Contábil

DeSTDA: o que é, como funciona? Saiba quem deve entregar a DeSTDA

destda-declaração-do-simples-nacional
Escrito por CEFIS

Você sabe o que é e quais são os prazos para entrega da DeSTDA? Essa sigla se refere à Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação. É uma obrigação acessória instituída pelo Ajuste Sinief 12/2015.

DeSTDA:

Obrigatoriedade

A DeSTDA é obrigatória às Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) que são optantes do Simples Nacional e contribuintes do ICMS. Tal obrigatoriedade teve início no dia 1º de janeiro de 2016.

Quais são as finalidades da DeSTDA?

Ela é utilizada para declarar o imposto apurado referente ao:

  1. ICMS retido como Substituto Tributário (operações antecedentes, concomitantes e subsequentes);
  2. ICMS devido em operações com bens ou mercadorias sujeitas ao regime de antecipação do recolhimento do imposto, nas aquisições em outros Estados e Distrito Federal;
  3. ICMS devido em aquisições em outros Estados e no Distrito Federal de bens ou mercadorias, não sujeitas ao regime de antecipação do recolhimento do imposto, relativo à diferença entre a alíquota interna e a interestadual;
  4. ICMS devido nas operações e prestações interestaduais que destinem bens e serviços a consumidor final não contribuinte do imposto.

Base legal: Ajuste Sinief 12/2015.

Envio da declaração

É enviada por meio de um arquivo digital: o aplicativo SEDIF-SN. Segundo o Ajuste Sinief, no SEDIF são colocadas as informações referentes aos resultados da apuração do ICMS de que tratam as alíneas “a”, “g” e “h” do inciso XIII do § 1º do art. 13 da LC 123/2006. Essas alíneas falam, respectivamente, sobre a substituição tributária, antecipação e diferencial de alíquota.

Sobre o SEDIF

O aplicativo possui um Manual para o Usuário. Através dele, é possível entender como preencher corretamente a declaração.

Quando entregar?

Deve ser entregue mensalmente. Confira a cláusula décima primeira do Ajuste Sinief 12/2015:

O arquivo digital da DeSTDA deverá ser enviado até o dia 28 (vinte e oito) do mês subsequente ao encerramento do período de apuração, ou quando for o caso, até o primeiro dia útil imediatamente seguinte.

Dispensas da declaração

A DeSTDA é prestada por estabelecimento. Dependendo do local em que você mora, pode ser que o Estado ou Distrito dispense a obrigação. É válido consultar o site do SEDIF ou a legislação da unidade federativa em que está para obter essa informação. De acordo com o Ajuste Sinief 14/16, cláusula primeira:

§ 3º Mediante legislação específica, os estados e o Distrito Federal poderão dispensar seus contribuintes ou postergar a exigibilidade da obrigação de que trata o caput, referente a declaração de seu interesse, permanecendo a obrigação de transmissão às demais unidades federadas.

Exceções da DeSTDA

Não são todos que contribuem com essa declaração. Quem não deve entregá-la:

I – os Microempreendedores Individuais – MEI;

II – os estabelecimentos impedidos de recolher o ICMS pelo Simples Nacional em virtude de a empresa ter ultrapassado o sublimite estadual, nos termos do § 1º do art. 20 da LC n. 123/2006.

Base legal: Ajuste Sinief 12/2015, capítulo II, cláusula terceira.

Dica

Se você busca conhecer ou se atualizar no tema, aqui vai uma dica: assista nosso minicurso sobre a DeSTDA.

Outra dica: o ICMS é o imposto que envolve essa declaração. Se você quiser conhecê-lo melhor, bastar assistir o curso sobre ICMS e aprimorar seus conhecimentos! Abaixo, confira um trecho do curso:

Gostou desse artigo? Então compartilhe com os amigos nas redes sociais!
Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.

Sobre o autor

CEFIS

A CEFIS é um serviço de atualização contábil.
De forma inovadora, a CEFIS tem levado conhecimento através da web para milhares de contabilistas. Toda semana elaboramos um novo curso atual e objetivo nas Áreas Contábil, Fiscal e Trabalhista. Os cursos são realizados pelos melhores profissionais do país e após a gravação ficam armazenados para você assistir quando e onde quiser. Saiba mais aqui: www.cefis.com.br

Deixar comentário

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.