta clicar aqui e selecionar o botão “EXPERIMENTE GRÁTIS”.

Se você gostou deste artigo, não deixe de comentar ou compartilhar com os amigos nas redes sociais!

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.

Sobre o autor

CEFIS

A CEFIS é um serviço de atualização contábil.
De forma inovadora, a CEFIS tem levado conhecimento através da web para milhares de contabilistas. Toda semana elaboramos um novo curso atual e objetivo nas Áreas Contábil, Fiscal e Trabalhista. Os cursos são realizados pelos melhores profissionais do país e após a gravação ficam armazenados para você assistir quando e onde quiser. Saiba mais aqui: www.cefis.com.br

Deixar comentário

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.