Dicas Contábeis

Teletrabalho: o que é? Como funciona essa modalidade de trabalho?

teletrabalho
Escrito por CEFIS

O trabalho remoto ou teletrabalho é popular entre profissionais autônomos e freelancers. Quem atua com as mídias digitais e tecnologia também já está acostumado com o termo, mas você sabe o que é e como funciona a modalidade de trabalho a distância? 

Teletrabalho: o que é?

Existem diversos tipos de contratos de trabalho

A Reforma Trabalhista (Lei 13.467/17) foi a responsável por regularizar o teletrabalho, também conhecido como home office, trabalho remoto ou à distância.

Resumidamente, trata-se de um trabalho com jornada normal, mas exercido fora do ambiente empresarial. Em casa ou em um coworking (ambiente colaborativo), por exemplo.

De acordo com um estudo publicado na revista Exame (2016), esta modalidade de trabalho tem crescido, sendo considerada por muitos como um fator positivo (benefício) de se trabalhar em determinadas empresas.

Trabalho Presencial x Remoto

Existem diferentes motivos para empregado e empregador optarem pelo teletrabalho:

  • Para a empresa (empregador), há uma diminuição nos gastos com seus colaboradores, haja vista que itens como vale-transporte e refeição não serão mais necessários.
  • Para o empregado (colaborador), há uma redução no estresse, pois a viagem de ida e volta não será mais um ponto de preocupação.

Alguns tópicos, no entanto, exigem cuidado nesse tipo de trabalho:

  • Controle das horas.
  • Equipamentos que os colaboradores irão utilizar.
  • Comunicação entre colaborador e superiores ou entre os próprios colaboradores.

Fato é, que existem perdas e ganhos, cabendo a empresa criar o equilíbrio entre ambos.

Se os gastos com os funcionários são reduzidos, é válido pensar em locais para aplicar esse dinheiro e aumentar os resultados da empresa.

Exemplo: no caso de um escritório de contabilidade, pode ser útil investir em tecnologias para melhorar a execução e controle de atividades diárias. Um sistema de gestão de tempo como o Runrun.it ou sistema contábil como o ContaAzul podem ser algumas das opções.

Quanto a comunicação, para que não seja afetada no home office, é importante definir um canal – fora o e-mail -, voltado à conversa com os colaboradores.

#Dicas:

  1. O Slack é um canal de comunicação popular nas empresas norte-americanas e também é utilizado por algumas no Brasil.
  2. Para acompanhar o desenvolvimento dos colaboradores, pesquisas de satisfação podem ser aplicadas. A partir delas, será possível mensurar a opinião deles sobre o teletrabalho e realizar melhorias nessa modalidade à distância, caso seja necessário.

Mas… O que a nova CLT diz sobre o trabalho home office?

Como já foi mencionado anteriormente, o teletrabalho foi regularizado através da Lei 13.467/17 (nova CLT). Apesar de não ter descrições específicas sobre esta modalidade de trabalho, a lei traz algumas informações importantes:

  • O trabalho presencial só pode ser substituído pelo home office caso empregado e empregador concordem. Depois, deve ser feito um aditivo no contrato de trabalho colocando o regime optado (de teletrabalho);
  • O colaborador pode ir para empresa vez ou outra. Isso não irá descaracterizar o regime de teletrabalho;
  • O empregador pode exigir que o teletrabalho seja encerrado e o empregado retorne para o regime presencial. O prazo para transição é de 15 dias. Esta mudança deve ser registrada como aditivo contratual.

Se você busca saber mais sobre o trabalho home office e os contratos trabalhistas, assista o nosso curso sobre Admissão e Tipos de Contrato.

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Sobre o autor

CEFIS

A CEFIS é um serviço de atualização contábil.
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