Gestão

Six Sigma: O que é? Como funciona a Certificação em Lean Six Sigma?

Six Sigma - Certificação
Escrito por CEFIS

O Six Sigma surgiu há décadas e atualmente é conhecido como um conjunto de práticas para reduzir defeitos ou problemas em processos ou projetos empresariais. Muito se fala em Certificação Lean Six Sigma, mas você sabe do que se trata o tema e como aplicá-lo na prática? Continue com a leitura para descobrir!

Six Sigma: o que é?

Muitos gestores têm problemas para criar processos eficazes nas empresas. Ao adotar as boas práticas apresentadas pelo Six Sigma, é possível melhorar tanto um processo quanto um produto ou serviço que é oferecido por determinado estabelecimento.

six sigma

Esse conjunto de práticas é aplicado através de ferramentas, que podem ser quantitativas ou qualitativas, e de métodos para otimização ou melhoria de processos. Confira alguns exemplos de ferramentas que podem ser utilizadas no Six Sigma:

  • 5 porquês – muito utilizada para analisar as causas de um problema. Para aplicá-la, basta pegar um papel, anotar o problema que sua empresa está enfrentando e começar a se perguntar o porquê dele ter ocorrido. A pergunta deve ser feita cinco vezes e as respostas devem ser anotadas. A ideia é chegar na raiz do problema ao final das perguntas.
  • Kaizen – por ser voltado à melhoria contínua, o Kaizen se relaciona com o PDCA e abrange as etapas dele, que são: Planejar, Agir, Verificar e Agir.
  • SIPOC – na matriz do SIPOC, as seguintes informações devem ser colocadas: Suppliers (fornecedores que fazem parte de um processo), Inputs (entradas, que dão início ao processo), Process (o processo propriamente dito), Outputs (saídas do processo) e Customers (clientes de um processo).

Sobre os métodos, há duas metodologias que podem ser aplicadas quando se trata do “Seis Sigma”, como também é conhecido. São elas: DMAIC ou DMADV. Enquanto a primeira é voltada para otimização de processos de uma empresa, a segunda pode ser escolhida para as situações em que novos processos ou mesmo produtos serão criados.

Geralmente o DMAIC é escolhido para o Lean Six Sigma, mas vale destacar que ambos se relacionam com as etapas que fazem parte do ciclo PDCA – também conhecido como ciclo de melhoria contínua, em que você planeja algo, executa, verifica se fez tudo corretamente ou se ocorreu como o esperado e depois age, começando tudo novamente em seguida.

Certificações em Lean Six Sigma

O Six Sigma tem várias fases e, para entender o conceito e prática de cada uma, é preciso se qualificar. Existem diversas empresas que certificam pessoas no Lean Six Sigma, que é composto por mais de quatro etapas. Cada uma delas requer uma certificação e te capacita para algo:

  • White Belt;
  • Yellow Belt;
  • Green Belt;
  • Black Belt;
  • Master Black Belt;
  • Champion.

No vídeo abaixo, você pode entender melhor do que se tratam os níveis de Certificação em Lean Six Sigma:

Se deseja se atualizar ou aprender mais sobre o assunto Assista Gratuitamente o Curso Lean Six Sigma:

Gostou deste artigo? não deixe de comentar ou compartilhar com os amigos nas redes sociais!

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.

Sobre o autor

CEFIS

A CEFIS é um serviço de atualização contábil.
De forma inovadora, a CEFIS tem levado conhecimento através da web para milhares de contabilistas. Toda semana elaboramos um novo curso atual e objetivo nas Áreas Contábil, Fiscal e Trabalhista. Os cursos são realizados pelos melhores profissionais do país e após a gravação ficam armazenados para você assistir quando e onde quiser. Saiba mais aqui: www.cefis.com.br

Deixar comentário

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.