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Universidade Corporativa: como implantar e aprimorar a sua

universidade corporativa

Universidade Corporativa (UC) é uma das ferramentas mais poderosas de empresas como Google, McDonalds, Apple.

Você sabe porque as maiores empresas do mundo investem bilhões de dólares nesse modelo?

Neste artigo você irá conhecer como uma Universidade Corporativa EAD ou Presencial alavanca os resultados das empresas.

Embora você espere que seus funcionários estejam prontos para seus empregos, a verdade é que, muitas vezes o que aprenderam em sua formação tradicional em universidades e faculdades pode ser insuficiente para prepará-los para a vida em uma organização de alto nível. E é aí que a Universidade Corporativa entra.

Neste artigo você aprenderá como funciona e como aplicar implementar e aprimorar a Universidade Corporativa na sua empresa.

O que é Universidade Corporativa

Mark Allen, autor do livro The Corporate University Handbook, traz que “uma universidade corporativa é qualquer entidade educacional que é uma ferramenta estratégica projetada para ajudar sua organização mãe a atingir seus objetivos, realizando atividades que promovam o aprendizado e o conhecimento individual e organizacional.”

Como começou

No passado, ativos financeiros geravam vantagens competitivas em muitos setores do mundo industrializado. Hoje, as fontes de vantagem estão mudando rapidamente de fábricas e máquinas para as pessoas que fazem os negócios funcionarem.

A General Motors (GM) e General Electric (GE) foram precursoras do movimento de aprendizado corporativo. No início de 1914, empresas como GE e GM desenvolveram funções de treinamento interno para fornecer aos trabalhadores as habilidades necessárias para realizar trabalhos de rotina.

No período de 1950 a 1980, as Universidades Corporativas continuaram em constante crescimento, com o surgimento da Universidade Disney e Universidade Motorola, por exemplo.

Nessa sociedade pós-industrial, a escassez de talentos aparece como o próximo grande desafio corporativo, e foi como resposta a isso que as grandes corporações começaram a capacitar ainda mais sua mão de obra, construindo líderes e força de trabalho engajada.

A Apple Inc. é um ótimo exemplo dessa tendência das grandes corporações.

A empresa foi indicada em 2019 pela Fortune, como a maior empresa no ramo de tecnologia, com lucro de 59 bilhões de dólares, e, em 2008 seu fundador Steve Jobs criou a “Apple University”, “como uma maneira de inserir os funcionários na cultura de negócios da Apple e educá-los sobre sua história”.

A premissa por trás da Universidade da Apple é:

“Gênios não nascem, são feitos.”

Essas universidades foram criadas inicialmente para alinhar o ramo de treinamento da empresa com sua visão e estratégia geral e se saíram bem por um longo tempo.

Contudo, nos dias atuais, quando a geração do milênio e a geração Z estão se unindo à força de trabalho em grande número e com o aumento da economia freelancer (pessoas com trabalhos temporários, como autônomos e outros serviços como Uber e Airbnb), as universidades corporativas precisam de uma reformulação para acompanhar as demandas do local de trabalho moderno e de seus funcionários como, por exemplo, as plataformas de educação corporativa online.

Outro exemplo dessa necessidade de adaptação foi descrito em um estudo de 2012, ao descobrir que apenas 15 a 30 % dos graduandos em universidades tradicionais nos países do BRIC (o Brasil sendo um deles) são imediatamente empregáveis.

O que significa que as Universidades Corporativas possuem um papel essencial em preencher a lacuna de habilidades profissionais no mercado emergente.

Como resultado, é necessário promover a transição de uma cultura de treinamento para uma cultura de aprendizado.

A universidade corporativa deve ser mais do que um centro de treinamento guiado por uma equipe estratégica. Ela deve se tornar o local ideal para todos os indivíduos da organização que buscam respostas.

