Gestão e Marketing

4 Passos para o Treinamento de Equipes Contábeis

Escritório Contábil Equipe
Escrito por CEFIS

O ato de delegar é considerado hoje uma das mais valorizadas características em um chefe. Para tanto, porém, ele precisa contar com profissionais bem preparados e competentes para as funções. Daí a importância de fazer um treinamento de equipe completo e eficiente. Veja neste post algumas ideias que podem fazer da sua equipe um grupo de profissionais dinâmico e mais produtivo:

1. Grupos de estudos

Divida os funcionários em pequenos grupos internos e estabeleça dia e horário para a discussão de temas que são relevantes para o cotidiano do negócio. Nesses Grupos é importante colocar na pauta a discussão das últimas atualizações da legislação contábil, fiscal e trabalhista. Isso irá estimular sua equipe á estudar, buscar a atualização periódica sempre. 

Além de permitir a maior integração entre funcionários, os grupos geram brainstorms que podem ser ricos na produção de soluções valiosas ao negócio e sem custo algum. 

Para ajudar a organizar essas discussões é importante fazer pautas claras e se possível utilizar algum software de gestão de comunicação empresarial.

2. Treinamentos EAD

A tecnologia é uma grande aliada dos gestores quando o assunto é treinamento de equipes. Hoje em dia é possível gerar e contratar conteúdo direcionado, específico e de qualidade para orientar e otimizar o trabalho dos colaboradores — Você pode contratar um Assinatura de Cursos Específicos para o segmento contábil. Assim os membros da sua equipe podem organizar a suas rotinas de estudos, sem demandar que toda a equipe esteja disponível no mesmo horário e local. Outra vantagem é que você como gestor pode acompanhar e premiar o colaborador que está mais empenhado nos estudos OnLine.

O conteúdo é personalizado, segmentado e acessado via web, permitindo que a sua equipe tenha acesso a uma grande quantidade de informação essencial e transformadora.

3. Rotação de funções

Se a sua empresa permitir e você não possuir um quadro altamente especializado, experimente fazer um rodízio entre funcionários e funções, de modo que boa parte deles aprenda não apenas a exercer as tarefas para as quais foi contratado, mas também domine técnicas e conhecimentos importantes para outras áreas do processo produtivo.

Essa costuma ser uma solução adotada em empresas de comunicação, em que designers são desafiados a ser redatores e vice-versa. Mas a estratégia poderia facilmente ser aplicada em empresas de serviços contábeis. Você pode por exemplo rotacionar ( por um curto período de tempo ou até horas ) os funcionários do departamento Fiscal com o Contábil.   Além de quebrar a rotina, a rotação estimula a curiosidade dos funcionários e, com um pouco de sorte, você poderá descobrir novos talentos.

4. Dê feedbacks

Lembre-se dessa dica: os feedbacks são essenciais. Todas as ações para treinamento e motivação mencionadas anteriormente perdem o sentido se você não se comunicar com o seu colaborador. De nada adianta acompanhar a produtividade ou oferecer conhecimento e informação se você não está disposto a compartilhar as suas percepções e conclusões com ele.

Crie na sua empresa a cultura do feedback. Reserve um tempo na sua agenda para conversar com o seu time, alinhar expectativas, apresentar os pontos que merecem destaque e discutir em conjunto soluções para as questões problemáticas. Elogie, reconheça as conquistas e seja educado e polido na hora das críticas. Acredite: se o diálogo for no tom certo, o colaborador irá ouvir e se abrirá para as melhorias.

Também, é muito importante saber ouvir. Esteja aberto a sugestões e críticas, procure saber como seus pares estão se sentindo em relação ao trabalho, como está a execução das suas atividades, se existe algo que precisa ser conversado e melhorado, dentre outros. Entenda que o seu colaborador é o um dos maiores bens da sua empresa. Assim sendo, faça o possível para seguir na mesma energia que ele.

Lembre-se de que o treinamento de equipe é uma tarefa constante de qualquer gestor. Há sempre novas informações e tecnologias para aprimorar o trabalho. E o investimento feito na capacitação dos funcionários costuma ter um bom efeito colateral: produz motivação.

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.

Sobre o autor

CEFIS

A CEFIS é um serviço de atualização contábil.
De forma inovadora, a CEFIS tem levado conhecimento através da web para milhares de contabilistas. Toda semana elaboramos um novo curso atual e objetivo nas áreas: Contábil, Fiscal e Trabalhista. Os cursos são realizados pelos melhores profissionais do país e apos a gravação ficam armazenados para você assistir quando e onde quiser. Saiba mais em: www.cefis.com.br

Deixar comentário.

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.