Gestão

Gestão de equipes remotas: o que é e 3 dicas de como implementar

Gestão de Equipes Remotas 1 Gestão de equipes remotas: o que é e 3 dicas de como implementar
Escrito por CEFIS

O momento de pandemia impulsionou algumas mudanças. Uma delas é a forte tendência ao trabalho remoto que pode se tornar definitivo em muitas empresas.

Muitos negócios foram forçados a aderir a este regime, que acabou demonstrando ser uma alternativa interessante e viável para empregadores e colaboradores.

Com isso, grande parte das empresas passaram implementar equipes remotas de trabalho. Neste cenário, a importância da gestão de equipes remotas se torna mais evidente.

A habilidade de gerenciar as equipes de forma remota é uma qualidade de extrema importância, tanto para gestores quanto para os líderes de equipes.  Entretanto, o trabalho remoto ainda apresenta inúmeros desafios para as empresas e colaboradores.

Acompanhe a leitura e conheça o que é e como implementar a Gestão de Equipes Remotas no seu negócio!

No Brasil, a adoção ao modelo de trabalho remoto em massa, de forma quase instantânea, impulsionou a necessidade de gerenciar essas equipes nunca foi tão essencial para as empresas.

Diante desse cenário, a gestão de equipes remotas representa desafios diferenciados para a equipe. Os funcionários precisam ser organizados e produtivos, e os líderes precisam aprender a gerenciar seus times.

Com isso, a cultura do trabalho remoto é essencial e exige profissionalismo e disciplina para que seja operacionalizada de forma correta.

Gestão de Equipes Remotas - corpo do artigo

 

Mas, o que significa Trabalho Remoto?

É um modelo de trabalho que proporciona autonomia e independência.

Significa trabalhar de qualquer lugar. Pode ser de casa, de um coworking, de uma cafeteria. Ou seja, o conceito é bem mais abrangente que o do modelo home office e pode ajudar você a entender onde e de que forma a sua produtividade funciona melhor.

E o que é gestão de equipes remotas?

Da mesma forma que a gestão presencial, a Gestão de Equipes Remotas é crucial para a boa performance da equipe. Acompanhar o time à distância é essencial para os gestores e líderes. Esse acompanhamento constante deve dar atenção aos seguintes fatores:

1. Comunicação;

2. Cultura Organizacional;

3. Horários de Trabalho;

4. Adaptação;

5. Metas;

6. Engajamento da Equipe;

7. Flexibilidade;

8. Motivação;

O gestor de equipes remotas também deve estar preparado para liderar a sua equipe rumo ao alcance das metas, fortalecer a colaboração entre a equipe e criar um bom ambiente de trabalho.

O líder precisa adaptar a sua rotina e suas ferramentas tecnológicas para performar com a mesma qualidade e eficiência à distância.

Vantagens

  • Aumenta a produtividade;
  • Reduz o estresse da equipe;
  • Possibilidade de encontrar candidatos mais bem preparados;
  • Sem limites geográficos.

Desafios 

  • Comunicação;
  • Agilidade;
  • Otimização do tempo;
  • Organização;
  • Rotina;
  • Planejamento.

2 Gestão de equipes remotas: o que é e 3 dicas de como implementar

Como aplicar a gestão de equipes remotas?

Como dissemos, a gestão de equipes remotas ainda representa um grande desafio para os líderes e gestores.

O distanciamento, a falta de uma comunicação clara, a falta da gestão do tempo e do acompanhamento das metas, e a ausência dos devidos alinhamentos com a equipe pode dificultar a sua implementação com assertividade.

No entanto, selecionamos três mecanismos importantes para fazer isso.

3 Pontos Importantes na gestão de equipes remotas

1 –  Organização

Criar um ambiente de trabalho adequado é a tarefa número 1 da equipe. Os funcionários devem cuidar para que o local de trabalho em casa seja arrumado e limpo.

Os colaboradores devem ser educados e orientados sobre as melhores práticas para trabalhar de casa. Deve ficar claro que não devem trabalhar de pijama ou com roupas muito informais.

O ideal é montar uma cartilha interna com boas práticas de trabalho remoto, mostrando como a organização do ambiente e o cuidado com a imagem pessoal são importantes para a produtividade e gestão do tempo.

Os gestores devem ficar atentos ao planejamento e ao cumprimento das atividades acordadas com os colaboradores.

2 – Cultura do Trabalho Remoto

Os líderes de equipe e gestores exercem um papel essencial na definição e implementação da cultura do trabalho remoto, pois representam um modelo de referência para toda a equipe.

Por isso, devem priorizar a comunicação clara e assertiva, estabelecer um clima de confiança entre a equipe e, por último mas não menos importante, incentivar a colaboração entre os membros da equipe.

A sensação de pertencimento a um projeto, a um propósito, faz uma grande diferença nos resultados. Mantenha a equipe coesa em torno de um mesmo objetivo e, sempre que puder, reforce a importância de cada um para o sucesso dos projetos.

Fique atento a eventuais ruídos de comunicação, lembre-se de que a comunicação é uma via de mão dupla. Por isso, ouça mais e dê os feedbacks necessários.

O clima de confiança entre os membros da equipe é essencial para o êxito do trabalho. Afinal, a confiança é a base de todo e qualquer relacionamento, e na vida profissional não é diferente.

3 – Ferramentas de trabalho on-line

Para diminuir a distância e promover o engajamento da equipe, aposte nas tecnologias de interação social.

• Utilize aplicativos e softwares para conversar com a equipe e estreitar os laços de interação social (Zoom, Skype, hangouts e a plataforma de videoconferência da CEFIS);

• Agende reuniões periódicas com a equipe e faça calls individuais quando necessário;

• Envie a pauta da reunião para os participantes:

• Comunique-se de forma amistosa e pessoal com seu time. Faça contato visual on-line e chame as pessoas pelo nome;

• Ouça e dê feedbacks;

• Estabeleça responsabilidades, prazos, delegue tarefas e faça o follow-up;

• Passe uma mensagem de otimismo;

• Faça um breve resumo da reunião e certifique-se de que toda a equipe esteja alinhada com os objetivos dos projetos e atividades.

Você também pode utilizar ferramentas de gestão de equipes remotas e produtividade, como Trello e Slack.

Dica bônus

Agora que você aprendeu sobre a Gestão de Equipes Remotas, que tal acessar o Curso Gestão de Equipes Remotas,  completamente grátis, no site da Cefis?

                                       


Gostou deste post? Comente e compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.

Sobre o autor

CEFIS

A CEFIS é um serviço de atualização contábil.
De forma inovadora, a CEFIS tem levado conhecimento através da web para milhares de contabilistas. Toda semana elaboramos um novo curso atual e objetivo nas Áreas Contábil, Fiscal e Trabalhista. Os cursos são realizados pelos melhores profissionais do país e após a gravação ficam armazenados para você assistir quando e onde quiser. Saiba mais aqui: www.cefis.com.br

Deixar comentário

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.