Gestão e Marketing

7 estratégias essenciais para gestão de escritório contábil

7-estrategias-essenciais-para-gestao-de-escritorio-contabil.jpeg
Escrito por CEFIS

Nunca se falou tanto sobre empreendedorismo contábil e sobre o protagonismo de um escritório contábil para a sobrevivência das pequenas e médias empresas. De fato, o contador é o profissional de gestão mais próximo do empresário, quando não é o único.

Com toda essa importância, cresceu o número de escritórios contábeis e consigo trouxe uma maior competitividade no setor. Para manter a sua, é importante fazer uma boa gestão, acompanhe o texto e conheça algumas dessas estratégias.

1. Definir corretamente os honorários contábeis

A precificação é o desafio de qualquer empresário, e para o empreendedor contábil não e diferente.

O atual ambiente competitivo tem levado a queda do valor do honorário contábil e fazer a gestão dele é essencial.

Conheça os seus custos e a produtividade da equipe de trabalho para definir os honorários. Entenda também qual é o ramo que te traz mais resultados para focar nestes clientes e ampliar a lucratividade do escritório.

2. Esteja atualizado nas áreas contábil e fiscal

O contador e os profissionais do escritório devem estar atualizados com as últimas mudanças nas regras contábeis e fiscais. O governo, com o advento do SPED, vem evoluindo a quantidade de informações que devem ser enviadas ao fisco.

Além disso cresce o cruzamento fiscal para encontrar erros nas declarações. Tudo de forma eletrônica.

Manter a equipe atualizada se torna peça-chave para entregar um serviço de maior qualidade.

3. Defina processos claros

Junto com a atualização da equipe é necessário definir processos claros.

Quanto mais a sua empresa utilizar processos e tornar o serviço mais uniforme para o cliente, melhor serão as suas chances de ser percebido com maior qualidade.

Após definidos os processos não se esqueça de utilizar ferramentas para o aprimoramento continuo deles como o PDCA.

4. Adote um sistema de gestão para o escritório

A quantidade de informação em um escritório para a tomada de decisão e para a gestão são muitas.

Controlar elas sem um sistema informatizado é quase impossível. Adote um sistema de gestão que ajude o escritório contábil nos seus desafios, como controle de contratos, gestão de protocolos, controle das obrigações entre outros. Existem sistemas específicos que atendem bem o ramo de negócio.

5. Entenda as necessidades dos clientes

Atender bem é uma obrigação e não mais um diferencial como se achava no passado.

A sobrevivência do seu escritório depende disso, e para se dar bem nesta área é preciso conhecer profundamente as necessidades dos clientes.

O que precisam ser realizado, qual seus problemas, como gostam de ser atendidos, enfim conhecendo alguns aspectos e necessidades, fará com que o seu escritório possa atende-las.

6. Analise oportunidades de serviços adicionais

O contador tem sido visto pelo mercado, com um excelente profissional de gestão. Atente-se a oportunidades de atender os seus clientes com outros serviços, como consultorias, outsourcings e treinamentos.

Utilize a sua expertise para gerar mais negócios.

7. Utilize os meios digitais

Facilite a gestão do seu escritório com os meios digitais. Utilize as nuvens para receber os documentos e reduzir os gastos com motoboy, e encaminhe informações por meio eletrônico.

Com as Notas Fiscais eletrônicas, o trânsito de documentos físicos pode ser poupado e assim reduzir custos, melhorar o processo da equipe e ainda preservar o meio ambiente.

E você utiliza outras estratégias para a gestão do escritório contábil? Tem processos claros, atualização constante e conta com um sistema de gestão? Conte-nos nos comentários. 

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.

Sobre o autor

CEFIS

A CEFIS é um serviço de atualização contábil.
De forma inovadora, a CEFIS tem levado conhecimento através da web para milhares de contabilistas. Toda semana elaboramos um novo curso atual e objetivo nas áreas: Contábil, Fiscal e Trabalhista. Os cursos são realizados pelos melhores profissionais do país e apos a gravação ficam armazenados para você assistir quando e onde quiser. Saiba mais em: www.cefis.com.br

Deixar comentário.

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.