Carreira Contábil Gestão e Marketing

Como ter um Escritório Contábil de Sucesso ?

sucesso contabil
Escrito por CEFIS

Se a ciência evolui, o profissional também precisa evoluir a fim de acompanhar os novos conceitos utilizados e esta é a rotina dos contabilistas que não podem, em momento algum, deixar de se atualizar e estudar assuntos correlatos à contabilidade, ao mercado financeiro, ao sistema de tributação e à tecnologia que cerca todos estes conceitos.

Além do fenômeno da hiper conectividade, a transformação digital vem fazendo também com que empresas dos mais diversos segmentos se reinventem. Netflix, Airbnb, Uber: são alguns dos exemplos de inovações disruptivas que transformaram seu setor, impulsionados pela digitalização das empresas e dos negócios. E, contador do futuro, seu escritório contábil vai ter que lidar com ela!

O jeito Disney de encantar clientes é uma boa referência para seu escritório contábil, ao passo que, por meio de um atendimento diferenciado, aproxima o cliente e promove um encantamento, com qualidade e atenção a detalhes, que surpreendem e cativam o público alvo.

Ok, você pode estar pensando que basta contar com o time ideal e promover essa cultura de excelência de atendimento, e pronto. Mas que tal lançar mão da digitalização para fortalecer esse atendimento e estreitar o vínculo com seu cliente ou potencial cliente?

É aí que entram as estratégias para ter um escritório Contábil extraordinário:


Explore o Marketing de Conteúdo

Contadores podem e devem fazer uso de marketing para escritórios contábeis. E devem fazê-lo sempre em observância às normas contidas no Código de Ética da Profissão.

De todas as estratégias disponíveis no cardápio de Marketing Digital, entre os profissionais, não há dúvidas sobre qual é a mais importante: Marketing de Conteúdo. Observe o gráfico Abaixo:

marketing para escritorios de contabilidade
Diariamente milhares de pessoas consomem conteúdo na internet. Quando seu escritório está presente nas redes sociais, como o Facebook ou o Linkedin, demonstra que está acompanhando a transformação digital, que você é um contador do futuro e que quer estar próximo do seu cliente. A empresa contábil pode fazer uso do mundo digital para encantar seus clientes como o jeito Disney.

Para o profissional de contabilidade, conteúdo de interesse geral de empresários, seu público-alvo, é o foco mais óbvio de estratégia de marketing de conteúdo e digital.

Desta forma, empresários que estejam procurando se manter informados a respeito de determinadas leis, normais legais ou que estejam precisando de serviços de contabilidade que cubram aspectos específicos da administração de suas empresas, podem ser atingidos por conteúdos gerados por bons escritórios de contabilidade.

Utilize Canais de Atendimento Online

Isso mesmo, com a evolução tecnológica dos dias atuais, seu escritório contábil não pode mais deixar os clientes apenas à mercê de retornos de e-mail ou ligações telefônicas. Para ganho de escala e produtividade máxima, vinculada a relação próxima com o cliente, é preciso contar com formas de atendimento diferenciadas.

Redes sociais: novamente elas surgem como alternativas para tirar dúvidas com especialistas e compartilhar informações importantes que movimentam o dia a dia da contabilidade. Mas é preciso que exista uma rotina de acompanhamento dos contatos realizados por lá, para garantir que as respostas sejam dadas, e no menor tempo possível.

Portal de atendimento ao cliente: ideais para registrar e organizar a abertura das solicitações, classificando o assunto e até a prioridade para direcionamento dentro do escritório, como reclamações, sugestões ou solicitações específicas sobre aspectos fiscais, tributários, entre outros. Aqui também pode ser disponibilizado um guia de perguntas e respostas mais frequentes para simplificar a vida do cliente – e também do escritório!

Chat on-line: pode não parecer, mas é uma forma de consulta rápida que pode ser aplicada no escritório contábil também. Sabe quando surge aquela dúvida no meio de uma operação, por exemplo? Para agilizar o trabalho, ela pode ser sanada rapidamente por aqui. Atendimento em tempo real: não há cliente que não se apaixone, não é mesmo?.

Mas lembre-se: para oferecer um atendimento diferenciado é fundamental ter um time capacitado e engajado com os valores da sua empresa, para que seus funcionários possam escutar seus clientes para compreendê-los bem. E com isso, promover experiências no lugar de simples atendimentos e criar pequenos “uaus” em relação à diferenciação dos seus serviços, que devem superar as expectativas.

Conheça seu perfil de cliente

Crie o perfil do seu cliente: Na Disney estudos precisos que incluem fatores demográficos (características físicas da base de clientes) e psicográficos (atitudes, estilo de vida, valores e opiniões) são realizados o tempo todo. Como Walt Disney tão brilhantemente nos ensinou: “Você não constrói nada sozinho. Você descobre o que as pessoas querem e constrói para elas“. Dica de ouro: quando for criar o perfil do seu cliente aproveite a oportunidade para criar também o perfil do seu não cliente, pois um erro muito comum dos escritórios contábeis é acreditar que o mesmo escritório pode atender satisfatoriamente bem todos os públicos. Não caia nesse erro!

Em pesquisa realizada com empresas contábeis, foi constatado que cerca de 70% dos entrevistados declararam como seu grande diferencial competitivo o cumprimento rigoroso das obrigações acessórias e 63% consideraram o cálculo correto dos tributos um fator de diferenciação relevante. Mas, será que fazer um trabalho bem feito não é algo já esperado pelos clientes?

Para que tudo isso aconteça, vale reforçar três fundamentos que são absolutamente essenciais para as Empresas Disney e que definitivamente podem e devem fazer parte da fundação e das bases de sustentação e existência do seu negócio também:

  • Desenvolva o melhor produto ou serviço que puder;

  • Dê às pessoas treinamento eficaz para sustentar um atendimento excepcional;

  • Aprenda com as suas experiências.

Para finalizar e enaltecer ainda mais o brilhantismo das técnicas de Clientologia da Walt Disney World, eu compartilho com você um vídeo emocionante e que fala por si só por tão bem descrever o que é Encantamento de Clientes e o que é Superação de Expectativas do Cliente. Assista e se emocione!

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Sobre o autor

CEFIS

A CEFIS é um serviço de atualização contábil.
De forma inovadora, a CEFIS tem levado conhecimento através da web para milhares de contabilistas. Toda semana elaboramos um novo curso atual e objetivo nas áreas: Contábil, Fiscal e Trabalhista. Os cursos são realizados pelos melhores profissionais do país e apos a gravação ficam armazenados para você assistir quando e onde quiser. Saiba mais em: www.cefis.com.br

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