Carreira Contábil

Universidade Corporativa – Como Implantar e Evoluir a Sua.

Universidade Corporativa

Universidade Corporativa é uma das ferramentas mais poderosas de empresas como Google, McDonalds, Apple.
Você sabe o porque das maiores empresas do mundo investirem Bilhões de Dólares em suas Universidades Corporativas ?

Neste Artigo você irá conhecer como uma Universidade Corporativa EAD ou Presencial alavanca os resultados das empresas.
Você também aprenderá como criar, implantar e aumentar uma U.C. dentro da sua empresa.

Embora você espere que seus funcionários estejam preparados e prontos para enfrentar seus empregos, a verdade é que o que aprenderam em sua formação tradicional em universidades e faculdades pode não ser suficiente para prepará-los para a vida em uma organização de alto nível. E é aí que a Universidade Corporativa entra.

O principal objetivo da Universidade Corporativa é fornecer a infraestrutura necessária para o treinamento dos colaboradores e gestores, o desenvolvimento da liderança, e ainda a manutenção da competitividade da corporação frente às mudanças econômicas.

Do Google ao McDonalds, as universidades corporativas ganharam mais significado do que apenas uma tarde de tutoriais em vídeo obrigatórios.

As versões corporativas procuram tornar os funcionários mais preparados, mais instruídos e mais confiantes no trabalho. Qualquer organização pode abandonar o aprendizado chato por algo mais significativo e mais eficaz.

Vamos falar um pouco sobre como funciona e como você pode aplicar implementar a Universidade Corporativa na sua empresa.

 

O QUE É UNIVERSIDADE CORPORATIVA

Mark Allen, autor do livro The Corporate University Handbook, traz que “Uma universidade corporativa é qualquer entidade educacional que é uma ferramenta estratégica projetada para ajudar sua organização mãe a atingir seus objetivos, realizando atividades que promovam o aprendizado e o conhecimento individual e organizacional.”

 

COMO COMEÇOU

No passado, ativos financeiros geravam vantagens competitivas em muitos setores do mundo industrializado. Hoje, as fontes de vantagem estão mudando rapidamente de fábricas e máquinas para as pessoas que fazem os negócios funcionarem.

A General Motors (GM) e General Electric (GE) foram precursoras do movimento de aprendizado corporativo. No início de 1914, empresas como GE e GM desenvolveram funções de treinamento interno para fornecer aos trabalhadores as habilidades necessárias para realizar trabalhos de rotina. Já de 1950 a 1980 as universidades corporativas continuaram em constante crescimento, com o surgimento da Universidade Disney e Universidade Motorola, por exemplo.

Nessa sociedade pós-industrial, a escassez de talentos aparece como o próximo grande desafio corporativo, e foi como resposta a isso que as grandes corporações começaram a capacitar ainda mais sua mão de obra, construindo líderes e um força de trabalho engajada.

A Apple Inc. é um ótimo exemplo dessa tendência das grandes corporações. A empresa foi indicada em 2019 pela Fortune, como a maior empresa no ramo de tecnologia, com lucro de 59 bilhões de dólares. E em 2008 seu fundador Steve Jobs criou a “Apple University“, “como uma maneira de inculcar os funcionários na cultura de negócios da Apple e educá-los sobre sua história”. E a premissa por trás da Universidade da Apple é:

“Gênios não nascem, são feitos.”

Essas universidades foram criadas inicialmente para alinhar o ramo de treinamento da empresa com sua visão e estratégia geral e se saíram bem por um longo tempo.

Contudo, no contexto de hoje, quando a geração do milênio e a geração Z estão se unindo à força de trabalho em grande número e com o aumento da economia freelancer (pessoas com trabalhos temporários, como autônomos, freelancers e serviços como Uber e Airbnb), as universidades corporativas precisam de uma reformulação para acompanhar as demandas do local de trabalho moderno e de seus funcionários, como por exemplo plataformas de educação corporativa online.

