Carreira Contábil

O que é contabilidade fiscal e como ela funciona?

img-solucao-fiscal
Escrito por CEFIS

Quem gerencia as finanças de uma empresa sabe que são diversos impostos e taxas que devem ser pagos em dia para manter os negócios funcionando regularmente. Manter o controle sobre todas as operações financeiras da empresa pode não ser uma tarefa fácil, por isso, torna-se quase indispensável contar com um serviço de contabilidade fiscal

Continue lendo este post para entender o que é a contabilidade fiscal e como ela ajuda no dia a dia da sua empresa.

Qual é a função da contabilidade fiscal?

Também chamado de contabilidade tributária, o serviço de contabilidade fiscal é responsável por conciliar a geração de tributos de uma empresa. Para isso, são adotados procedimentos a fim de registrar e escriturar todos os fatos que geram essas taxas.

A contabilidade fiscal efetua cálculos relacionados ao patrimônio da empresa, PIS e COFINS, lucro apurado e registro de tributos compensáveis. Esse serviço é essencial para manter o controle das taxas que incidem sobre a empresa, evitando distorções na apuração dos tributos.

Por que a contabilidade fiscal é importante para a empresa?

Para que qualquer tipo de empresa funcione de maneira regular, é necessário o devido pagamento de todos os tributos que recaem sobre ela. Para se organizar financeira e administrativamente, de modo a estar em dia com todas essas taxas, é preciso ter um conhecimento apurado sobre tributos e regulamentos.

Além de evitar o risco de operar de maneira irregular, um bom serviço de contabilidade fiscal é importante para avaliar corretamente a carga tributária que incide sobre a empresa. Por isso, ela pode afetar diretamente na lucratividade e na viabilidade dos negócios.

Uma das razões mais recorrentes para o fechamento de empresas tem sido as irregularidades fiscais. O gerenciamento adequado dos tributos é um fator decisivo para garantir uma longa vida à sua empresa.

Qual é a importância do contador na contabilidade fiscal?

Como já dissemos, manter o controle sobre as responsabilidades fiscais de uma empresa é uma tarefa que exige conhecimentos específicos. Por isso, o contador é o profissional capacitado para ajudar nessa hora.

Junto ao administrador da empresa, o profissional em contabilidade planeja, gerencia e fiscaliza as contas da instituição. Além disso, o contador também atua como um orientador para as ações do administrador, evitando sonegação fiscal, adulteração de patrimônio e qualquer outro tipo de fraude. Assim, esse profissional auxilia tanto na auditoria fiscal quanto na gestão patrimonial da empresa.

Como ter o serviço de contabilidade fiscal na empresa?

Para exercer a profissão de contador, o profissional deve ser formado na área de Ciências Contábeis. Mais do que isso: é muito importante que o contador mantenha-se atualizado. Isso porque diversas mudanças costumam ocorrer nas leis fiscais.

Nossa dica é fazer uma pesquisa a fim de encontrar um bom escritório de contabilidade e verificar se ele está filiado ao Sescon (Sindicato das Empresas de Serviço Contábil). É possível fazer essa consulta no próprio site da instituição no seu estado.

Você também pode buscar por recomendações de outros empresários. Com boas referências, fica ainda mais fácil encontrar o serviço de contabilidade fiscal ideal para seus negócios.

Entendeu o que é e como funciona a contabilidade fiscal de uma empresa? Então aproveite para compartilhar essas informações com seus amigos nas suas redes sociais!

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.

Sobre o autor

CEFIS

A CEFIS é um serviço de atualização contábil.
De forma inovadora, a CEFIS tem levado conhecimento através da web para milhares de contabilistas. Toda semana elaboramos um novo curso atual e objetivo nas áreas: Contábil, Fiscal e Trabalhista. Os cursos são realizados pelos melhores profissionais do país e apos a gravação ficam armazenados para você assistir quando e onde quiser. Saiba mais em: www.cefis.com.br

Deixar comentário.

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.