Contábil

Exame de Suficiência CFC: O que é e Como Ser Aprovado?

exame de suficiência
Escrito por CEFIS

Anualmente, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realiza provas para comprovar que os formados em Ciências Contábeis e Contabilidade estão preparados para o mercado e tem conhecimento em temas como ética, matemática financeira, controladoria, estoques, dentre outros necessários para sua futura área de atuação. O Exame do CFC também é conhecido como Exame de Suficiência e tem duas edições por ano.

O índice de reprovações dele é maior do que 50%, sabia? Tendo isto em vista, você irá descobrir nesse artigo do que se trata o exame, que tópicos caem recorrentemente nele e como conseguir a tão sonhada aprovação. Continue com a leitura para saber mais!

Exame de Suficiência: o que é e quando surgiu?

A Contabilidade já existe faz tempo – desde bem antes da Revolução Industrial. No Brasil, o curso de ciências contábeis foi instituído pelo Decreto-Lei Nº 7.988/1945, enquanto o Exame de Suficiência foi criado em 1999, pela Resolução CFC n° 853/99.

Confira essas e outras datas importantes para quem estuda ou atua na área contábil:

  • 1939: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) é a primeira escola a ter um curso de contabilidade no Brasil, com direito a professores de renome, como Francisco D’Auria, Coriolano Martins e Frederico Herrmann Júnior.
  • 1945: criação do curso de contabilidade, por meio do Decreto-Lei Nº 7.988/1945;
  • 1946: Criação do Conselho Federal de Contabilidade, definição das atribuições do Contador e mais, por meio do Decreto-Lei Nº 9.925/1946.
  • 2010: lei torna o Exame de Suficiência Contábil obrigatório. O primeiro Exame aconteceria em 2011.
  • 2015: quando o CFC regulamentou a aplicação da prova de suficiência, por meio da Resolução n.º 1.486/15.

O Exame do CFC surgiu com o intuito de ter certeza que os profissionais contábeis estavam aptos para atuarem no mercado, seja em grandes empresas, na parte financeira, ou como Contador voltado para pessoas físicas, por exemplo.

O objetivo era e ainda é o de garantir que profissionais bons estão no mercado. Eles devem ser éticos e realizar suas funções corretamente, para que o Governo possa ter informações de qualidade sobre a população e atenda os interesses da sociedade em geral.

Mas, para passar no Exame não é fácil… Então, antes de darmos algumas dicas para conseguir a aprovação, iremos destacar os temas que mais caem nele.

Quais temas são recorrentes no Exame de Suficiência do CFC?

Dentre os temas que sempre estão presentes, estão: Contabilidade Gerencial, Ética Contábil, Contabilidade de Custos, Matemática Financeira e Língua Portuguesa Aplicada. Mas não apenas esses tópicos caem na prova, que é composta por 50 questões objetivas, de múltipla escolha (A, B, C e D), com alternativa única. Confira os temas que caíram em 2019, por exemplo, além destes:

  • Contabilidade Geral;
  • Contabilidade Aplicada ao Setor Público;
  • Controladoria;
  • Noções de Direito e Legislação Aplicada;
  • Teoria da Contabilidade;
  • Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade;
  • Auditoria Contábil;
  • Perícia Contábil.

A CEFIS tem Cursos focados em todos estes temas e você pode assisti-los aqui. Abaixo, é possível visualizar um trecho do Curso da CEFIS sobre Auditoria Contábil, um dos temas que caem no Exame. Veja:

Como ser aprovado no Exame?

Para conseguir a aprovação, é necessário reservar um tempo para os estudos. A disciplina nos estudos fará com que você esteja mais próximo de passar na prova. Confira nossas dicas para focar nos estudos corretamente:

  • Determine um tempo máximo e mínimo para estudar diariamente.
  • Durante os estudos, não utilize o celular ou internet para conversas em redes sociais.
  • Priorize os temas que você tem mais dificuldade ou não conhece tanto.
  • Estude a banca que irá realizar a prova, vendo exemplos de outras provas elaboradas por ela.
  • Responda exercícios das provas anteriores de suficiência.
  • Não esqueça de conferir os temas que as pessoas mais erram no Exame. São alguns deles: Princípios Contábeis, Contabilidade de Custos, Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Matemática Financeira e Estatística.

No vídeo abaixo, veja uma explicação sobre os princípios da contabilidade, um tema que muitos erram no Exame de Suficiência:

(Trecho do Curso “Formação de Analista Contábil”)

#Dica

Se você busca ser aprovado no Exame de Suficiência, nós podemos ajudar!

A CEFIS tem um Plano de Estudos focado no Exame do CFC, com cursos sobre todos os temas que caem na prova. Clique aqui para conferir:

plano-de-estudos-exame-de-suficiencia-cfc

Caso você ainda não saiba, nós somos uma empresa de tecnologia atuante no âmbito da educação. Nós temos um serviço de assinatura que te concede acesso ilimitado a cursos da área empresarial, incluindo este! Você ainda pode experimentar nossa assinatura premium por 7 dias gratuitamente, basta clicar aqui e selecionar o botão “EXPERIMENTE GRÁTIS”.

Gostou deste artigo? não deixe de comentar ou compartilhar com os amigos nas redes sociais!

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.

Sobre o autor

CEFIS

A CEFIS é um serviço de atualização contábil.
De forma inovadora, a CEFIS tem levado conhecimento através da web para milhares de contabilistas. Toda semana elaboramos um novo curso atual e objetivo nas Áreas Contábil, Fiscal e Trabalhista. Os cursos são realizados pelos melhores profissionais do país e após a gravação ficam armazenados para você assistir quando e onde quiser. Saiba mais aqui: www.cefis.com.br

Deixar comentário

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.