Contábil

Contabilidade Gerencial: O que é e qual a diferença para Financeira?

Contabilidade Gerencial
Escrito por CEFIS

A Contabilidade Gerencial é essencial para os gestores e o processo decisório. Descubra os benefícios dessa contabilidade no mercado e saiba qual é a diferença dela para a Contabilidade Financeira.

Tópicos que serão abordados neste post:

  • Mercado de Trabalho e a Contabilidade
  • Impactos da revolução tecnológica na Área Contábil
  • Contabilidade Gerencial
  • Contabilidade Financeira x Gerencial

Mercado de Trabalho e a Contabilidade

O mercado de trabalho está em constante mutação. Estas mudanças são impulsionadas pelo surgimento de novas tecnologias, produtos e serviços, sendo responsáveis não só por alterar o mercado como também os hábitos dos consumidores. Isso também influencia o setor e área contábil.

Impactos da revolução tecnológica na Área Contábil

Hoje em dia, muito se fala em Big Data, Inteligência Artificial e Realidade Virtual, mas você já parou para pensar em qual é o seu papel neste cenário tecnológico?

A Receita já vem utilizando recursos de inteligência artificial há um tempo, tanto para cruzar dados quanto para analisar notas fiscais eletrônicas. No futuro, caberá ao profissional contábil interpretar dados de pessoas físicas e jurídicas nos sistemas de informações, para saber se estão seguindo corretamente o previsto nas leis, instruções normativas, etc.

Através de habilidades analíticas e gerenciais bem desenvolvidas, qualquer pessoa poderá transformar dados em informações relevantes. Na área contábil, apenas uma informação relevante já possibilita que os gestores tomem decisões importantes: sobre o que é melhor ou não para a empresa, sobre como melhorar os processos de um departamento, etc., mas, você sabe como chegar nesta informação “valiosa”? A Contabilidade Gerencial é o caminho para isto!

Contabilidade Gerencial

A internet está repleta de dados, mas nem todos provêm de fontes confiáveis, atuais ou podem ser utilizados para análises.

Existe uma grande sobrecarga informacional nas mídias e tecnologias de comunicação, isto é fato. Sendo assim, para prever futuros cenários e tendências no mercado contábil, gestores e profissionais do estratégico tendem a se orientar por meio da Contabilidade Gerencial.

O professor Thiago Arantes, Contador e Auditor independente, destaca que este tipo de contabilidade é responsável por identificar, mensurar, reportar e analisar informações sobre os eventos econômicos das empresas:

Contabilidade Gerencial x Financeira

Diferenças entre Contabilidade Gerencial e Contabilidade Financeira

Diferenças entre Contabilidade Gerencial e Contabilidade Financeira

A Contabilidade Gerencial é responsável por analisar dados econômicos da empresa, enquanto a Contabilidade Financeira cuida das transações – mais especificadamente, do patrimônio, ou seja, é importante realizar tanto uma quanto outra, o que irá demandar profissionais diversificados – desde um controller, até um contador ou auditor, por exemplo.

Para aplicar a contabilidade financeira ou gerencial com excelência, é preciso estar atento às mudanças no mercado e próximas tendências que podem vir a ocorrer, sendo assim, listei para você alguns dos motivos para estudar as tendências do mercado:

  • O mercado preza e valoriza por profissionais que têm conhecimento em temas diversificados;
  • Existem cerca de 12 milhões de desempregados no Brasil, segundo o IBGE, porém, segundo o Censo EAD BR, o ensino à distância tem crescido no país. As pessoas estão buscando se capacitar, pois sabem que investir em conhecimento gera bons resultados.

Para manter uma jornada de estudos ativa, assista o nosso Curso sobre Contabilidade Gerencial.

Gostou deste artigo? Então comente e compartilhe-o com os amigos nas redes sociais!

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.

Sobre o autor

CEFIS

A CEFIS é um serviço de atualização contábil.
De forma inovadora, a CEFIS tem levado conhecimento através da web para milhares de contabilistas. Toda semana elaboramos um novo curso atual e objetivo nas Áreas Contábil, Fiscal e Trabalhista. Os cursos são realizados pelos melhores profissionais do país e após a gravação ficam armazenados para você assistir quando e onde quiser. Saiba mais aqui: www.cefis.com.br

Deixar comentário

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.