Gestão

Sustentabilidade corporativa: o que é e como aplicar estratégias ESG

imagem destacada do artigo de sustentabilidade corporativa que traz o título do texto
Escrito por CEFIS

A sustentabilidade corporativa é um assunto prioritário no mundo corporativo.

Empresas que querem se destacar no mercado, devem alinhar suas estratégias para crescer tanto a nível econômico, quanto social e ambiental. 

Ações que objetivam  sustentabilidade corporativa (ou empresarial) são inovações que resultam em um diferencial competitivo capaz de agregar valor para o negócio. 

Esse assunto vem se desenvolvendo em meio a criação de novos produtos, atrelados à preocupação da sociedade com a defesa do meio ambiente.

Uma pesquisa realizada pela Union + Webster em 2019 apontou que 87% dos consumidores brasileiros preferem adquirir produtos de empresas sustentáveis, mesmo que tenham que pagar um pouco a mais pelos produtos. 

O interesse com os recursos naturais também faz com que as empresas desenvolvam estratégias, a fim de eliminar ou reduzir os impactos ambientais, e, ao mesmo tempo, criar uma imagem positiva da marca, adquirindo um diferencial competitivo. 

Neste artigo você conhecerá como adotar a sustentabilidade corporativa, aplicando estratégias para obter novas oportunidades para sua empresa, assumindo um compromisso ambiental e social, sem deixar de se desenvolver economicamente. 

Antes de qualquer coisa, é muito importante entender o que é sustentabilidade para poder avançar com a prática no mundo empresarial.

O que não é sustentabilidade?

Nos últimos anos a palavra sustentabilidade tem sido muito difundida. 

Porém, é importante deixar claro que este termo vai muito além de atividades como coleta seletiva e reciclagem de resíduos. 

Sustentabilidade não é só usar a água da chuva para reaproveitamento e economia ou usar as palavras ‘reutilizar’ e ‘reduzir’ para exemplificar atos em prol do meio ambiente. 

Seu significado é mais amplo e menos abstrato, cuidando dos aspectos sociais, econômicos e até políticos

Então, a sustentabilidade é um conjunto de práticas que visam preservar os recursos naturais com ética, promovendo a igualdade e atendendo as necessidades sociais, sem comprometer as necessidades das futuras gerações.

Assim, envolve educação no atendimento de suas próprias necessidades para que promovam o desenvolvimento sustentável, consciente e democrático. 

As atividades produtivas que envolvem poluição dos recursos naturais é insustentável, pois produz impactos à saúde das gerações atuais, e, com o passar do tempo, impactará de forma ainda mais brusca as próximas. 

Portanto, é preciso utilizar a capacidade presente de uma forma calculada e responsável para que as próximas gerações não sejam impactadas.

Ou seja, a sociedade tem o grande desafio em continuar produzindo na velocidade e intensidade de consumo sem esgotar os recursos disponíveis. 

Será que isso é possível? Como uma empresa pode inserir sustentabilidade nos negócios? 

Veja o passo a passo para desenvolver práticas de sustentabilidade corporativa a seguir, mas antes, entenda o conceito ESG, que é fundamental para a realização de ações eficientes.

O que é ESG?

ESG é um conceito, cujo nome significa Environmental Social Governance. Essas três palavras, são os pilares que devem balizar as ações de sustentabilidade corporativa. 

Vamos entender o significado de cada uma delas a seguir:

  • E (Environmental, na sigla em inglês, cuja tradução para português significa ambiental): preocupa-se com a gestão das emissões de gases de efeito estufa, consumo de recursos naturais como água, energia, produção e descarte adequados de resíduos, entre outros; 
  • S (Social): observa a existência de diversidade de funcionários e em campanhas externas, segurança no trabalho, relacionamento com colaboradores e valores da companhia.
  • G (Governance, na sigla em inglês, cuja tradução para português significa governança): verifica se a empresa possui políticas e práticas da companhia e controladas, diversidade nos conselhos, ética e práticas anticorrupção.

Com base nesses três pontos, o ESG é um indicador que aponta o quando uma empresa é sustentável, o quanto investe em sustentabilidade, e, portanto, o quanto é atrativa do ponto de vista de negócios.