Outro exemplo dessa necessidade de adaptação, em um estudo feito em 2012, descobriu-se que apenas 15 a 30 % dos graduandos em universidades tradicionais nos países do BRIC (o Brasil sendo um deles) são imediatamente empregáveis. O que significa que Universidades Corporativas possuem um papel essencial em preencher a lacuna de habilidades profissionais no mercado emergente.

Como resultado, precisamos passar de uma cultura de treinamento para uma cultura de aprendizado. A universidade corporativa deve ser mais do que um centro de treinamento guiado por uma equipe estratégica. Ele deve se tornar o local ideal para todos os indivíduos da organização que buscam respostas.

Universidade Corporativa

Uma pesquisa mostrou que 72% das Organizações hoje em dia não querem implementar Universidades Corporativas por 3 principais razões, que são: Prioridades Estratégicas, Tamanho da Organização e Custo.

Inicialmente vale ressaltar que o conhecimento é um dos principais fatores que colaboram no crescimento da empresa. Investir em Educação deve ser prioridade em qualquer Organização, pois quando a Organização foca no desenvolvimento dos seus colaboradores, conquista mais resultados para seus negócios e ainda motiva a equipe.

Quanto ao tamanho da organização, investir em educação garantirá que sua empresa cresça. Não importa o tamanho da sua organização hoje, se você quer que ela cresça, invista em educação. Educação é a chave.

E o custo, Universidades Corporativas podem ser Universidades com prédios físicos, reitores, professores, refeitórios e toda uma estrutura enorme e digna de empresas multimilionárias, ou ela pode ser um grupo de whatsapp, onde o gestor envia cursos e podcasts diariamente, ou ainda uma plataforma online, onde a tecnologia permite um custo-benefício acessível e uma qualidade e abrangência de alto nível.

Por que Universidades Corporativas são um bom negócio

Quais os reais benefícios para uma empresa em investir em uma Universidade Corporativa? Por quê as grandes empresas têm investido nisso há tanto tempo?

Bom, esses são alguns dos benefícios as UC podem trazer para a sua empresa:

  • Controle da entrega de conteúdo.
    Ter controle total sobre a entrega de conteúdo significa que as organizações podem escolher os métodos que melhor se adaptam aos alunos, em vez de algum treinamento “padrão” que seja o mesmo em todos os aspectos e imposto a todas as pessoas sem distinções. Um aluno pode se sentir mais confortável com os vídeos, enquanto outro prefere as aulas presenciais.
  • Desenvolvimento da liderança.
    Manter os líderes internamente é um problema que quase todas as organizações em crescimento enfrentam. Uma abordagem da UC oferece aos alunos a chance de progredir para posições de liderança, enquanto percebem que a organização leva a sério a preparação e a promoção a partir de dentro da própria empresa, valorizando o crescimento individual de cada colaborador.
  • Reforçando a cultura.
    Uma organização pode ser um ótimo lugar para trabalhar, mas nem sempre as iniciativas de integração e outras ações de treinamento são compatíveis. As universidades corporativas ajudam a solidificar a marca e a cultura em todas as interações, atuando como uma grande vantagem para os funcionários e líderes em potencial.
  • Apoiar a inovação e o desenvolvimento.
    Qual organização seria vista como mais propícia ao desenvolvimento e à inovação: uma que force todos os funcionários a concluir o mesmo aprendizado ou que permita uma abordagem individual? As universidades corporativas são criadouros para novos pensamentos e ideias, porque são estruturadas de maneira a permitir uma discussão e colaboração naturais entre os alunos.

 

O Crescimento das Universidades Corporativas

Sustentadas por organizações profissionais e programas de certificação, as Universidades Corporativas estão em crescimento constante por décadas. Há uma estimativa de que existam mais de 4 mil corporações com uma Universidade Corporativa formal instituída.

Este crescimento reflete o comprometimento das empresas em treinar e desenvolver os talentos internos.

Uma boa universidade corporativa é um dos principais contribuintes para a satisfação e retenção de funcionários: os motiva, apoia seus objetivos de carreira e os recompensa.

A organização vence com um melhor ambiente de trabalho geral e garantindo que as pessoas certas subam na hierarquia para as funções de gerência.

