Contábil

5 Previsões para o Futuro do Mercado Contábil

Futuro Contábil
Escrito por CEFIS

Ficar atento ao que acontece no dia a dia da sua área pode ser o diferencial para aproveitar melhor as oportunidades que surgirem no futuro. Isso ocorre não só no mercado contábil, mas também em todos os setores, em que as pessoas mais adaptadas conseguem enxergar situações inovadoras com antecedência, por meio de previsões certeiras.

Sendo assim, se você está em busca de sugestões para investimentos futuros ou até mesmo para preparar-se para as novidades do mercado, confira algumas previsões.

Elas tendem a ganhar força no futuro do mercado contábil. Por isso, jamais deixe de considerá-las na sua preparação no longo prazo. Ficou curioso? Vamos a elas!

1. O mercado contábil precisará de profissionais com perfis multitarefas

Cada vez mais o profissional de contabilidade tem deixado de ser um agente especializado em lidar com questões burocráticas do dia a dia para tornar-se um colaborador capaz de dar sugestões em relação aos negócios das empresas.

Em grandes empresas

É inevitável considerar a necessidade de adaptação para atuar em grandes empresas, e será necessário interagir constantemente com outras áreas. Nesse caso, será preciso desenvolver inteligência emocional, além da capacidade de gerenciar conflitos.

As oportunidades para profissionais qualificados podem envolver cargos importantes nas companhias, como gerente financeiro, analista de controladoria e analista fiscal.

Em pequenas empresas

Da mesma forma, num cenário em que novos empreendedores também oferecem oportunidades de negócios, é fundamental também compreender que entre suas características estarão inevitavelmente a falta de experiência e, consequentemente, de visão de mercado.

Nesse aspecto, um diferencial que profissionais contábeis podem apresentar é dar condições para que esses novos empreendedores possam ser bem-sucedidos no gerenciamento do seu empreendimento.

Isso será importante, pois fará com que o empreendedor prospere e garanta melhores resultados também para sua carreira individual ou escritório.

Para tanto, é preciso que o contador ofereça mais do que serviços tradicionais, mas que atue também como um verdadeiro consultor de gestão. Por isso é importante conhecer técnicas de gestão a fim de prestar um auxílio significativo ao cliente.

2. A tecnologia será um diferencial no novo cenário

Até o ano de 2022, o governo brasileiro planeja encerrar o cálculo da folha de pagamento, do INSS e do FGTS, pois bastará apenas o contrato de trabalho e o registro de ponto para calcular a folha de pagamento.

Isso fará com que o trabalho manual dos contadores seja praticamente 100% substituído pelo intelectual, que envolve a interpretação, análise e orientação dentro das empresas, visando melhorar a tomada de decisões dos gestores.

A antiga contabilidade, que se destinava exclusivamente a prestar auxílio em questões burocráticas das empresas, tais como a formalização do seu negócio, o cálculo de impostos e folha de pagamento, bem como a prestação de contas a órgãos oficiais, tende a ficar somente no passado.

Assim, é preciso que o profissional mude seus hábitos e esteja adaptado a recursos tecnológicos, a fim de usá-los como diferenciais para sua atuação profissional. Sistemas como o ERP, que já são uma realidade no mercado, deverão ser constantemente sofisticados nos próximos anos. Por esse motivo, a necessidade de se adequar a seu uso tem se revelado uma obrigação.

3. Será necessário adaptar-se às novas realidades das empresas

As mudanças na legislação, que permitem o surgimento de novos empreendimentos, têm exigido adaptação por parte dos profissionais de contabilidade. A ideia é atender às empresas que surgem apresentando novas propostas de negócio.

Assim, é importante compreender o potencial de novos clientes. Novas empresas enquadradas no MEI, por exemplo, têm surgido a cada dia. Esse mercado é promissor, pois o faturamento dessas empresas é muito pequeno e tende a aumentar à medida que o empreendimento for crescendo.

Empresas pequenas apresentam grande potencial de crescimento, e estar apto a prestar serviço para elas pode ser um caminho inteligente para crescer nos próximos anos.

Isso depende da sua estratégia de mercado. Você deve adaptar os seus serviços em função do segmento de mercado em que pretende atuar, seja no Simples, no Lucro Real ou Presumido. Definir o segmento de atuação no mercado contábil é uma grande tendência para os próximos anos em função da dificuldade que profissionais já estão enfrentando para atender a todos os modelos de negócios.

Assim, é importante considerar o posicionamento do seu escritório dentro do mercado para aproveitar essas oportunidades.

4. O profissional contábil precisará ter perspicácia comercial

A crise atual, bem como problemas de gestão, tem feito com que muitas empresas fechem suas portas. Entretanto, isso faz com que muitas pessoas deixem seus empregos para abrir seus próprios empreendimentos, fazendo com que o número de negócios no mercado aumente.

Por isso, na contabilidade, existem mercados em crise e outros que têm prosperado. Isso acontece porque esses últimos têm recebido um fluxo maior de novos empreendedores, vistos como uma oportunidade.

Dessa forma, um posicionamento claro ao definir qual segmento de mercado sua empresa pretende atender pode ser um diferencial para receber esses clientes, visto que muitos novos empreendimentos devem surgir nos próximos anos.

5. Haverá a necessidade de agregar valor aos seus serviços contábeis

Em um momento em que a tecnologia faz com que o tradicional modelo de negócios praticamente desapareça, é preciso pensar na lucratividade. Recibos e notas fiscais em caixas, por exemplo, já não existem mais. Toda a informação acaba sendo concentrada em ambiente virtual, e os processos tornam-se automatizados, fazendo com que os serviços prestados pelas empresas se pareçam iguais.

Com isso, é preciso encontrar outras oportunidades para obter lucro, diferenciando sua empresa da concorrência. Além disso, é necessário agregar valor aos seus serviços, afinal, é por ele que seus clientes deverão pagar, não somente o serviço prestado.

Alternativas para agregar valor ao serviço do seu escritório de contabilidade vão trazer benefícios nesse sentido. Oferecer diferenciais no atendimento, por exemplo, é altamente indicado.

A melhor maneira para se preparar para o futuro e chegar até ele com melhores condições de ser bem-sucedido no seu ramo de atuação não é segredo para ninguém: por meio de muito estudo e dedicação.

Com boas informações e capacitação adequada, é possível não somente entender cada uma dessas tendências com maior clareza, como também aprofundar-se nesse assunto, podendo assim, atrair um maior número de clientes e até mesmo ocupar novos postos de trabalho a curto prazo.

Por isso, não deixe de se atualizar e conhecer a fundo as peculiaridades do mercado contábil. Isso fará toda a diferença para seu sucesso profissional.

Quer saber mais? Então confira 5 grandes dicas para conseguir clientes para escritórios de contabilidade.

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Sobre o autor

CEFIS

A CEFIS é um serviço de atualização contábil.
De forma inovadora, a CEFIS tem levado conhecimento através da web para milhares de contabilistas. Toda semana elaboramos um novo curso atual e objetivo nas Áreas Contábil, Fiscal e Trabalhista. Os cursos são realizados pelos melhores profissionais do país e após a gravação ficam armazenados para você assistir quando e onde quiser. Saiba mais aqui: www.cefis.com.br

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