Contábil

Analista Contábil: O que faz um analista contábil?

Analista Contábil
Escrito por CEFIS

O analista contábil é o profissional responsável por orientar e exercer tarefas ligadas a análise, classificação e conciliação contábil com o objetivo de promover a demanda de pagamentos e recebimentos. Além disso, é este o profissional que prepara balanços e balancetes, elabora relatórios de contabilidade e faz a análise vertical e horizontal de despesas e contas patrimoniais relacionadas ao ativo imobilizado da empresa para a qual trabalha.

Qual o salário de um Analista Contábil?

Qual o salário de um Analista Contábil?

A formação básica deste profissional é o curso superior em Ciências contábeis. Este curso tem as seguintes disciplinas na grade curricular:

  • Contabilidade de custos
  • Estatística
  • Direito tributário
  • Matemática financeira
  • Análise de custos
  • Orçamento empresarial
  • Análise de balanços
  • Auditoria contábil
  • Gestão estratégica de custos
  • Contablidade de responsabilidade social
  • Planejamento estratégico
  • Custos logísticos
  • Contabilidade em Moeda Constante
  • Marketing
  • Administração mercadológica
  • Contratos comerciais
  • Mercado de capitais
  • Engenharia econômica, etc.

Além disso, espera-se que o profissional seja objetivo, tenha raciocínio rápido, possua conhecimento avançado em matemática e em Excel.

O analista contábil pode atuar na área de contabilidade de pequenas e grandes empresas. Ele pode também atuar de forma autônoma como consultor empresarial opinando sobre o custo de projetos de uma determinada empresa ou, ainda, ocupar cargos públicos no Tribunal de Contas e prefeituras municipais, por exemplo.

Você pode se perguntar … mas qual a diferença entre o auxiliar contábil, o assistente contábil e o analista? E quais as funções de cada um?

As funções atribuídas não mudam muita coisa de um para o outro.Isso dependerá de empresa que você irá trabalhar, o auxiliar contábil para assistente costuma fazer a mesma coisa só muda em caso de plano de carreira, ( escrituração, apuração de IRPJ e CSLL conciliações e fechamentos , já o analista contábil o próprio nome já diz pois alem de fazer um pouco do que auxiliar e o assistente faz ele ainda analisa as demonstrações contábil corrige e faz relatórios para á gerencia.

A Funcão é basicamente igual o que vai mudar são os CBO´s . Segue abaixo detalhamento:

Auxiliar de contabilidade

4131-10 – Auxiliar de contabilidade – Assistente de serviço de contabilidade , Auxiliar contábil , Auxiliar de contas a pagar , Auxiliar de contas a receber , Auxiliar de custos , Auxiliar de escrituração fiscal , Auxiliar financeiro , Revisor contábil

Descrição sumária :Organizam documentos e efetuam sua classificação contábil; geram lançamentos contábeis, auxiliam na apuração dos impostos, conciliam contas e preenchimento de guias de recolhimento e de solicitações, junto a órgãos do governo. Emitem notas de venda e de transferência entre outras; realizam o arquivo de documentos.

Analista não tem proprio está dentro destes :
2522 :: Contadores e afins
2522-05 – Auditor (contadores e afins) – Auditor contábil , Auditor de contabilidade e orçamento , Auditor externo (contadores e afins) , Auditor financeiro , Auditor fiscal (em contabilidade) , Auditor independente (contadores e afins) , Auditor interno (contadores e afins) , Inspetor de auditoria
2522-10 Contador – Administrador de contadorias e registros fiscais , Analista contábil , Analista de balanço , Analista de contabilidade , Analista de contas , Analista de contas a pagar , Analista de custos , Assistente de contabilidade industrial , Assistente de contador de custos , Assistente de contadoria fiscal , Assistente de controladoria , Contabilista , Contador judicial , Controler (contador) , Coordenador de contabilidade , Especialista contábil , Gerente de contabilidade , Inspetor de agência bancária , Subcontador , Supervisor de contabilidade , Técnico de controladoria
2522-15Perito contábil – Perito assistente (contador) , Perito contador , Perito de balanço , Perito judicial contábil , Perito liquidador (contador)

Por fim, vale pontuar que, se o profissional for um analista pleno em uma pequena empresa, ele pode considerar concorrer a uma vaga de analista júnior em uma multinacional, por exemplo, sem que isso configure, necessariamente, um retrocesso na carreira. Isso porque as exigências de uma multinacional podem ser mais rígidas do que as de uma empresa menor. Inclusive o salário pode ser maior.

caso queira saber quais os conhecimentos específicos para ser um Analista Contábil, a CEFIS ofere um Curso Online de Formação Analista Contábil: https://cefis.com.br/curso/formacao-para-analista-contabil/695.

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.

Sobre o autor

CEFIS

A CEFIS é um serviço de atualização contábil.
De forma inovadora, a CEFIS tem levado conhecimento através da web para milhares de contabilistas. Toda semana elaboramos um novo curso atual e objetivo nas Áreas Contábil, Fiscal e Trabalhista. Os cursos são realizados pelos melhores profissionais do país e após a gravação ficam armazenados para você assistir quando e onde quiser. Saiba mais aqui: www.cefis.com.br

Deixar comentário

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.