Contábil

Contabilidade financeira: tudo que você precisa saber

contabilidade financeira
Escrito por CEFIS

Contabilidade financeira e contabilidade gerencial não são a mesma coisa. 

Enquanto a primeira é obrigatória e usa de demonstrações contábeis para relatar informações econômicas a terceiros, a segunda é facultativa e informa dados não monetários ao público interno.

No entanto, apesar de diferentes, a contabilidade financeira e a gerencial auxiliam na tomada de decisões e possuem uma importância sem igual para a saúde de uma organização.

Especialmente porque a contabilidade financeira é obrigatória e, se negligenciada, pode trazer sérios prejuízos para a empresa, já que revela informações importantes através das demonstrações contábeis.

Continue a leitura deste artigo e entenda a diferença entre a contabilidade financeira e a contabilidade gerencial, bem como o objetivo das demonstrações financeiras e o que é preciso apresentar nos relatórios contábeis. 

Contabilidade financeira: o que é

Contabilidade financeira é uma área da contabilidade que objetiva reúne e analisa todas as informações contábeis e financeiras de uma empresa dentro de um determinado período, de forma padronizada e de acordo com a legislação.

Como fontes de tais informações, podemos citar: custos, despesas, patrimônio, faturamentos, investimentos, entre outros. 

Nesse sentido, a contabilidade financeira é um instrumento administrativo e também estratégico, pois além de coletar dados e fornecer informações contábeis e financeiras, também:

  • Monitora as variações patrimoniais de uma empresa;
  • Apresenta dados para os agentes públicos e privados interessados pela empresa, mas que atuam externamente (como clientes, acionistas e instituições financeiras, por exemplo);
  • Compara o posicionamento financeiro, rentabilidade e o desempenho de uma organização de forma objetiva. 

Desse modo, os dados contábeis possuem enorme potencial estratégico, pois evidenciam a saúde financeira do negócio e contribuem para o planejamento e a tomada de decisões dos gestores.

Portanto, saiba a seguir como fazer os relatórios financeiros para promover uma visão acertada da contabilidade financeira da empresa diante das suas principais análises.

O que avaliar na contabilidade financeira?

As demonstrações contábeis – também chamadas de demonstrativos financeiros – são um conjunto de relatórios financeiros essenciais para avaliação da contabilidade financeira de uma empresa. 

Essas demonstrações contábeis são:

  • Balanço Patrimonial;
  • Demonstração de Resultado do Exercício (DRE);
  • Demonstração do Resultado Abrangente (DRA);
  • Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados (DLPA);
  • Demonstração da Mutação do Patrimônio Líquido (DMPL);
  • Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC);
  • Notas explicativas;
  • Demonstração de Valor Adicionado (DVA);
  • CPC e IFRS (destinado a empresas de grande porte ou de capital aberto);
  • CPC PME (ajuste para pequenas e médias empresas).

O Balanço Patrimonial, DRE e Notas Explicativas são obrigatórios para todas as empresas. 

Já o DRA, DLPA, DMPL, DFC são facultativos para negócios de pequeno porte. 

Por sua vez, a DVA é facultativa para pequenas e médias empresas e obrigatória para as de grande porte ou que tenham capital aberto.

Assim, CPC e IFRS são destinados para empresas privadas, uma vez que o setor público tem normas internacionais como o IPSAS, abrangendo União, Estados e Prefeituras.

Lembrando que, para melhorar os controles da empresa e suas demonstrações, é possível atender a um segmento de empresa superior.

A contabilidade financeira destinada a empresas privadas normalmente tem os seus estudos baseados em setores industriais e comerciais. 

Por exemplo, não existe uma norma específica para o terceiro setor, sendo necessário adaptar as nomenclaturas e conceitos das demonstrações contábeis para a sua realidade. 

A importância da contabilidade financeira

Embora sejam diferentes, contabilidade e finanças andam juntas. 

