Carreira Contábil Gestão e Marketing

Desafios da Contabilidade para 2017

Profissional Contábil em 2017
Escrito por CEFIS

Após as várias mudanças políticas e econômicas ocorridas em 2016 o que podemos esperar para 2017 ? e qual o impacto dessas mudanças para o profissional contábil ? 

Separamos aqui alguns dos principais desafios que o profissional contábil irá enfrentar em 2017:

Adaptação as IFRS

2017 será um ano de adaptação, as IFRS 9 (referente aos requisitos para classificação e mensuração de ativos e passivos financeiros) e IFRS 15 (referente a padronização de como as empresas irão reconhecer a receita em seus balanços) sofreram alterações e as empresas que adotam as normas da IFRS tem até janeiro de 2018 para se adaptar as mudanças ocorridas na norma;

Implantação do SPED Fiscal, Contábil, eSocial e da NFC-e

Existirá em 2017 uma curva de adaptação das empresas e dos profissionais contábeis diante de mais um avanço da RFB rumo á digitalização da contabilidade. Para o Próximo ano destaca-se a Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor (NFC-e), a adoção do SPED Fiscal e Contábil, e a massificação do eSocial que passa a ser obrigatório em 2017 para todos os empregadores;

Contabilistas mais estratégicos, menos operacionais

Necessidade de uma profissionalização maior, o contador que não se profissionaliza tem a tendência de ir perdendo espaço no mercado, que está cada vez mais sedento por profissionais ativos, pensantes que saibam resolver conflitos e criar estratégias;

Contabilistas Especialistas

A tendência da implementação da segmentação contábil, a segmentação contábil nada mais é que a especialização do profissional em uma área especifica. Isso já vem ocorrendo em vários escritórios de contabilidade, eles estão se tornando especialistas em áreas especificas, um especialista ofertará um serviço com a qualidade superior ao que seria ofertado por um escritório que realiza todos os serviços por exemplo.

A segmentação gera um grande diferencial, é possível que um escritório oferte vários serviços mais é necessário que internamente haja uma segmentação especializada para cada uma dessas áreas.

Exatidão nas informações prestadas ao fisco

Com a criação da Nota Fiscal Eletrônica, do SPED Fiscal e Contábil, entre outros, o governo está forçando para que cada vez mais as informações fornecidas sejam de qualidade e sem erros, esse é um importante desafio: gerar informações contábeis de qualidade. Quanto maior for a qualidade e a confiabilidade dessas informações melhor para o profissional contábil, pois isso pode acarretar em um aumento da demanda contábil;

Contabilistas Consultores Tributários

A tendência é para que cada vez mais a demanda por um serviço contábil de qualidade aumente, isso porque a cada dia surgem novos empresário preocupados com a qualidade das informações de sua empresa, já que são essas informações que norteiam o rumo dos negócios;

NBCPG 12

Em geral ao se analisar os desafios que o profissional contábil irá enfrentar em 2017, todos esbarram em um fator em comum, a necessidade de atualização, de conhecimento, de especialização. E tendo em vista essa necessidade houve uma maior abrangência da NBCPG12.

A NBCPG 12 surgiu para intensificar, atualizar e expandir os conhecimentos dos profissionais de contabilidade, tanto nas áreas multidisciplinares como nas áreas de relacionamento e padrões éticos e nas habilidades técnicas.

Antes o Programa de Educação Continuada que compõe a NBCPG 12, se restringia a algumas áreas da contabilidade como a auditoria por exemplo. Com as alterações, o programa irá alcançar toda classe contábil.

Essa integração para que a norma alcance todos os profissionais da área vem ocorrendo gradativamente, e 2017 é o ano em que a norma deve alcançar o maior número de profissionais. Então em 2017 os profissionais contábeis terão um novo desafio, cumprir as exigências do Programa de Educação Continuada do CRC, e essas exigências são fazer no mínimo 40 pontos por ano que podem ser obtidos através da participação em cursos, palestras, seminários, entre outros, fornecidos por instituições credenciadas no Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e nos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC’s).

Mudanças previstas no cenário político nacional

As reformas da previdência e das leis trabalhistas, se aprovadas, causaram um impacto direto para quem atua nessas áreas, será necessário uma reformulação geral para se adequar as novas leis.

E um desafio a mais é lidar com as consequências causadas pela forte recessão econômica que o pais enfrentou em 2016 e que ainda está refletindo na economia em 2017.  Esse cenário econômico reflete diretamente no trabalho do profissional contábil, pois são nos momentos de dificuldades e de crises que ele deve mostrar sua capacidade de ser eficiente, de ser capaz de tomar decisões acertadas e de ser capaz de esgotar as possibilidades de reduzir os gastos e potencializar os lucros para que a empresa consiga enfrentar da melhor maneira possível esse obstáculo.

Olhando de uma maneira geral, será um ano repleto de coisas novas, de atualizações, de conhecimento e de adaptações. Será um ano em que os desafios agregarão cada vez mais valor a Contabilidade e ao profissional contábil. 

Gostou deste artigo ? Então aproveite para compartilhar essas informações com seus amigos nas suas redes sociais!

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.

Sobre o autor

CEFIS

A CEFIS é um serviço de atualização contábil.
De forma inovadora, a CEFIS tem levado conhecimento através da web para milhares de contabilistas. Toda semana elaboramos um novo curso atual e objetivo nas áreas: Contábil, Fiscal e Trabalhista. Os cursos são realizados pelos melhores profissionais do país e apos a gravação ficam armazenados para você assistir quando e onde quiser. Saiba mais em: www.cefis.com.br

Deixar comentário.

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.