Carreira Contábil

Conheça os desafios do empreendedorismo contábil

conheca-os-desafios-do-empreendedorismo-contabil.jpeg
Escrito por CEFIS

O mundo vem evoluindo rapidamente e isso tem modificado de maneira drástica o rumo de algumas profissões. Uma delas é a do profissional contábil, antes conhecido como “guarda livros” ou “tirador de DARF”. Após a adoção das normas internacionais de IFRS, o contador tem sido visto por todos como um profissional altamente estratégico.

Valorizado no mercado pela sua visão, quem tem um perfil empreendedor está ganhando destaque no mercado, seja por meio da abertura de um negócio ou ainda dentro das grandes companhias no que chamamos de intraempreendedorismo.

Saiba mais sobre o empreendedorismo contábil e aventure-se você também nesse mercado:

Principais desafios do empreendedorismo contábil

No passado, a profissão que era “voltada para o empreendedorismo” era a Administração — e, de fato, o currículo do curso preparava o profissional para administrar uma empresa. Mas há muito tempo isso vem mudando.

O empreendedorismo contábil, por exemplo, surgiu não do que ensina a faculdade, mas sim da capacidade analítica e de compreensão sobre os rumos da empresa por meio das informações contábeis e dos indicadores financeiros.

Essa deficiência nos bancos escolares faz com que o profissional contábil que queira empreender e ter destaque precise buscar diversos conhecimentos ao longo de sua carreira. Vamos aos principais;

Mudanças na área

A atualização nas principais áreas de conhecimento do Contador é essencial, afinal, as mudanças acontecem rapidamente nesse campo — como foi o caso da introdução do IFRS. Junto disso, as regras fiscais também tiveram que mudar e o SPED tem ampliado o seu enfoque e a coleta de informações.

Uma demanda crescente do mercado é o planejamento tributário, portanto, estar atualizado nessa área é importante para a atuação.

Consultoria

O empreendedor contábil também não precisa estar diretamente ligado à escrituração contábil e fiscal ou de suas áreas correlatas.

Uma ótima alternativa é se tornar um consultor para empresas. Para isso, o profissional deve ter como capacidade a visão holística para a tomada de decisão.

Gestão de pessoas

O empreendedorismo contábil requer do profissional a necessidade de liderar equipes, e esse pode ser o seu maior desafio! O conhecimento do profissional nesse tema é quase nulo após sair da faculdade, pois o curso ainda não se deu conta dessa necessidade.

E considerando que a maior parte dos profissionais têm um perfil analítico, a gestão de pessoas pode não ser um ponto forte. Portanto, procure atualização na área, pois a gestão de pessoas é um dos segredos para o sucesso do empreendedor contábil!

Habilidades em tecnologia

Todas essas mudanças ocorridas no mundo e que levaram o contador para o empreendedorismo de sucesso ocorreram por causa da tecnologia.

A própria visão de “guarda livros” e “gerador de guias” tem sido extinta por causa dela, afinal, o “livro” agora é eletrônico e os sistemas se encarregam de atualizar as guias de impostos.

Mas, com isso, surge a necessidade de o contador conhecer e dominar essa mesma tecnologia. O SPED, as Notas Fiscais Eletrônicas, a transmissão de obrigações via eletrônica, o Certificado Digital, o cruzamento de informações… Quase tudo hoje é feito por meio eletrônico e online, então ao liderar equipes ou projetos, haverá necessidade desse conhecimento.

Como pudemos observar, o profissional contábil que souber adquirir conhecimento e se atualizar nas diversas áreas que contribuem com o seu perfil empreendedor, terão destaque no mercado — seja atuando dentro de outras empresas ou abrindo um negócio próprio.

E você? Pensa em se arriscar no empreendedorismo contábil? Conte para nós as suas dúvidas e experiências!

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.

Sobre o autor

CEFIS

A CEFIS é um serviço de atualização contábil.
De forma inovadora, a CEFIS tem levado conhecimento através da web para milhares de contabilistas. Toda semana elaboramos um novo curso atual e objetivo nas áreas: Contábil, Fiscal e Trabalhista. Os cursos são realizados pelos melhores profissionais do país e apos a gravação ficam armazenados para você assistir quando e onde quiser. Saiba mais em: www.cefis.com.br

Deixar comentário.

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.