Isso significa que, uma empresa que segue padrões, mensura e pratica ações relacionadas aos 3 pilares mencionados acima, é capaz de reduzir e até mesmo eliminar os riscos que o negócio representa.

Essas iniciativas contribuem para a atratividade do negócio para o recebimento de investimentos, pois tais reduzem os riscos para quem pretende investir. 

Afinal, o negócio que reflete sobre os seus impactos negativos para o meio ambiente diante dos parâmetros ambientais, sociais e da própria governança e está empenhado com ações consistentes para mudar o seu comportamento é um critério para os investimentos.

Deste modo, uma empresa que investe na sustentabilidade corporativa, é mais valiosa. Assim, aumenta seu valor de mercado a longo prazo, pois se destaca por alcançar bons resultados econômicos e maior lucratividade pela sua responsabilidade socioambiental. 

Como aplicar estratégias de sustentabilidade corporativa nas empresas?

Inicialmente, vale lembrar que a aplicação de estratégias para o alcance da sustentabilidade corporativa não é um processo de curto prazo, já que se trata de um trabalho contínuo que se inicia na própria organização, mas produz impactos externos. 

Portanto, requer um plano sólido e comprometido, que incorpore algumas etapas, como as descritas a seguir.

Desenvolva um diagnóstico

É necessário saber em que estágio da sustentabilidade corporativa o negócio está.

Para isso, algumas perguntas são necessárias: Quais as medidas já são tomadas pela organização? Ela tem um plano de ação?

A partir disso, saiba as ações para cada um dos pilares do ESG existentes na cultura da marca ou que precisem ser implementadas para que a empresa se torne sustentável. 

É neste contexto que os valores, missão e visão do negócio são transmitidos para os colaboradores.  

Da mesma forma, ouça os stakeholders também e avalie como a empresa é observada do ponto de vista deles, seus pontos fortes e fracos para ser sustentável. 

Ou seja, o público precisa ser ouvido nesse diagnóstico e em todo o processo produtivo de relacionamento.

Crie uma priorização temática

Aqui, outro questionamento se faz importante: o olhar do negócio será focado primeiramente na parte ambiental ou é melhor iniciar a estratégia organizacional pela parte social de contratação ou manutenção dos colaboradores com diversidade e embasado no respeito? 

Com isso, a gestão deve priorizar temas que façam sentido para o negócio e para o interesse de seus stakeholders. 

Ou seja, veja se a organização em si se encaixa nessa equação que é vantajosa para a empresa e para os parceiros.

Faça o planejamento estratégico

Nessa fase de planejamento estratégico, defina os pilares estratégicos da sustentabilidade em que a organização vai atuar, novamente dividindo entre a setorização do ESG.

Após isso, implemente os planos de ação na cultura organizacional. 

Essa etapa é a parte operacional da empresa para atingir os objetivos envolvendo os stakeholders e determinando grupos de trabalho com pessoas de diferentes funções, que sejam multidisciplinares com responsabilidades compartilhadas.

Comunique

Por fim, a organização precisa comunicar, divulgar o que foi feito para mensurar os reflexos da prática, engajar, sensibilizar e atingir o seu objetivo intangível referente a sua imagem, espalhando o seu comportamento e melhorando a sua reputação.

Desafios da sustentabilidade corporativa no mundo atual

Continuar crescendo economicamente na atualidade sem prejudicar os aspectos ambientais, sociais e de governança, é, sem dúvida, o maior desafio da sustentabilidade corporativa.

O crescimento infinito não é possível, já que a nossa biosfera é finita. Esse ciclo de destruição precisa ser interrompido e é necessário aplicar um gerenciamento empresarial para criar e disseminar a responsabilidade social e ambiental a nível global.

Quer aprender mais sobre o desenvolvimento sustentável aplicado à sustentabilidade corporativa? Acesse o curso gratuito e online Sustentabilidade Corporativa | ESG.

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.

Sobre o autor

CEFIS

A CEFIS é um serviço de atualização contábil.
De forma inovadora, a CEFIS tem levado conhecimento através da web para milhares de contabilistas. Toda semana elaboramos um novo curso atual e objetivo nas Áreas Contábil, Fiscal e Trabalhista. Os cursos são realizados pelos melhores profissionais do país e após a gravação ficam armazenados para você assistir quando e onde quiser. Saiba mais aqui: www.cefis.com.br

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.