Gestão

Lifelong learning: os 7 Pilares Fundamentais

Artigo Cefis Lifelong learning
Escrito por CEFIS

Lifelong learning: Em tradução livre, o termo significa aprendizado ao longo da vida.

O  lifelong learning se refere à uma vida orientada ao aprendizado.

No cenário mundial atual de rápida transformação tecnológica; mais vale a capacidade de aprender, do que o conhecimento já adquirido.

Números que reforçam a importância de uma vida orientada ao aprendizado:

    • 94% dos líderes de negócios esperam que os colaboradores desenvolvam novas habilidades no trabalho até 2025.
    • 87% dos profissionais acreditam ser essencial receber treinamentos e desenvolver novas habilidades ao longo da carreira para acompanhar as mudanças no trabalho.
    • 50% de todos os funcionários precisarão de requalificação profissional até 2025.
    • 40% dos trabalhadores precisarão de requalificação profissional em no máximo 6 meses.
    • O conhecimento humano dobra a cada 13 meses, em média. Já o volume de informações, a cada 11 horas, aproximadamente. 

Não há dúvidas de que, para aqueles que desejam alcançar oportunidades pessoais e profissionais, o lifelong learning é o caminho.

Neste artigo você encontrará dicas práticas para trilhá-lo.

7 Pilares para praticar o lifelong learning

Lifelong learner é a pessoa que coloca o lifelong learning em prática.

Em outras palavras: é aquela que busca aprendizado em todas as suas experiências.

Já citamos alguns exemplos de personalidades influentes que são declaradamente lifelong learners, mas qualquer pessoa que deseja aproveitar as oportunidades que o aprendizado traz, pode (e deve) se valer dessa prática.

Aqui estão algumas dicas para você começar agora mesmo:

Oito dicas práticas para aplicar o lifelong learning no dia-a-dia

Dicas práticas para aplicar o lifelong learning no dia-a-dia

1- Reconheça prioridades

De acordo com o Fórum Econômico Mundial, o pensamento crítico e a solução de problemas encabeçam a lista de habilidades que os empregadores acreditam que irão se destacar nos próximos 5 anos.

Práticas de autogestão, como aprendizagem ativa, resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade também estão ganhando notoriedade.

Em contrapartida, pessoas assíduas ao consumo de entretenimento dificilmente desenvolvem motivação para aprimorar seu desenvolvimento profissional.

Uma questão alarmante, pois:

A boa notícia é que você pode utilizar essas ferramentas como aliadas, desde que:

  • Repense os seus interesses
  • Reconheça quais são reais necessidades e prioridades, para substituir recompensas imediatas por benefícios duradouros trazidos pelo lifelong learning

Liste coisas que você gostaria de aprender e identifique a necessidade de aplicar este conhecimento na sua vida. 

Portanto, ao reconhecer prioridades, faça um diagnóstico sobre seu grau de conhecimento sobre o que você deseja aprender e identifique o que deve ser feito para alcançar o objetivo desejado.  

O aprendizado tende a ser mais efetivo se estiver alinhado a uma necessidade ou desejo, pois aumenta as chances de aplicação daquilo que é aprendido.

2- Envolva-se com o planejamento 

Uma vez que o processo de aprendizado é único, não existe uma fórmula mágica para ser um lifelong learner. 

Portanto, além de descobrir o porquê, determine o quê, quando e como pretende aprender algo novo.

Comece com mini metas realistas, isso permitirá o auto direcionamento do aprendizado. 

Se você não tem o hábito de leitura, não coloque no seu planejamento que vai ler um livro por semana, desafie-se a ler pelo menos 15 minutos por dia. 

Se você é uma pessoa que sente maior facilidade em aprender assistindo vídeos, não comece se desafiando a ouvir podcasts exaustivamente. Comece as atividades devagar, até que elas se tornem um hábito. 

É preciso disciplina para se manter constante – há, inclusive uma teoria de que é necessário 21 dias para que algo se torne um hábito – mas uma vez que os hábitos são criados, eles para sempre estarão gravados no seu cérebro, de tal forma que a orientação ao aprendizado estará sempre presente na sua vida, portanto caracterizando-se em lifelong learning.

Faça um cronograma, orientando suas tarefas cotidianas ao aprendizado. 

Se não for possível reservar um horário exclusivo aos estudos, otimize o seu tempo em atividades pré-estabelecidas, conforme descrito na dica número 6.

Desenvolva um programa de estudo voltado para você, incluindo suas próprias formas de avaliação de desempenho.

Inclua também a reavaliação contínua para identificar se o seu aprendizado está de acordo com os resultados esperados (eles podem mudar a qualquer momento).