A contabilidade financeira está ligada aos números do patrimônio de uma empresa, sendo analítica e trazendo informações importantes sobre o controle do que já foi feito.

Ou seja, é uma ferramenta de organização contábil fundamental para a área financeira.

Assim, o uso dos relatórios e a tomada de decisões estratégicas a partir dos dados obtidos pela contabilidade financeira, possibilita a melhora de resultados e a sustentabilidade do negócio.

Há de se destacar, ainda, que, por proporcionar maior controle financeiro, a contabilidade financeira também reduz custos e dívidas, contribuindo na busca de diferencial competitivo e, consequentemente, na otimização de recursos e aumento dos lucros. 

Assim, por meio da clareza e objetividade dessas informações, os gestores possuem mais assertividade ao se antecipar a cenários futuros, planejar e tomar decisões.

Apesar de ser uma importante ferramenta para os gestores, essa ferramenta é diferente da contabilidade gerencial, conforme descreveremos a seguir.

Contabilidade financeira x contabilidade gerencial

A principal diferença é o foco de cada análise, além do período a que ambas se referem.

A contabilidade financeira visa fornecer informações para o ambiente externo, com o conhecimento do negócio agrupado em valores para demonstrar a transparência dos dados e o controle com base na legislação brasileira.

Já a contabilidade gerencial é voltada para o controle dos recursos da empresa, ajudando no planejamento e em decisões administrativas por meio da interpretação dos dados (o que também inclui os não monetários).

No final, ambas as modalidades são complementares, mas em resumo:

A contabilidade financeira é obrigatória e focada na compilação dos dados para os stakeholders externos. 

Já a contabilidade gerencial visa o fornecimento de informações para a tomada de decisões internas da empresa e também conta com dados não monetários.

3 passos para entender um relatório contábil

O relatório contábil é um documento puramente técnico, que, além de ser entregue periodicamente, reúne informações muito importantes sobre a saúde financeira da empresa. 

Tal importância requer uma análise detalhada e cuidadosa, visto que os dados são muito relevantes para o direcionamento de ações por parte da gestão.

Veja como compreender esse mecanismo de controle, para fazer uma análise econômico-financeira de qualidade.

1 – Entender a normatização contábil

A normatização contábil se refere à padronização das principais fontes das informações financeiras.

Ela é de suma importância, para a unificação de métodos, descrições e regras, uma vez que diferentes sistemas contábeis no mundo podem dificultar a interpretação e análise de relatórios devido à variedade de idiomas, moedas e terminologias distintas.

Nesse sentido, a atenção à normatização contábil contribui para a confiabilidade dos agentes externos em relação à tomada de decisões de investimento, por exemplo, através das demonstrações contábeis.

2 – Aplicar os principais critérios de análise fundamentalista

Os relatórios são analisados com base nos principais critérios da análise fundamentalista, de modo a compreender a saúde financeira da empresa.

Desenvolva e aplique a análise vertical, análise horizontal e de indicadores econômico-financeiros pelos principais indicadores de balanço e resultados da organização.

3 – Interpretação e análise dos relatórios financeiros

Aprenda como aplicar critérios de análise das demonstrações contábeis e tenha um amplo conhecimento dos indicadores econômico-financeiros, fundamental para entender o relatório de forma eficiente e com resultados relevantes.

Para aumentar o seu conhecimento, acesse o curso gratuito e online de Contabilidade Financeira da CEFIS.

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.

Sobre o autor

CEFIS

A CEFIS é um serviço de atualização contábil.
De forma inovadora, a CEFIS tem levado conhecimento através da web para milhares de contabilistas. Toda semana elaboramos um novo curso atual e objetivo nas Áreas Contábil, Fiscal e Trabalhista. Os cursos são realizados pelos melhores profissionais do país e após a gravação ficam armazenados para você assistir quando e onde quiser. Saiba mais aqui: www.cefis.com.br

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.