Um dos principais problemas enfrentados por profissionais de pequenas e médias empresas do ramo de contabilidade é encontrar clientes. Muitas vezes, até mesmo equipes altamente qualificadas enfrentam obstáculos na hora de ampliar sua freguesia, o que dá uma noção de que o problema não está, necessariamente, na falta de qualidade no trabalho oferecido pela empresa de contabilidade, mas na ineficácia ou até mesmo na inexistência de uma estratégia capaz de alcançar, no mercado, parceiros interessantes para seu negócio.
Por isso, se você trabalha com contabilidade e está em busca da ampliação do número de clientes para a sua empresa, confira agora como começar a divulgar seu trabalho e conheça algumas sugestões de estratégias que podem ser úteis para o seu empreendimento.
Conheça o passo-a-passo para conquistar clientes na sua empresa de contabilidade
A melhor maneira para começar a colocar essas dicas em prática é definindo exatamente o caminho que sua organização deve percorrer. Por isso, preparamos um passo a passo para que sua empresa de contabilidade consiga se colocar no mercado de maneira estratégica, a ponto de conquistar clientes com mais facilidade.
Estude o perfil do seu público atual
Sabendo das principais características de quem você já atende, é possível concentrar seus esforços em novos clientes com necessidades semelhantes.
Encontre seu diferencial
Uma vez que você compreendeu o perfil dos seus clientes, já pode identificar o que faz a diferença nos seus serviços e que pode ajudar novas empresas. Esse será o seu diferencial.
Posicione-se no mercado
É hora de se apresentar para potenciais clientes e, nesse sentido, a imagem que você vai levar fará toda a diferença. Ela será fruto de todo o processo de pesquisa apresentado nas etapas anteriores, em que você identificou seus pontos fortes e agora sabe o que sua empresa pode oferecer de melhor para os clientes.
Crie uma identidade visual forte
Um bom logotipo é capaz de transmitir o posicionamento de uma empresa, bem como seus diferenciais. Conte com uma equipe de design profissional para criar uma marca interessante e compatível com o perfil da sua empresa.
Adote uma estratégia
Definidos esses quatro pontos, é hora de colocar em prática uma ou mais estratégias.
Determine o seu segmento de atuação
No dia a dia contábil, é muito comum ver empresas cometendo erros graves ao tentar agradar o mercado como um todo. Isso simplesmente não pode ser feito. Clientes têm finalidades e culturas diferentes, por isso, para oferecer serviços de qualidade, é fundamental determinar um nicho de atuação e concentrar todos os seus esforços nele. E, acredite: essa tarefa não é simples. As principais empresas do mercado são aquelas que oferecem aos seus clientes exatamente aquilo que eles precisam.
Sendo assim, procure ocupar espaços que possam oferecer boas oportunidades de mercado. Hoje em dia, por exemplo, a maioria das empresas de contabilidade oferece serviços específicos para atender clientes optantes pelo Simples Nacional, o que significa que empresas especializadas em trabalhar com os outros regimes tributários podem encontrar clientes com maior facilidade, uma vez que não vão sofrer tanto com a concorrência.
Por isso, é essencial determinar o segmento de atuação da sua empresa de contabilidade e somente a partir daí prospectar novos clientes. Essa estratégia é fundamental e vai servir de base para todas as outras. Sem ela, é muito mais difícil encontrar um caminho certo.
Trabalhe com marketing digital
Não é segredo para ninguém que o marketing digital é a grande sensação entre as empresas nos últimos anos. Isso ocorre em função da popularidade de redes sociais, como o Facebook e o Twitter, por exemplo, em um momento em que uma grande quantidade de pessoas encontra-se on-line ao longo de muitas horas.
Sendo assim, o bom uso do marketing digital permite não somente alcançar potenciais clientes com mais facilidade, mas também qualificar a mensagem de maneira a apresentar sua empresa a essas pessoas com a credibilidade necessária para que elas se sintam interessadas pelo seu serviço.
Assim, uma empresa de contabilidade pode usar esses recursos para se promover. Um canal no YouTube, por exemplo, em que profissionais do seu escritório dão dicas pertinentes sobre como proceder diante de inúmeras situações que fazem parte do dia a dia das empresas, certamente vai gerar muitas visualizações.
Se o conteúdo for de qualidade e as dicas realmente relevantes, é natural que as empresas procurem por seus serviços, pois verão seu escritório de contabilidade como uma referência naquele assunto.
Essa é uma estratégia que tem se destacado nos últimos anos: usar o marketing digital para conquistar credibilidade em determinado ramo de atuação. Comparada a outras formas de divulgar empresas, essa estratégia certamente oferece a possibilidade de mais economia, uma vez que por meio de ferramentas como o Google Adwords, por exemplo, você pode criar uma campanha eficiente nos mecanismos de busca, sendo capaz de controlar os gastos.
Organize eventos
Você já parou para pensar que sempre que participa de algum evento organizado por uma empresa, no fim das contas é a própria empresa que mais se beneficia daquilo? Além de associar todos os participantes à imagem da sua organização, ela lucra com a credibilidade do evento criado.
Uma das mais antigas e eficientes maneiras de gerar autoridade é organizando eventos interessantes, e isso é importante para fazer com que sua empresa conquiste clientes, pois, por meio da autoridade, é possível colocar-se entre os principais nomes do mercado e fazer o chamado networking, essencial para abrir as portas da sua empresa para novas oportunidades.
Com um segmento bem definido, você pode criar parcerias com outras empresas que oferecem serviços contábeis diferentes do seu e, assim, trocar experiências e até mesmo receber recomendações.
Saiba como posicionar-se no mercado para conquistar clientes
Um diferencial que as grandes empresas têm é saber exatamente como proceder para aumentar sua carteira de clientes. Isso ocorre em função de uma estratégia bem montada, em que todos os recursos são investidos de maneira assertiva, evitando desperdícios.
Sendo assim, procuramos apresentar, de maneira, didática um caminho que você pode seguir na sua empresa de contabilidade para não somente atrair novos clientes, mas para garantir qualidade no serviço prestado e uma imagem de credibilidade junto ao mercado.
Podemos ajudar significativamente o seu negócio! Entre em contato conosco para saber mais!
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