Não se trata de um planejamento como uma lista de desejos, mas sim do seu envolvimento com todas as etapas do seu autoaperfeiçoamento

3- Não tenha medo de experiências 

Você pode investir em livros, cursos de qualificação, bem como se atentar às tendências do mercado e buscar constantemente por pontos de melhoria. 

Mas não se prenda ao erro até encontrar a melhor forma de aprendizado. 

Isso significa dizer que você não precisa continuar a leitura de um livro que começou, tampouco deve começá-lo da primeira página.

Você pode trocar o livro ou substituir qualquer outro método de estudo quando quiser e da forma que preferir. 

Não é você que precisa se moldar aos materiais, estes recursos devem ser ajustados à sua necessidade, para que o aprendizado se torne prazeroso e, consequentemente, contínuo. 

Do mesmo modo, evite tratar os erros com punição, reconheça-os como aprendizados importantes para seu desenvolvimento.  

4- Procure resolver problemas

Busque orientar seu aprendizado às questões relacionadas ao seu dia-a-dia, pois ele tende a ser mais eficiente se voltado à aplicação prática.

Um estudo desenvolvido na Carolina do Norte (EUA) demonstrou que a maioria do aprendizado adquirido vem dos desafios práticos.

Trata-se da metodologia de aprendizagem 70:20:10 que se alinha ao desenvolvimento contínuo, pois reconhece que:

  • 70% do aprendizado é obtido através de vivências cotidianas
  • 20% vem da interação e troca de experiências entre os colegas
  • 10% é resultado do estudo formal, em ambientes de aprendizagem controlados (ensino tradicional, livros, congressos e etc).

Dessa forma, a aprendizagem on-the-job, como também é conhecida, é obtida por meio das vivências, que são responsáveis por estimular o desenvolvimento de habilidades comportamentais, como, por exemplo, comunicação interpessoal, inteligência emocional, trabalho em equipe, dentre muitas outras.

5- Otimize seu tempo 

O que você faz durante o trajeto de casa para o trabalho? Enquanto está cozinhando? E quando pratica alguma atividade física?

A quantidade de conteúdo disponibilizado online permite com que você possa aproveitar esse tempo para ouvir um podcast, assistir uma aula ou até mesmo ler um livro. 

A audição é o nosso único sentido involuntário. Exceto em casos de pessoas com deficiência, não é preciso uma ação específica para ouvirmos alguma coisa. Portanto, podemos orientá-lo ao lifelong learning.

Enquanto você se desloca de um lugar para outro ou exerce uma tarefa manual, é possível otimizar o tempo, ouvindo algo que te permite aprender ou mesmo fornecer insights importantes para seu desenvolvimento profissional ou pessoal.

Insira essa prática durante suas atividades cotidianas.

Ouvir um audiobook todos os dias, durante uma simples caminhada de 15 minutos, permite contabilizar um significativo total de conteúdo consumido em um mês, sem abrir mão de outra atividade. 

É claro que a quantidade de livros que você lê, e de vídeos que você assiste, pode não ser um parâmetro excelente para indicar o quanto você aprende, mas é fato que essas atividades agregaram muito mais valor à sua vida, do que não fazê-las, ou esperar um melhor momento para se dedicar a isso (e você sabe que se fizer isso, irá continuar adiando). 

6- Compartilhe o que aprender

Procure se relacionar com pessoas que tenham um propósito parecido com o seu. Isso se alinha diretamente à importância de configurar as redes sociais ao seu favor. 

Converse com pessoas de outras áreas, compartilhe o que você aprendeu, não tenha vergonha de expor suas experiências, de ouvir e estar atento aos outros também.

Isso é uma forma de consolidar o conteúdo aprendido e as experiências que você vivencia cotidianamente.

Pirâmide do aprendizado

Pirâmide do aprendizado

 

Iniciativas como essas irão te auxiliar a criar um ecossistema orientado ao aprendizado ao seu redor.

Quem compartilha aprende em dobro. Portanto, não se isole. Ocultar conhecimento é o mesmo que desperdiçá-lo. 

 

7- Crie um ambiente orientado ao lifelong learning

O primeiro local de ação é a sua mentalidade. Procure desenvolver estratégias que te proporcionem prazer pelo processo de aprendizado.  

Ser um lifelong learner requer autonomia para aprender. 

Tendo em vista que o lifelong learning é um estilo de vida, é preciso se certificar da elaboração de atividades que permitam manter essa prática constante. 

Por isso é importante criar também uma rotina orientada ao lifelong learning e um ambiente propício ao aprendizado, para que este se mantenha contínuo. 

Selecione os materiais adequados aos seus interesses, atente-se às instalações físicas e virtuais do espaço direcionado à sua aprendizagem. 