 

Principais diferenças entre Universidades Corporativas e Universidades Tradicionais

As universidades corporativas têm uma série de características distintas que as diferenciam das universidades tradicionais e as transformam em um mecanismo de rápido desenvolvimento e aprimoramento de competências profissionais que fornece a competitividade das empresas no mercado (Hirayama, Sho, Matsuzuka & Kishida, 2004):

Universidade Corporativa 4

 

UNIVERSIDADES CORPORATIVAS ONLINE

Atualmente universidades corporativas virtuais são comuns e generalizadas. Por ter um custo-benefício mais evidente, além de seu maior alcance.

Um exemplo é a Universidade Virtual da BAE Systems (Universidade Virtual da BAE Systems). A empresa está envolvida no desenvolvimento e construção de aeronaves militares, navios, submarinos, sistemas espaciais, etc., e possui subsidiárias nos EUA, Europa, Austrália, Ásia, Oriente Médio.

Procurando manter e fortalecer seu status de líder mundial nas indústrias aeroespacial e de defesa, a empresa procurava maneiras de resolver o problema de fornecer aprendizado contínuo de alta qualidade e custo-benefício para mais de cem mil pessoas de sua equipe em todo o mundo.

A solução foi a criação da universidade virtual global, que forneceu acesso à educação, conhecimento e habilidades, resultados de pesquisa, independentemente do afastamento geográfico da região e ajudou a aumentar a eficiência e a lucratividade da corporação.

A universidade virtual tornou-se um centro de excelência, que fornece todas as necessidades em treinamento e desenvolvimento de pessoal e ajuda na resolução de problemas de negócios e na manutenção da competitividade da empresa.

A Universidade também permite economizar significativamente os custos de treinamento corporativo. O uso do e-learning permitiu obter uma economia de 67% na educação, reduzindo os custos com viagens, acomodações, instalações de treinamento e treinadores. No geral, a empresa estima suas economias em meio milhão de dólares anualmente (Fallon, 2005).

Portanto, o treinamento corporativo desempenha um papel de liderança na operação bem-sucedida das empresas e é um fator de competitividade e eficiência.

Universidade Corporativa 5

 

COMO IMPLEMENTAR A UNIVERSIDADE CORPORATIVA NA SUA EMRPESA.

Você pode estar pensando que Universidades Corporativas são coisas que apenas empresas muito grandes podem se dar ao luxo de ter, mas isso não é verdade. Não é apenas o Google, Apple ou Mc Donalds que podem usufruir de funcionários engajados e o crescimento constante dos colaboradores e consequentemente da organização como um todo.

Crie a cultura do aprendizado em seu negócio. Compartilhe o quanto é importante o conhecimento para a execução das atividades diárias e para a formação do profissional.

A Universidade Corporativa pode ser implementada em qualquer negócio. Porém, não deve ser feita de qualquer forma, afinal, estamos falando de um investimento que impacta diretamente no sucesso da sua empresa. Então, conheça os detalhes da plataforma, pesquise bastante sobre o assunto e treine a sua equipe. Assim, terá mais chances de potencializar os resultados da sua empresa.

Hoje existem plataformas prontas e acessíveis, como a CEFIS, ( que é a maior em seu ramo no Brasil ) que fornece toda a estrutura para você ter sua Universidade Corporativa a Partir de R$ 6,90/Mês .

E se você quer implementar uma Universidade Corporativa em seu negócio mas ainda não sabe por onde começar, acesso nosso site e seja bem vindo ao futuro do Conhecimento.

 

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.

Sobre o autor

CEFIS

A CEFIS é um serviço de atualização contábil.
De forma inovadora, a CEFIS tem levado conhecimento através da web para milhares de contabilistas. Toda semana elaboramos um novo curso atual e objetivo nas Áreas Contábil, Fiscal e Trabalhista. Os cursos são realizados pelos melhores profissionais do país e após a gravação ficam armazenados para você assistir quando e onde quiser. Saiba mais aqui: www.cefis.com.br

Deixar comentário

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.