Carreira Contábil

E-social – Folha de pagamento digital: o que é e como funciona

esocial
Escrito por CEFIS

Desde 2014, o eSocial (Sistema Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) está em vigor. Esse sistema serve para que as empresas enviem dados unificados sobre os seus empregados ao Governo Federal.

Com essa nova ferramenta, a folha de pagamento tradicional ficou para trás e surgiu a folha de pagamento digital. Ela é gerada pelo mesmo software que é utilizado para lançar informações dos procedimentos trabalhistas das empresas. O novo documento digital torna a vida de profissionais de recursos humanos (RH) e de contabilidade muito mais tranquila.

Neste post, vamos falar sobre algumas dúvidas que podem surgir sobre esse assunto. Acompanhe!

O que é folha de pagamento digital?

A folha de pagamento digital é uma das novas exigências do eSocial, programa do Governo Federal. Por meio dela, profissionais de RH e os contadores têm mais facilidade para realizar os seus afazeres diários. Se antes os cálculos eram realizados manualmente, agora, são executados pelo sistema operacional.

Como funciona?

Todos os registros financeiros de um funcionário devem constar na folha de pagamento, tais como: salário, bônus, valor de vale-transporte, alimentação, INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), entre outros. Com a folha de pagamento digital, ficou bem mais fácil de controlar esses dados, já que todos os cálculos são feitos pelo sistema. Para poder utilizar o recurso, basta ter um bom sistema ERP (Planejamento de Recursos da Empresa).

Por que utilizar a folha de pagamento digital?

Além de facilitar o processo dentro das empresas, a folha de pagamento digital deve ser utilizada por vários motivos:

  • É exigência do Governo Federal;

  • Facilita os processos de RH;

  • Traz informações corretas sobre valores devidos e descontados dos empregados.

Quais são as vantagens de utilizar a folha de pagamento digital?

Trocar o holerite tradicional pela folha de pagamento digital traz uma série de vantagens aos empresários. A seguir, confira algumas delas:

  • Simplifica o dia a dia dos profissionais;

  • Possibilita reajustes de salário com mais facilidade;

  • Minimiza chances de erro de cálculos;

  • Evita gastos de tempo desnecessários.

Existem ainda muitas outras vantagens de se usar a folha de pagamento digital e, dentre elas, está uma que já foi citada anteriormente: o cumprimento das obrigações fiscais com o Governo Federal, prevenindo problemas futuros da empresa com a Justiça.

Não sabe como usar a ferramenta? Que tal fazer um curso de contabilidade?

Caso você não saiba como gerenciar a emissão das folhas de pagamento digital da sua empresa e queira aprender a realizar esse procedimento, atualize-se na área de contabilidade. Existem várias opções interessantes que vão desde cursos contábeis on-line até cursos Gratuitos de contabilidade a distância ou algo mais específico para a Folha de pagamento digital, como um curso online de E-Social . Escolha a opção que mais se adapta ao seu perfil e aprimore os seus conhecimentos.

No post de hoje, falamos sobre o avanço da tecnologia e os novos parâmetros da Receita Federal que fizeram com que o antigo contracheque deixasse de ser utilizado pelas empresas modernas. A inovadora maneira de fazer a folha de pagamento digital trouxe a todos os empresários muitas facilidades e vantagens. Portanto, não deixe de se atualizar e entenda o que é e como funciona a emissão dos novos holerites.

E aí, gostou das nossas dicas? Então compartilhe este post nas suas redes sociais para que mais pessoas saibam como funciona a folha de pagamento digital!

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.

Sobre o autor

CEFIS

A CEFIS é um serviço de atualização contábil.
De forma inovadora, a CEFIS tem levado conhecimento através da web para milhares de contabilistas. Toda semana elaboramos um novo curso atual e objetivo nas áreas: Contábil, Fiscal e Trabalhista. Os cursos são realizados pelos melhores profissionais do país e apos a gravação ficam armazenados para você assistir quando e onde quiser. Saiba mais em: www.cefis.com.br

Deixar comentário.

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.