Universidade Corporativa

Outra pesquisa mostrou que, atualmente, 72% das organizações não desejam implementar Universidades Corporativas por três principais razões, são elas:

  • Prioridades Estratégicas
  • Tamanho da Organização
  • Custo.

Entretanto, vale ressaltar que o conhecimento é um dos principais fatores que colaboram no crescimento da empresa.

Investir em Educação deve ser prioridade em qualquer organização, pois quando ela prioriza o desenvolvimento dos seus colaboradores, conquista mais resultados para seus negócios e ainda motiva a equipe.

Quanto ao tamanho da organização, o investimento em educação garantirá que sua empresa cresça. Independentemente do tamanho do empreendimento hoje, se você quer que ele se desenvolva, invista em educação. Educação é a chave.

Sobre o custo, as Universidades Corporativas podem ser implementadas em prédios físicos, reitores, professores, refeitórios e toda uma estrutura enorme e digna de empresas multimilionárias, mas ela também pode ser um grupo de whatsapp, onde o gestor envia cursos e podcasts diariamente, ou ainda uma plataforma online, onde a tecnologia permite um custo-benefício acessível e uma qualidade e abrangência de alto nível.

Universidade Corporativa: para que serve?

O principal objetivo da Universidade Corporativa é fornecer a infraestrutura necessária para o treinamento dos colaboradores e gestores, o desenvolvimento da liderança, e ainda a manutenção da competitividade da corporação frente às mudanças econômicas.

Do Google ao McDonalds, as Universidades Corporativas ganharam mais significado do que apenas uma tarde de tutoriais em vídeo obrigatórios.

As versões corporativas procuram tornar os funcionários mais preparados, mais instruídos e mais confiantes no trabalho. Qualquer organização pode abandonar o aprendizado chato por algo mais significativo e mais eficaz.

Por que Universidades Corporativas são um bom negócio

Quais os reais benefícios para uma empresa em investir em uma Universidade Corporativa? Por quê as grandes empresas têm investido nisso há tanto tempo?

Bom, esses são alguns dos benefícios as UC podem trazer para a sua empresa:

  • Controle da entrega de conteúdo
    Ter controle total sobre a entrega de conteúdo significa que as organizações podem escolher os métodos que melhor se adaptam aos alunos, em vez de algum treinamento “padrão” que seja o mesmo em todos os aspectos e imposto a todas as pessoas sem distinções. Um aluno pode se sentir mais confortável com os vídeos, enquanto outro prefere as aulas presenciais.
  • Desenvolvimento da liderança
    Manter os líderes internamente é um problema que quase todas as organizações em crescimento enfrentam. A UC oferece aos alunos a chance de progredir para posições de liderança, enquanto percebem que a organização leva a sério a preparação e a promoção a partir de dentro da própria empresa, valorizando o crescimento individual de cada colaborador.
  • Reforço à cultura
    Uma organização pode ser um ótimo lugar para trabalhar, mas nem sempre as iniciativas de integração e outras ações de treinamento são compatíveis. As Universidades Corporativas ajudam a solidificar a marca e a cultura em todas as interações, atuando como uma grande vantagem para os funcionários e líderes em potencial.
  • Apoio à inovação e ao desenvolvimento
    Qual organização seria vista como mais propícia ao desenvolvimento e à inovação: uma que force todos os funcionários a concluir o mesmo aprendizado ou outra que permita uma abordagem individual? As Universidades Corporativas são criadouros para novos pensamentos e ideias, porque são estruturadas de maneira a permitir uma discussão e colaboração naturais entre os alunos.

O Crescimento das Universidades Corporativas

Sustentadas por organizações profissionais e programas de certificação, as Universidades Corporativas estão em crescimento constante por décadas. Há uma estimativa de que existam mais de 4 mil corporações com uma Universidade Corporativa formal instituída.

Este crescimento reflete o comprometimento das empresas em treinar e desenvolver os talentos internos.

Uma boa Universidade Corporativa é um dos principais contribuintes para a satisfação e retenção de funcionários: os motiva, apoia seus objetivos de carreira e os recompensa.