Busque agir logo no início. Ao realizar o planejamento e a mobilização de todos os recursos necessários, certifique-se de deixá-los sempre ao seu alcance para evitar distrações ao longo do caminho.

Encontre pessoas que te auxiliarão neste processo de forma direta e indireta, escolha professores e/ou mentores que possam te inspirar e/ou orientar sua trajetória, seja ela acadêmica, profissional e pessoal.

Desafios do lifelong learning

É provável que você conheça alguém que já adiou o início de algo importante porque não tem tempo, alega a falta de recursos materiais e/ou financeiros, ou se considera velho(a) demais. Talvez você seja essa pessoa. 

Uma das causas para isso é o fato de que não incorporamos o lifelong learning à nossa vida, porque dividimos a vida entre atividades cotidianas, que, quando são muitas, tendem a ocupar o tempo que poderia ser dedicado aos estudos.

É um erro acreditar que o aprendizado se resume à aquisição de conhecimento.

O contexto atual é de uma vida multiestágios. Portanto, adquirir livros, comprar cursos, participar de eventos, matricular-se em uma faculdade, não trarão grandes resultados se a sua mentalidade não envolver um aprimoramento contínuo de habilidades.

Além disso, engana-se quem acredita que os anos iniciais da vida são mais propícios para o aprendizado. Os adultos são tão capazes de aprender quanto as crianças, por pelo menos 5 razões que listamos a seguir: 

  1. Adultos têm autonomia para aprender, pois são capazes de tomar decisões sobre como, onde e o que querem/precisam aprender.
  2. Adultos têm mais experiências e isso os auxilia a encurtar caminhos durante o aprendizado, e, consequentemente, podem aprender mais rápido.  
  3. Adultos têm interesse em aprender assuntos relacionados à situações reais e assuntos imediatos.  
  4. Adultos buscam a aplicação prática do aprendizado, por isso procuram priorizar o que pode ser aplicável. 
  5. Adultos têm mais motivação. Uma vez que são mais velhos, também são capazes de identificar a necessidade em aprender. 

Consequentemente, são autônomos para decidir o quê, como, porquê e onde aprender, eles nem sempre precisam de estímulos externos para buscar conhecimento. 

Assim sendo, à medida que ficamos mais velhos, melhores são as condições para o aprendizado.

Uma vez que já apresentamos dicas para você incorporar o lifelong learning de forma prática ao seu cotidiano, é importante mencionar que: não custa caro aprender. 

O lifelong learning começou a ter mais notoriedade e condições para se desenvolver amplamente, em grande parte graças à internet, que facilita o acesso à informação. 

Neste contexto, a tecnologia é uma grande aliada

O Youtube, por exemplo, é uma das ferramentas que mais contribuíram para a formação da maioria dos brasileiros da Geração Z (14 a 22 anos).

Além desta, há inúmeras outras ferramentas e plataformas disponíveis no mundo online que possibilitam a democratização do acesso ao conhecimento. 

Basta um aparelho celular conectado à internet para ter acesso a uma infinidade de materiais e métodos de estudos – até mesmo fontes de inspiração, como já mencionado. 

Da mesma forma, o networking torna-se cada vez mais facilitado, tendo em vista que uma gama infinita de eventos online, bem como ferramentas como linkedin, google meet e skype que permitem conhecer pessoas novas e potencializam a conexão e troca de experiências.

Benefícios do lifelong learning 

Mais oportunidades de carreira

Conforme já apresentado, o lifelong learning é uma abordagem que potencializa o diferencial competitivo. Nesse sentido, consiste em uma prática indispensável para aqueles que desejam ascender a um cargo ou nível profissional.

Essa prática não se refere apenas à possibilidade de aprimorar as habilidades que você já possui, mas também de oferecer oportunidade de desenvolver uma nova habilidade ou iniciar uma profissão, melhorando as chances de crescimento na carreira e melhor remuneração, pois está relacionada à:

  • Formação de cidadãos melhores, com atitudes mais positivas, dinâmicas e resilientes
  • Facilidade de adaptação às mudanças e identificação de oportunidades.
  • Possibilidade de distinguir sintomas e causas. Quem não possui uma mentalidade voltada ao lifelong learning tende a viver apagando incêndios, ao contrário dos lifelong learners que são mais resolutivos e eficientes, pois desenvolvem capacidade de identificar a raiz dos problemas.

Aumento na capacidade de comunicação

O processo de aprendizagem estimula as habilidades de leitura, audição e escrita, que são os pilares do lifelong learning. Essas práticas são essenciais para a capacidade de se comunicar de diferentes formas. 

