Carreira Contábil

Controladoria: o que é e qual sua relação com as finanças?

curso-controladoria
Escrito por CEFIS

Aqui no blog já falamos sobre Administração Financeira, fluxo de caixa, dentre outros temas relacionados a Contabilidade, mas você sabe do que se trata a Controladoria e qual a relação dela com as finanças das empresas? Continue a leitura para descobrir!

Controladoria: o que é?

Quando se fala no tema e profissão do Controller, é importante entender que se trata de um profissional que atua dentro da área contábil e administrativa. Uma pessoa que irá colaborar com a gestão da empresa como um todo.

Entenda:

Muitos gestores têm problemas para tomar decisões e manter seu negócio dentro da lei, seguindo as normas e trâmites legais que o Governo impõe, mas este profissional poderá auxiliar com isto.

Como? Realizando uma análise detalhada sobre a situação financeira do seu empreendimento, além de pensar em maneiras que podem contribuir para uma melhor utilização dos recursos da empresa.

No entanto, para que isto ocorra, é necessário que o Controller veja os dados financeiros do negócio, analisando desde a modalidade de tributação dele, até o fluxo de caixa e alguns indicadores financeiros como ROI (Retorno sobre o Investimento), margem líquida e bruta.

Mas, não basta apenas analisar dados: é preciso ser estratégico com eles. A controladoria está diretamente relacionada ao planejamento estratégico e gestão de uma empresa, sendo função do Controller saber não só sobre finanças e gestão, como também Recursos Humanos e alguns indicadores de administração (de rentabilidade, liquidez, etc).

Controller: o que é e qual seu papel dentro da Controladoria?

Nem toda empresa tem um Controlador (ou Controller), haja vista que a controladoria é realizada, muitas das vezes, durante consultorias ou assessorias contratadas pelos diretores ou CEOs. Mas isto não quer dizer que este profissional é necessário apenas ocasionalmente.

Ele pode atuar juntamente com a gerência e diretoria para avaliar riscos e tomar decisões certeiras. Para isto, é necessário um prévio conhecimento em supply, administração e contabilidade. 

Quanto às atividades que desempenha, estas são as principais desejadas pelas empresas:

  • Desenvolver planejamentos econômicos e financeiros;
  • Auxiliar a gestão no planejamento estratégico;
  • Analisar dados e os indicadores de performance da empresa;
  • Planejar e gerenciar orçamentos;
  • Controlar informações operacionais;
  •  Supervisionar a contabilidade da empresa.

Como é possível notar, este profissional é essencial para gestão e qualidade de um negócio.

Mas, para se tornar um especialista em controladoria, pode ser necessário ter alguma certificação na área, além de conhecimento em Administração ou Ciências Contábeis. Pode ser um MBA, pós-graduação ou experiência prévia com análise de dados e finanças. A FGV, por exemplo, tem um MBA voltado para Controladoria e Auditoria. 

Qual a diferença para Auditoria?

A Controladoria pode ser contábil ou administrativa. No entanto, muitas das vezes, o profissional responsável por essa parte irá atuar com ambas, mesclando sua habilidade em análise de dados para tomada de decisão e controle do financeiro, a fim de melhorar as finanças e seguir os objetivos ou planejamentos orçamentários previamente estabelecidos. Vale salientar, porém, que ela é diferente da auditoria.

Enquanto uma é voltada para criação e controle de planejamentos (orçamentários, estratégicos, etc), a outra se relaciona com a verificação de dados e dos procedimentos realizados pela empresa. Exemplo: um auditor interno pode ser responsável pela verificação da eficiência de certos processos internos, enquanto o externo analisaria se a empresa está seguindo os padrões e normas exigidos por lei para o seu funcionamento.

#Dica

Se você se interessou sobre o tema e quer aprender mais, temos uma dica para você: confira nosso Curso sobre Controladoria! Abaixo, é possível visualizar um trecho dele:

Gostou deste artigo? Então comente ou compartilhe nas redes sociais com os amigos!

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.

Sobre o autor

CEFIS

A CEFIS é um serviço de atualização contábil.
De forma inovadora, a CEFIS tem levado conhecimento através da web para milhares de contabilistas. Toda semana elaboramos um novo curso atual e objetivo nas Áreas Contábil, Fiscal e Trabalhista. Os cursos são realizados pelos melhores profissionais do país e após a gravação ficam armazenados para você assistir quando e onde quiser. Saiba mais aqui: www.cefis.com.br

Deixar comentário

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.