Contábil

Universidade Corporativa: como gerenciar o conhecimento em equipe?

universidade corporativa
Escrito por CEFIS

Você sabe o que é ou já ouviu falar na Universidade Corporativa?

Trata-se de um modelo de gestão do conhecimento que muitas empresas têm adotado para incentivar seus funcionários nos estudos e no ambiente de trabalho. Posteriormente, as experiências deles na Universidade Corporativa são aplicadas na própria empresa. Legal, né?

Se você busca aprender ou entender mais sobre este tipo de Universidade, além de saber como aplicá-la para gerir o conhecimento de equipes, basta continuar a leitura!

Universidade Corporativa: como funciona?

Segundo a pesquisa “Educação Corporativa no Brasil”, realizada pela Deloitte Educação Empresarial, as empresas começaram a mirar no conhecimento corporativo nos últimos anos.

De acordo com a pesquisa, das empresas que fizeram parte do levantamento, mais da metade (63%) investe na educação dos seus colaboradores, sendo que cerca de 0,47% do faturamento é voltado para esse tipo de incentivo na educação.

E por falar em educação, é bom ter em mente alguns dados:

dados-educacao-no-brasil-min


Vantagens da educação nas empresas:

Quem ganha com a Educação Corporativa não são apenas os colaboradores. Mas, de fato, o investimento na educação pode ser uma motivação ou benefício para se contar aos amigos. Dentre as vantagens desse tipo de investimento na educação, estão:

  • A empresa também aprende com os funcionários;
  • Funcionários ficam motivados e sentem-se valorizados;
  • Seus colaboradores podem agregar novas ideias para o negócio;
  • Compartilhar seu conhecimento com colegas e aplicá-lo na prática;
  • A taxa de rotatividade poderá diminuir, enquanto a de contratações pode aumentar;
  • Os funcionários estarão mais capacitados, contribuindo para melhoria dos resultados e dos indicadores da empresa.

Qual a relação com a Gestão do Conhecimento?

A Educação Corporativa faz parte das “organizações de aprendizagem” – um modelo de Gestão Empresarial. Existem vários outros modelos, que já foram utilizados no decorrer das décadas e analisados por pesquisadores durante este tempo, como por exemplo o Modelo de Gestão de Competências e o Modelo de Gestão do Conhecimento.

Enquanto o Modelo de Gestão de Competências, a princípio, era focado para o desenvolvimento do perfil e das competências dos colaboradores, no Modelo das Organizações de Aprendizagem a prioridade era a cultura da empresa e a educação organizacional.

Neste segundo modelo citado, muito se investia em treinamentos para colaboradores e no compartilhamento do conhecimento deles para empresa. Quanto ao Modelo de Gestão do Conhecimento, era voltado à reestruturação da empresa (reengenharia), com foco na tecnologia para o desenvolvimento e execução de atividades diárias.

A partir da década de 2000, estes três modelos passaram a se integrar, possibilitando uma melhoria na Gestão do Conhecimento e na evolução da Universidade Corporativa (também conhecida como “Empresa Escola”, pois através dela, os colaboradores aprendem e podem aplicar seus conhecimentos para evolução de um negócio).

Dentre as consequências desta evolução, é válido citar a melhoria na Gestão do Conhecimento em Equipes.

Como aplicar Gestão do Conhecimento em equipes ?

As vezes, não basta investir individualmente na educação dos funcionários. Muitos gerentes e CEOs também optam pela utilização de plataformas que, através de cursos ou treinamentos, irão agregar valor para toda sua equipe – seja de um departamento, de uma área, etc.

Através da CEFIS, por exemplo, empresas como a Mapah e Totvs buscam manter seus funcionários atualizados e também monitoram o desempenho deles, gerindo o conhecimento de cada um por meio dos treinamentos que assistem na plataforma de cursos da CEFIS, que são voltados para área empresarial e de gestão.

Confira um depoimento da Mapah sobre a CEFIS:

Caso você ainda não saiba, nós somos uma empresa de tecnologia atuante no âmbito da educação. Nós temos um serviço de assinatura que te concede acesso ilimitado a cursos da área empresarial, incluindo este! Você ainda pode experimentar nossa assinatura premium por 7 dias gratuitamente. Basta clicar aqui e selecionar o botão “EXPERIMENTE GRÁTIS”.

Gostou deste artigo? não deixe de comentar ou compartilhar com os amigos nas redes sociais!

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.

Sobre o autor

CEFIS

A CEFIS é um serviço de atualização contábil.
De forma inovadora, a CEFIS tem levado conhecimento através da web para milhares de contabilistas. Toda semana elaboramos um novo curso atual e objetivo nas Áreas Contábil, Fiscal e Trabalhista. Os cursos são realizados pelos melhores profissionais do país e após a gravação ficam armazenados para você assistir quando e onde quiser. Saiba mais aqui: www.cefis.com.br

Deixar comentário

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.