O Método de Escrituração Contábil é o meio pelo qual registramos os fatos na contabilidade.
Embora haja diversas maneiras de Escrituração Contábil, todas elas procedem de dois métodos fundamentais: o método das partidas simples e o método das partidas dobradas.
Método das Partidas Simples
Este método encontra-se em desuso por ser incompleto e deficiente. Nele, registramos apenas as operações realizadas com pessoas, omitindo-se o registro de elementos do patrimônio e do resultado. Todos os itens do patrimônio e do resultado como mercadorias, veículos, imóveis, despesas, receitas, etc., são controlados extracontabilmente. Nele, apenas uma das operações débito (D) ou crédito (C) é contabilizada.
Método das Partidas Dobradas
Em 1494, o frei e matemático italiano Luca Pacioli, em seu livro “Coleção de Conhecimentos de Aritmética, Geometria, Proporção e Proporcionalidade”, criou uma forma de escrituração contábil que definiu o cerne da contabilidade desde então: o método das partidas dobradas.
Ele fez um paralelo com a teoria dos números positivos e negativos e rapidamente sua ideia se espalhou e foi aceita pelos profissionais e estudiosos da área.
Este método diz que em cada lançamento, o valor total lançado nas contas a débito deve ser sempre igual ao total do valor lançado nas contas a crédito.
Exemplo: Se “X” tem um crédito de $200,00 contra “Y”, é certo que “Y” tem um débito de $200,00 para com “X”.
Em consequência do método das partidas dobradas, a soma dos saldos das contas do Ativo deve ser sempre idêntica à soma dos saldos das contas do Passivo e Patrimônio Líquido (no Balanço Patrimonial), de tal forma que, se esses dois saldos não “baterem no centavo”, isso denuncia um erro de lançamento que precisa ser detectado e corrigido.
Outro exemplo: Considere uma compra realizada à prazo, no valor de 2 mil reais, para abastecer o estoque de uma revenda de produtos alimentícios. Pelo método das partidas dobradas, existirá um débito na conta de estoque e um crédito na conta de fornecedores. O lançamento ficará da seguinte forma:
D – Estoque R$2.000
C – Fornecedores R$2.000
Os exemplos de Escrituração Contábil citados acima são comuns no dia a dia das empresas, mas a demanda dos eventos que devem ser registrados contabilmente é muito mais extensa.
Se você quer aprender ou se atualizar sobre este assunto você pode assistir gratuitamente o nosso curso sobre Métodos de Escrituração Contábil:
Dica: Caso você ainda não saiba, nós temos um serviço de assinatura que te concede acesso ilimitado a cursos da área empresarial, incluindo este! Você ainda pode experimentar nossa assinatura por 7 dias gratuitamente, basta clicar aqui e selecionar o botão “EXPERIMENTE GRÁTIS”.
Gostou deste artigo ? Então aproveite para compartilhar essas informações com seus amigos nas suas redes sociais!
Gostou desse artigo?
Receba os próximos por e-mail!