Carreira Contábil

Educação Continuada: o que é e como funcionam os pontos do PEPC?

educação continuada
Escrito por CEFIS

Neste post, você lerá sobre o PEPC, entendendo com funciona o programa e as pontuações atribuídas a ele. Também irá ler sobre como a evolução tecnológica impulsionou a necessidade por educação continuada.

Educação Continuada e as mídias digitais

O período pós-industrial começou na década de 70 e deu início a Era da Informação. Hoje, essa denominação faz ainda mais sentido do que na época, considerando o vasto leque de dados presente nas mídias digitais e até mesmo fora delas, no ambiente offline.

Em tempos de sobrecarga informacional, é importante manter uma jornada de estudos ativa, mas, para os profissionais da área contábil, prosseguir esta trilha de educação continuada não é apenas uma opção e sim uma obrigação imposta por lei (NBC PG 12).

Foi em 2014, após a divulgação da Norma Brasileira de Contabilidade PG 12, que esta obrigatoriedade teve início de fato, sendo oficializada com o surgimento do PEPC – Programa de Educação Profissional Continuada. O programa, criado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) no mesmo ano, tem o intuito de controlar e de certa forma, obrigar os profissionais que atuam no setor contábil a se atualizarem.

Como o PEPC funciona?

Anualmente, alguns profissionais precisam atingir 40 pontos no PEPC para não sofrer penalizações. Mais do que isso, para comprovar que estão capacitados para o mercado. Dentre os itens que contam para o programa, estão os seguintes:

  • Palestras (1 ponto por hora);
  • Graduações e pós-graduações (10 pontos por disciplina concluída);
  • Cursos (1 ponto por hora);
  • Etc. 

Dica: para ver tudo, clique aqui.

O que o CFC conta como educação continuada?

Nem todo evento irá contar para o programa. Algumas organizações deixam claro em seus meios de comunicação se determinado treinamento poderá ou não ser homologado no PEPC.

Para saber qual evento ou curso conta para o CFC, é preciso estar atento às regras impostas pelo Conselho. Geralmente, os que contam para pontuação do programa de educação continuada tem um código especial, que deve ser solicitado e entregue pela empresa ou instituição que oferece determinado produto ou serviço voltado aos profissionais da área contábil. 

Também vale salientar que certos empreendimentos colocam o símbolo do PEPC para comprovar que seus conteúdos valem para o programa de educação continuada. Mesmo assim, é essencial falar com os responsáveis para esclarecer tais dúvidas. 

Dicas

Independentemente de contar ou não para o programa, se capacitar para o mercado é necessário. Trata-se de investir no conhecimento.

Se você quer aprimorar seu aprendizado na área empresarial, contábil, fiscal ou trabalhista, é válido pesquisar empresas que transmitem segurança e oferecem conteúdos atuais. A CEFIS, por exemplo, é uma delas. No momento, temos um acervo com mais de cem cursos e diversos estudantes satisfeitos (já foram mais de 70 mil!).

Confira um depoimento de quem utiliza a CEFIS no dia-a-dia empresarial:

No final, o importante para o profissional contábil será manter uma jornada de estudos ativa. Sendo assim, separei para você algumas dicas sobre como organizar o tempo e equilibrar a obrigatoriedade imposta pela NBC PG 12 com sua vida pessoal. Clique aqui para acessar. 

Gostou desse artigo? Então aproveite e compartilhe com os amigos nas redes sociais!

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.

Sobre o autor

CEFIS

A CEFIS é um serviço de atualização contábil.
De forma inovadora, a CEFIS tem levado conhecimento através da web para milhares de contabilistas. Toda semana elaboramos um novo curso atual e objetivo nas Áreas Contábil, Fiscal e Trabalhista. Os cursos são realizados pelos melhores profissionais do país e após a gravação ficam armazenados para você assistir quando e onde quiser. Saiba mais aqui: www.cefis.com.br

Deixar comentário

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.