Gestão

LMS: 5 vantagens do Learning Management System

Escrito por CEFIS

LMS significa Learning Management System. Em português: Sistema de Gestão da Aprendizagem, tema que vem ganhando espaço no ambiente virtual de ensino.

A educação à distância tem se tornado cada vez mais comum, dada a maior facilidade com que se insere no cotidiano das pessoas, especialmente as que precisam conciliar o estudo com outros compromissos. 

Para que este cenário se desenvolva, o Ensino à Distância (EAD) precisa de ferramentas que o ajudem a se consolidar como metodologia eficaz de ensino-aprendizagem. 

Assim, plataformas LMS são ferramentas fundamentais neste ecossistema educacional online, pois contém recursos que auxiliam o acompanhamento do aprendizado, proporcionam melhor desempenho profissional e impulsionam a evolução do mercado de trabalho.  

Continue a leitura e saiba mais sobre o LMS e as principais vantagens desse sistema. 

O que é Learning Management System (LMS)?

A tradução de Learning Management System é Sistema de Gestão da Aprendizagem, ferramenta que disponibiliza diversos recursos para a educação online.

O LMS não só armazena e distribui conteúdos educativos (exemplo: vídeo-aulas e materiais), mas também possui outros recursos que permitem acompanhar a evolução da aquisição de conhecimento (exemplos: sistemas de pontos e de avaliação, chat, suporte tira-dúvidas, relatórios).

Nesse sentido, o sistema LMS é projetado para transmitir conhecimento e também fornecer acompanhamento e suporte pedagógico, trazendo claras contribuições para o processo de ensino-aprendizagem no ambiente virtual.

Portanto, uma plataforma LMS é a solução para quem precisa implementar o EAD de forma eficaz. Ou seja, ter a seu dispor funcionalidades que facilitem o acesso à educação e tornam a distribuição e aquisição de conhecimento mais eficientes e inovadoras.

Quais são as vantagens de uma plataforma LMS?

Diante da variedade de recursos disponíveis que facilitam o processo de ensino-aprendizagem online, podemos destacar, enquanto principais benefícios:

1- Escalabilidade

Diferentemente do que ocorre em ambientes físicos, não há limite no número de alunos que podem acessar uma plataforma LMS. 

Assim, milhares de usuários podem se matricular em um mesmo curso, bem como acessar o conteúdo simultaneamente sem prejudicar os demais.

2- Inclusão

Pessoas com deficiência têm mais oportunidades de acesso à educação digital.

O sistema LMS iguala as possibilidades de qualquer pessoa, pois é passível de configurações, como, por exemplo: ajustes no tamanho de fontes, contrastes da tela, legendas e/ou transcrições de conteúdos e correções no sistema de áudio.

3- Praticidade

Basta conectar-se à internet e é possível acessar o conteúdo disponível em uma plataforma LMS de qualquer lugar do mundo, seja a partir de dispositivo móvel ou computador. 

Outra possibilidade é a de configurá-la de acordo com a sua necessidade ou a da sua equipe.

Agregar cursos para que seus colaboradores assistam, alocá-los em turmas, emitir relatórios e realizar avaliações, são alguns exemplos que garantem maior eficiência. 

4- Flexibilidade

Plataformas LMS podem disponibilizar recursos que flexibilizam a rotina de estudos.

É possível elaborar um cronograma de estudos personalizado, avançar tópicos, encontrar assuntos do seu interesse de acordo com a sua necessidade e consumi-los conforme sua disponibilidade e preferência.

O sistema LMS permite que o aluno assista as aulas quando quiser, baixe os cursos e utilize a interface com muita facilidade e de maneira intuitiva.

Além disso, o LMS permite interações frequentes com professores e até mesmo colegas de turma,  seja por meio de chats em grupos ou respostas em fóruns, possibilitando o dinamismo e flexibilidade do contato.

5- Produtividade

A experiência personalizada incentiva o engajamento dos alunos e gestores no EAD, visto que há facilidade de assistir e baixar os cursos para desenvolver as suas competências depois, além da interatividade no espaço virtual e configurações customizáveis.

Já que o LMS possibilita acompanhar o desenvolvimento dos alunos, essa ferramenta permite, além da capacitação oferecida, o reconhecimento do profissional que se atualiza constantemente.

Alguns gestores utilizam-se desse sistema para a criação de Universidade Corporativa que permite acompanhar direcionar treinamentos, acompanhar o desempenho e também premiar os colaboradores mais engajados com os estudos. 

Assim, ao mesmo tempo que os recursos disponíveis em um sistema LMS capacitam colaboradores, também permitem com que estes reinventem suas carreiras. 

Por que começar um curso EAD? 

O LMS proporciona um ambiente estruturado para a eficiência do EAD. 

Com esse sistema, é possível aliar conteúdos excelentes para se manter atualizado e se capacitar continuamente.

Plataformas LMS permitem o estudo e a retenção de conhecimento, pois aumentam o engajamento de alunos e, além disso, reúnem todo o conteúdo em um só lugar, que pode ser acessado a qualquer horário, dispositivo e lugar.

A sala de aula não precisa mais ser física, já que a internet amplia horizontes e a permite capacitação profissional de forma prática e flexível. 

Se interessou? Experimente gratuitamente o uso de uma plataforma LMS, acessando os cursos da CEFIS, a solução de capacitação corporativa online.

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.

Sobre o autor

CEFIS

A CEFIS é um serviço de atualização contábil.
De forma inovadora, a CEFIS tem levado conhecimento através da web para milhares de contabilistas. Toda semana elaboramos um novo curso atual e objetivo nas Áreas Contábil, Fiscal e Trabalhista. Os cursos são realizados pelos melhores profissionais do país e após a gravação ficam armazenados para você assistir quando e onde quiser. Saiba mais aqui: www.cefis.com.br

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.