O aprimoramento dessas atividades potencializa a capacidade de escrever uma carta comercial, compilar um marketing, relatar experiências, se posicionar durante uma reunião, fazer uma apresentação de departamento ou até mesmo falar pessoalmente com o presidente da empresa.

Construção e manutenção de relacionamentos valiosos

O lifelong learning possibilita conhecer e manter contato com pessoas que compartilham de interesses similares aos nossos. 

Além de extrair informações que ampliam conhecimentos, essa rede de relacionamentos possibilita compartilhar o que se aprende com o passar do tempo. 

Com isso, o processo de aprendizagem não só se solidifica, como também se dissemina em uma livre troca de ideias e pontos de vista

Consequentemente, o lifelong learning contribui para o reconhecimento e também estabelecimento e manutenção de redes de network e de suporte social, que permitem desfrutar de uma vida social ativa.

Sensação de autorrealização

O auto aperfeiçoamento contínuo nos ajuda a encontrar sentido em nossas vidas, uma vez que nos permite se envolver e contribuir ativamente para a sociedade.

À medida que praticamos o lifelong learning, exploramos novas possibilidades que nos ajudam a desenvolver habilidades naturais inatas, muitas vezes imperceptíveis, que passam a se destacar em nosso cotidiano enquanto evoluem. 

Também resulta em autoconhecimento acerca das próprias necessidades, motivações e interesses, que potencializam o desenvolvimento pessoal.

Além disso, permite maior clareza sobre a própria personalidade, em virtude da maior compreensão sobre sucessos e falhas, que viabilizam a autocompreensão, resiliência e novas estratégias adaptativas.

Adaptação às mudanças

Mais do que isso: uma vida voltada ao aprendizado também possibilita antecipar-se às mudanças. 

Como já vimos, a sociedade está em um constante fluxo de transformações e o lifelong learning não somente nos coloca a par das alterações sociais, econômicas e tecnológicas, como também dá embasamento para nos moldarmos às novas realidades, prever tendências e até mesmo inovar constantemente.

Seja na maneira como trabalhamos, nas habilidades que desenvolvemos e na forma como nos relacionamos uns com os outros. 

Desenvolvimento de uma mentalidade curiosa e ativa

Isso é lifelong learning: quanto mais você treina o seu cérebro para criar novas conexões, durante o desenvolvimento de habilidades, mais você o estimula a buscar fontes de aprendizagem.

Criar uma mentalidade voltada ao aprendizado leva tempo e requer disciplina. No entanto, uma vez que essa prática torna-se um hábito, dificilmente você irá parar de aprender.

Trata-se de um ciclo virtuoso, no qual a motivação e desejo de aprender nos mantêm inquietos, em constante desafio e em busca de novos conhecimentos. 

Benefícios do lifelong learning

Seis benefícios do lifelong learning

 

Conclusão

Se você deseja desenvolver novas habilidades, progredir profissionalmente, construir uma carreira sólida e obter grandes realizações profissionais e pessoais, não há dúvidas de que o lifelong learning é o caminho.

Por isso, a integração do aprendizado ao cotidiano é uma necessidade que requer autonomia, e quanto mais rápido fizer isso, mais benefícios você terá.

Todas as dicas e benefícios mencionados neste artigo, alinham-se à fórmula: CEP+R, método proposto pelo pesquisador Conrado Schlochaufer, que consiste no acrônimo dos seguintes recursos que são a base do lifelong learning: Conteúdo; Experiências; Pessoas e Redes.

Nunca tivemos tantas oportunidades de conectar pessoas, conteúdos e experiências. Portanto, não há momento mais propício do que agora.

Sabia que a CEFIS pode te ajudar?

A CEFIS é uma empresa de tecnologia atuante no âmbito da educação, que tem o objetivo de democratizar o acesso à educação. 

Por menos de 22 reais por mês você tem acesso a mais de 5 mil aulas distribuídas em mais de 200 cursos da área de gestão, contábil, fiscal e trabalhista. 

Todos com certificados reconhecidos pelo MEC e o melhor: você pode experimentar por 7 dias gratuitamente.  Basta clicar aqui e selecionar o botão “EXPERIMENTE GRÁTIS”.

Essas dicas foram úteis para você? Compartilhe-as nas suas redes sociais e ajude outras pessoas!

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.

Sobre o autor

CEFIS

A CEFIS é um serviço de atualização contábil.
De forma inovadora, a CEFIS tem levado conhecimento através da web para milhares de contabilistas. Toda semana elaboramos um novo curso atual e objetivo nas Áreas Contábil, Fiscal e Trabalhista. Os cursos são realizados pelos melhores profissionais do país e após a gravação ficam armazenados para você assistir quando e onde quiser. Saiba mais aqui: www.cefis.com.br

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.