Após as várias mudanças políticas e econômicas ocorridas nos últimos anos, qual o impacto para os contabilistas? Separamos aqui alguns dos principais desafios da contabilidade para os próximos anos, e algumas dicas par superá-los:
1. Mais estratégia, menos operacionalização
É necessário maior profissionalização. O contador que não se profissionaliza, tende a perder espaço no mercado, que está cada vez mais sedento por profissionais ativos, pensantes que saibam resolver conflitos e criar estratégias.
2. Contabilistas especialistas
A crescente implementação da segmentação contábil (que se refere à especialização do profissional em uma área especifica) é uma realidade. Isso vem ocorrendo em vários escritórios de contabilidade.
Os profissionais estão se tornando especialistas em áreas especificas, e passam a ofertar um serviço com a qualidade superior ao que seria ofertado por um escritório que realiza todos os serviços.
A segmentação gera um grande diferencial, é possível que um escritório oferte vários serviços, mas é necessário que, internamente, haja uma segmentação especializada para cada uma dessas áreas.
3. Exatidão nas informações prestadas ao Fisco
Com a criação da Nota Fiscal Eletrônica, do SPED Fiscal e Contábil, entre outros, o governo viabilizou o fornecimento de informações de qualidade e menos erros. Esse é um importante desafio: gerar informações contábeis de qualidade. Estas, proporcionam mais confiabilidade, e, consequentemente, acarretam em aumento da demanda contábil.
4. Consultoria tributária
É crescente a procura por um serviço contábil de qualidade, isso porque a cada dia surgem novos empresários preocupados com a qualidade das informações de sua empresa, já que são essas informações que norteiam o rumo dos negócios.
5. Atualização profissional
A atualização profissional é um dos maiores desafios da contabilidade. Em razão disto, surgiu a NBCPG 12 para intensificar, atualizar e expandir os conhecimentos dos profissionais de contabilidade, tanto nas áreas multidisciplinares como nas áreas de relacionamento e padrões éticos e nas habilidades técnicas.
Antes, o Programa de Educação Continuada que compõe a NBCPG 12, se restringia a algumas áreas da contabilidade como a auditoria por exemplo.
Com as alterações, o Programa passou a alcançar toda classe contábil. Em relação a isso, em dezembro de 2020, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) aprovou a Norma de Revisão NBC 08, que altera a NBC PG 12 que regulamenta o Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC).
Nesse sentido, os profissionais deparam-se com o desafio de cumprir as exigências do Programa de Educação Continuada do CRC, que dizem respeito ao alcance de, no mínimo 40 pontos por ano.
Essa pontuação pode ser obtida por meio da participação em cursos, palestras, seminários, entre outros eventos promovidos por instituições credenciadas no Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e nos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC’s), como é o caso da CEFIS.
6. O futuro do conhecimento
A CEFIS possui uma assinatura gratuita com uma biblioteca de vários cursos (clique aqui para ver a lista de cursos) de Formação Profissional para escritório de contabilidade.
Supere os desafios da contabilidade. Assista Grátis e acelere as habilidades da sua equipe! São Cursos de Formação Fiscal, Contábil, Trabalhista além de 4 novos treinamentos por mês sobre as novidades no cenário contábil, contábil e trabalhista. Basta acessar: https://cefis.com.br/assine-demo
Gostou deste artigo ? Então aproveite para compartilhar essas informações com seus amigos nas suas redes sociais!
Gostou desse artigo?
Receba os próximos por e-mail!