Contábil

5 grandes dicas para o contador se manter atualizado

o contador atualizado
Escrito por CEFIS

Uma frase mais que conhecida no mercado de trabalho é a de que o profissional tem que estar sempre atualizado, buscando novos conhecimentos. Porém, essa afirmação na vida de um contador, não é um clichê, é uma realidade. Com uma média de 25 alterações diárias na legislação contábil, trabalhista e fiscal o Fisco brasileiro exige do profissional do setor estudo e busca por atualizações constantes, garantido que este esteja sempre a par de práticas e regras em vigor

Já os donos do escritórios de contabilidade, acumulam ainda a função de atuarem como um gestores da empresa, administrando desde o fluxo de caixa do escritório até as ambições profissionais da equipe. Como empreendedores que são, eles também precisam estar constantemente atualizados sobre as tendências do mercado, modelos de negócio, metodologias e ferramentas de gestão que podem ser aplicados para ter mais produtividade e garantir um serviço de qualidade, entregue no prazo.

1. Otimize seu tempo com treinamentos práticos EAD

Rotina turbulenta, horas extras no trabalho, trânsito estressante, exigência da família, comodidade e interatividade, são alguns dos motivos que tem levado os profissionais optarem por cursos de capacitação e atualização à distância.

Além do dinamismo, os EADs permitem economias no orçamento que podem ajudar o estudante. Para Tiago Sereza, gerente de integração da Catho Educação, há outros custos que o aluno deixa de ter ao participar de cursos a distância, tais como: despesas com deslocamento, estadia, alimentação, material, entre outros. “Em relação à abrangência, os cursos online têm maior foco vão direto ao ponto, pois a emenda é observada com muito mais critério. Algumas empresas disponibilizam esses cursos gratuitamente, com temas mais práticos que a faculdade não aborda como: Excel para contadores , Assistente Contábil , Marketing para serviços contábeis, entre outros.

Principais diferenças entre o curso a distância e o presencial :
Curso a distância:

  • Mais acessível financeiramente;
  • Possibilidade de fazer seu próprio horário de estudo;
  • Possível assistir uma mesma aula várias vezes;
  • Mais completo, pois no presencial, nem sempre é possível cobrir todo o conteúdo;
  • Mais focado. Vai direto ao ponto, pois a emenda é observada com muito mais critério.

Curso presencial:

  • O contato com colegas e professores torna o curso mais atraente;
  • As dúvidas podem ser tiradas na hora com os professores;
  • As possibilidades de networking são mais eficazes;
  • A interação com as diferentes opiniões de colegas agregam valor ao curso;
  • E uma dica importante: alguns CRCs, mantém convênios com instituições de ensino, concedendo descontos para os profissionais da área contábil, consulte!

2. Gestão de Recursos Humanos

O contador deve estar sempre atualizado sobre as questões trabalhistas para orientar seus clientes quanto à melhor maneira de contratar (ou desligar) colaboradores, as regras estabelecidas pela legislação e o recolhimento dos impostos corretamente. Profissionais sem o devido preparo técnico podem expor os clientes à multas e penalidades legais, por isso, esse é um ponto muito importante da atualização profissional.

Além dos cursos e eventos promovidos pelas entidades de classe com esse tema, existem outras formas de se aprofundar no assunto. O SENAI oferece um curso gratuito que apresenta os dispositivos legais que regulamentam as relações de trabalho, bem como tipos de trabalhadores e formas de contratação. É um conteúdo interessante para quem está começando a entender o assunto.

Já o CIESP, por exemplo, tem curso presencial em algumas de suas unidades, que aborda a legislação trabalhista de forma mais aprofundada para os profissionais contábeis que já têm vivência na área. São aulas sobre as rotinas de admissão, tributação da folha de pagamento, jornada de trabalho, entre outros assuntos.

Seja presencial ou de forma online, procure os cursos oferecidos por instituições renomadas, mesmo que não sejam ligadas diretamente à área contábil. As entidades citadas, por exemplo, são ligadas à Indústria, mas o conteúdo é válido para todos os setores da economia.

 

3. Treinamento de liderança

O escritório de contabilidade é uma empresa e precisa de um líder que dê respaldo para a equipe, ao mesmo tempo que consiga dar autonomia para que ela se desenvolva. O comportamento do líder, principalmente em momentos críticos, faz toda a diferença tanto pelo rendimento do trabalho, quanto pela percepção dos clientes.

A ONU (Organização das Nações Unidas) desenvolveu uma metodologia, que no Brasil é conduzida pelo SEBRAE, chamada Empretec. É um curso destinado aos empreendedores, baseada em aulas e vivências práticas, com o objetivo de melhorar seu desempenho empresarial, garantir mais segurança na tomada de decisão, além de ampliar a visão de oportunidade de negócio.

 

4. Participe de Feiras e Congressos do segmento Contábil

A participação em feiras e congressos de negócios é uma fonte de informações do mercado. Numa feira do setor do setor contábil, o profissional tem acesso a tendências do seu mercado, novas tecnologias, inovações em produtos e processos. Pode ser uma grande fonte de idéias.

Além disso, costuma ser muito bom para networking. Conhecer seus concorrentes e fornecedores potenciais, que podem ser futuros parceiros de negócios. As empresas têm investido em marketing de coalizão, que é a união de empresas de diferentes setores para a gestão de relacionamento com clientes.

Para saber sobre estes eventos, consulte regularmente o site do Conselho Federal de Contabilidade e os sites dos CRCspara saber o cronograma anual dos eventos e feiras do setor contábil.

 

5. Deixe o mecânico para trás. Tecnologia a favor do contabilista.

A parte mecânica do processo tributário brasileiro esta sendo automatizada. Empresas brasileiras investem pesado em tecnologia para transformar seus departamentos fiscais em setores estratégicos, que possam melhorar processos internos, garantir conformidade fiscal além de gerar economia de verbas. Porém, mesmo com um aparato tecnológico dando suporte a esses profissionais, o conhecimento é cada vez mais necessário e mais vasto.

Além de otimizar o tempo e alavancar os resultados do seu escritório você quer não ter que se preocupar em buscar constantemente cursos e treinamentos para manter você e sua equipe sempre atualizados ? A CEFIS te ajuda a dar esse importante salto disponibilizando para o seu escritório, uma plataforma de capacitação e atualização profissional desenvolvida especialmente para os contabilistas. A CEFIS possui uma assinatura gratuita com uma biblioteca de vários cursos ( Clique aqui para ver a lista de cursos ) de Formação Profissional para escritório de contabilidade. Assista Grátis e acelere as habilidades da sua equipe! São Cursos de Formação Fiscal, Contábil, Trabalhista além de 4 novos treinamentos por mês sobre as novidades no cenário contábil, contábil e trabalhista .

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.

Sobre o autor

CEFIS

A CEFIS é um serviço de atualização contábil.
De forma inovadora, a CEFIS tem levado conhecimento através da web para milhares de contabilistas. Toda semana elaboramos um novo curso atual e objetivo nas Áreas Contábil, Fiscal e Trabalhista. Os cursos são realizados pelos melhores profissionais do país e após a gravação ficam armazenados para você assistir quando e onde quiser. Saiba mais aqui: www.cefis.com.br

Deixar comentário

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.