Contábil Gestão

Aquisição e retenção de clientes: marketing para contadores

Aquisição e retenção de clientes - marketing para Contadores
Escrito por CEFIS

O ato de adquirir bens é simples: basta acessar ou ir até uma loja, pegar o que busca, efetuar o pagamento e pronto.

Supondo que estejamos falando de uma etapa básica de compra, o grande empecilho das empresas aparece na segunda etapa. Ou seja, o desafio será fazer com que você, cliente ou consumidor final, queira comprar esse produto ou adquirir um serviço novamente.

Em outras palavras, reter clientes é um obstáculo. Mas, por que?

Isso ocorre por motivos variados:

  • Determinada pessoa não se interessou pelo produto/serviço oferecido;
  • Teve uma experiência ruim de atendimento;
  • Comprou algo que não atendeu suas expectativas; ou ainda
  • Comprou um item pensando que era outra coisa.

É fácil enumerar os desafios enfrentados para atrair os clientes certos. Pensar nos problemas pelos quais você ou sua equipe não conseguem manter um cliente na sua empresa também, mas sabia que resolvê-los não exige tanto esforço quanto provavelmente imagina?

Existem técnicas e ferramentas que podem auxiliar na aquisição e retenção de clientes. Mais do que isso, diversas métricas importantes que você deve considerar para evitar erros e analisar o comportamento dos seus clientes.

Se você tem um negócio e busca descobrir como alavancá-lo, esse post irá te ajudar. Caso seja um leitor curioso, que se interessa pelo empreendedorismo, também não vai se arrepender de fazer essa leitura (PS: deixamos uma surpresa para você no final!).

O que você não deve fazer no seu empreendimento contábil

Para ter um negócio viável, é preciso fazer coisas que anos atrás não era tão importante para alguns empreendimentos, como por exemplo, se manter presente nas mídias e redes sociais. Você não deve esquecer delas, assim como também não deveria deixar de lado o Marketing.

Para prosperar no âmbito empresarial, é preciso ter uma missão, visão e valores claros. Além disto, é essencial entender qual é o seu modelo de negócio. Feito isto, um plano de comunicação pode ser criado, com o intuito de atrair e reter clientes em canais diversos.

Escolhendo o canal certo para o seu negócio

Onde você tem mais público?

Muitas pessoas encontram soluções para seus problemas na internet. Sendo assim, planejar conteúdos para o Facebook e Instagram pode ser legal para o seu ramo.

Também é essencial organizar com que frequência eles serão postados. A chave para o sucesso nas mídias sociais é manter uma frequência e engajamento com seu público, não importa se estamos falando de 100 seguidores ou um milhão deles, de um escritório contábil ou uma loja de roupas. Para isso, faça testes em diferentes canais e descubra qual deles é o certo para você.

#Ferramentas

Existem diversas ferramentas que podem agendar automaticamente postagens nas suas redes sociais. Desse modo, só é demandado tempo para planejar os conteúdos nelas. Exemplos: MLabs, Etus e Postgrain.

#Estratégias

A fim de impulsionar suas redes sociais, diversas estratégias podem ser planejadas:

  • Contratar um influenciador da sua área;
  • Fazer posts patrocinados no Face Ads, Instagram Ads ou Google Ads, etc.

Também dá para pensar em outros recursos:

  • Marketing de conteúdo: se ainda não tem um blog para sua empresa, é uma boa hora de fazer um. Para ser encontrado nas pesquisas do Google, invista no blog. Pense nas palavras-chave que você gostaria de rankear no Google e faça posts semanais ou mensais sobre assuntos relevantes (para o seu nicho).

Dica: contrate um redator ou estude sobre SEO e Inbound Marketing antes de escrever seus posts. Marketing de Conteúdo é muito mais do que apenas escrever um artigo. Se você não planejar os conteúdos do seu blog e utilizar técnicas de SEO nele, será mais difícil de ser encontrado pelo seu público-alvo no Google. Na pior das hipóteses, você irá atrair os clientes errados para sua empresa.

  • Guest posts: faça um post (como convidado) para outra empresa falando sobre o seu negócio!

Exemplo: você oferece treinamentos de auditoria e determinada empresa possui muitos auditores experientes. O que acha de enviar um e-mail os elogiando e propondo uma troca de posts nos blogs uns dos outros? A ideia é produzir um conteúdo relevante e de qualidade para atrair potenciais clientes. Todos ganham.

Aquisição e retenção de clientes: métricas importam!

Agora você já sabe no que deve pensar para o seu empreendimento e tem ideias sobre estratégias que podem ser executados no âmbito do Marketing, mas, uma vez que conseguiu atrair clientes, saberá como reter e fidelizá-los?

Nesse momento, é muito importante focar na jornada (ou experiência) do cliente com seu serviço. E-mails podem ser enviados para coletar a opinião dele, a metodologia NPS pode ser aplicada para saber quem são seus clientes promotores, detratores e neutros, dentre outros métodos.

#Métricas

Uma vez que você adquire um cliente, essas siglas serão importantes para você monitorar o comportamento deles com o seu produto ou serviço:

  • CAC: custo de aquisição por cliente. Para chegar neste valor, some tudo que gasta com Marketing e divida pela quantidade de clientes que adquiriu no mês. Esse será seu custo de aquisição por cliente. O ideal é que essa quantia seja menor do que o que você oferece.
  • Lifetime Value: quanto tempo as pessoas continuam com você? Utilizando seu serviço? Fazendo a média, esse será o seu tempo de relacionamento com o cliente.
  • CRM: um software de relacionamento com o cliente ou gestão pode ser uma boa opção para acompanhar algumas dessas métricas. Exemplo: Moskit.

#Dica

Lembra que eu disse que tinha uma surpresa para você? Pois é!

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Sobre o autor

CEFIS

A CEFIS é um serviço de atualização contábil.
De forma inovadora, a CEFIS tem levado conhecimento através da web para milhares de contabilistas. Toda semana elaboramos um novo curso atual e objetivo nas Áreas Contábil, Fiscal e Trabalhista. Os cursos são realizados pelos melhores profissionais do país e após a gravação ficam armazenados para você assistir quando e onde quiser. Saiba mais aqui: www.cefis.com.br

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