A organização vence com um melhor ambiente de trabalho geral, garantindo que as pessoas certas subam na hierarquia para as funções de gerência.

Principais diferenças entre a Universidade Corporativa e a Universidade Tradicional

As Universidades Corporativas têm uma série de características que as diferenciam das universidades tradicionais, pois são consideradas mecanismo de rápido desenvolvimento e aprimoramento de competências profissionais, que fornecem a competitividade das empresas no mercado (Hirayama, Sho, Matsuzuka & Kishida, 2004):

Universidade Corporativa 4

Universidade Corporativa online

Atualmente Universidades Corporativas virtuais são comuns e generalizadas, por ter um custo-benefício mais evidente, além de seu maior alcance.

Um exemplo é a Universidade Virtual da BAE Systems.

A empresa está envolvida no desenvolvimento e construção de aeronaves militares, navios, submarinos, sistemas espaciais, etc., e possui subsidiárias nos EUA, Europa, Austrália, Ásia, Oriente Médio.

Procurando manter e fortalecer seu status de líder mundial nas indústrias aeroespacial e de defesa, a empresa procurava maneiras de resolver o problema de fornecer aprendizado contínuo de alta qualidade e custo-benefício para mais de cem mil pessoas de sua equipe em todo o mundo.

A solução foi a criação da universidade virtual global, que forneceu acesso à educação, conhecimento e habilidades, resultados de pesquisa, independentemente da localização geográfica da região, e ajudou a aumentar a eficiência e a lucratividade da corporação.

A universidade virtual tornou-se um centro de excelência, que fornece todas as necessidades em treinamento e desenvolvimento de pessoal e ajuda na resolução de problemas de negócios e na manutenção da competitividade da empresa.

A Universidade também permite economizar significativamente os custos de treinamento corporativo.

O uso do e-learning permitiu obter uma economia de 67% na educação, reduzindo os custos com viagens, acomodações, instalações de treinamento e treinadores.

Portanto, o treinamento corporativo desempenha um papel de liderança na operação bem-sucedida das empresas e é um fator de competitividade e eficiência.

Benefícios da Universidade Corporativa Online

Benefícios da Universidade Corporativa Online

Como implementar a Universidade Corporativa na sua empresa

Você pode estar pensando que Universidades Corporativas são coisas que apenas empresas muito grandes podem se dar ao luxo de ter, mas isso não é verdade. Não é apenas o Google, Apple ou Mc Donalds que podem usufruir de funcionários engajados e o crescimento constante dos colaboradores e consequentemente da organização como um todo.

Crie a cultura do aprendizado em seu negócio. Compartilhe o quanto é importante o conhecimento para a execução das atividades diárias e para a formação do profissional.

A Universidade Corporativa pode ser implementada em qualquer negócio. Porém, não deve ser feita de qualquer forma, afinal, estamos falando de um investimento que impacta diretamente no sucesso da sua empresa.

Então, conheça os detalhes da plataforma, pesquise bastante sobre o assunto e treine a sua equipe. Assim, terá mais chances de potencializar os resultados da sua empresa.

Hoje existem plataformas prontas e acessíveis, como a CEFIS (que é a maior em seu ramo no Brasil), que fornece toda a estrutura para você ter sua Universidade Corporativa a Partir de R$ 22,90/Mês .

E se você quer implementar uma Universidade Corporativa em seu negócio, mas ainda não sabe por onde começar, acesse o nosso site e seja bem-vindo ao futuro do conhecimento.

 

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De forma inovadora, a CEFIS tem levado conhecimento através da web para milhares de contabilistas. Toda semana elaboramos um novo curso atual e objetivo nas Áreas Contábil, Fiscal e Trabalhista. Os cursos são realizados pelos melhores profissionais do país e após a gravação ficam armazenados para você assistir quando e onde quiser. Saiba mais aqui: www.cefis.com.br

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