Trabalhista

CTPS Digital: veja as mudanças que ela traz para a área trabalhista

CTPS - Carteira de Trabalho Digital
Escrito por CEFIS

A Nova Carteira de Trabalho Digital ( CTPS Digital ) surgiu em setembro de 2019, mais precisamente no dia 24. Você sabe quais mudanças ela traz para Área Trabalhista? Continue com a leitura para descobrir!

Neste post, você vai ler sobre:

  • O que é e qual o papel da Carteira de Trabalho
  • Comparações entre a Carteira Física e a Digital
  • Mudanças que a CTPS Digital trará para os próximos anos.

Carteira de trabalho: o que é e qual o papel dela?

A Carteira Profissional foi instituída por meio do Decreto nº 21.175/1932, mas passou a ser a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) que conhecemos através do Decreto-Lei nº 926/1969. Ela serve para vários fins, alguns deles são:

  • Regulamentar seu trabalho/emprego;
  • Informar sobre sua jornada de trabalho;
  • Garantir que o empregado terá seguro-desemprego, FGTS e benefícios previdenciários.

Como funciona atualmente: após o momento de contratação, o empregador preenche a carteira do contratado em um período de 48h. Em caso de demissões ou aumento de salário, ela também é alterada.

Vale lembrar que os dados que o empregador coloca na carteira também são registrados no eSocial, sistema que registra várias informações trabalhistas e previdenciárias dos cidadãos com vínculo empregatício no Brasil. Este sistema, inclusive, foi simplificado desde 2020, facilitando o manuseio e o envio de dados pelo sistema para o Governo.

Carteira de Trabalho atual x CTPS Digital

A carteira foi um documento físico por muitas décadas. Com a digital, será possível registrar admissões de funcionários apenas através do CPF e, ao final, a pessoa registrada poderá verificar seus dados empregatícios em um aplicativo mobile desenvolvido pelo Ministério da Economia.

ctps digital

 

 

 

A Portaria nº 1.065/2019 fala sobre a digitalização deste documento de registro empregatício:

Parágrafo único. A Carteira de Trabalho Digital terá como identificação única o número de inscrição do trabalhador no CPF.

Art. 4º Para a habilitação da Carteira de Trabalho Digital é necessária a criação de uma conta de acesso por meio da página eletrônica: acesso.gov.br

Na CTPS Digital, as informações sobre o contrato de trabalho poderão ser consultadas pelos colaboradores em um período de 48h após o envio de informações ao aplicativo do Governo. Caso o colaborador identifique erros de informações na CTPS Digital, é possível pedir para que o empregador altere seus dados ou o contrato, por meio do eSocial.

No vídeo abaixo, o Professor Jefferson Dantas fala um pouco mais sobre a Nova CTPS Digital:

CTPS Digital nos próximos anos

Para o futuro, a ideia é que o CPF seja um documento que simplifica a vida do brasileiro – tanto no âmbito profissional quanto pessoal. O aplicativo do trabalhador será melhorado nos próximos anos, assim como sistemas voltados para questões de trabalho e previdência e, para você continuar por dentro destas mudanças, é importante se atualizar.

Se Você deseja aprender ou se atualizar sobre o assunto, assista gratuitamente o Curso sobre a Carteira de Trabalho Digital:

curso-nova-carteira-de-trabalho-digital

Gostou deste artigo? não deixe de comentar ou compartilhar com os amigos nas redes sociais!

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.

Sobre o autor

CEFIS

A CEFIS é um serviço de atualização contábil.
De forma inovadora, a CEFIS tem levado conhecimento através da web para milhares de contabilistas. Toda semana elaboramos um novo curso atual e objetivo nas Áreas Contábil, Fiscal e Trabalhista. Os cursos são realizados pelos melhores profissionais do país e após a gravação ficam armazenados para você assistir quando e onde quiser. Saiba mais aqui: www.cefis.com.br

Deixar comentário

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.