Os profissionais que atuam em empresas de contabilidade lidam, diariamente, com dados de clientes variados. Se surgir um erro durante a execução de um processo ou atividade, é necessário que saibam onde e por que ocorreu.
Tendo isto em vista, o presente artigo irá abordar alguns dos erros que podem ser evitados ou corrigidos em um empreendimento contábil.
Empresas de contabilidade: erros
Você sabe quais são os erros comuns que ocorrem nas empresas de contabilidade? Independente de ser o dono ou funcionário de uma empresa, é importante observar o cenário em que atua, corrigindo ou evitando os seguintes erros:
Erro 1 – Falta de comunicação com os gestores ou a equipe
A falta de comunicação prejudica a qualidade das informações que serão direcionadas aos clientes.
O excesso de informações no ambiente de trabalho e a indefinição das responsabilidades de cada um neste local também são fatores prejudiciais ao desenvolvimento de um empreendimento. Uma sugestão para resolver este problema: tenha um organograma e fluxograma bem definido.
Outra dica: para aperfeiçoar o ambiente de trabalho é válido informatizar a comunicação, além de uniformizar e massificar o conhecimento. Isto pode ser feito através da elaboração de manuais, normas, políticas ou códigos de ética, que irão conter os valores e boas práticas do negócio em que atua.
Erro 2 – Falha no relacionamento com o cliente
Existe uma extensa quantidade de processos e atividades no ambiente contábil. Com isso, às vezes não há tempo para investir na comunicação e no relacionamento com o cliente.
Tal situação potencializa o surgimento de fraquezas nos empreendimentos e posteriormente podem se tornar uma ameaça ao seu negócio.
Dicas para evitar isso:
1 – Pesquise sobre Marketing Contábil. Um breve estudo sobre o tema irá te auxiliar com ideias para se relacionar e comunicar melhor com os clientes.
2 – Contrate alguém para elaborar um plano de comunicação ou faça um você mesmo. Para isto, é necessário alguns conhecimentos em marketing ou publicidade.
Atenção: não esqueça de levar em consideração o Código de Ética Profissional do Contador.
Erro 3 – Modelo de negócios incorreto
Você possui um modelo de negócios? Lembre-se de atualizá-lo e defini-lo corretamente. A partir dele poderá ser estabelecido qual é o seu posicionamento no mercado.
Como se posicionar corretamente:
1 – Defina uma missão e visão para o seu negócio;
Missão: como você quer que seu negócio seja reconhecido? Para responder esta pergunta, pense na identidade e proposta de valor da sua empresa.
Visão: quais os planos futuros para seu empreendimento?
2 – Escolha canais para divulgar os seus serviços e utilize-os;
3 – Analise o posicionamento de outros empreendimentos contábeis na internet e fora dela;
Durante a pesquisa e análise, diversas questões podem ser pensadas: os escritórios contábeis da sua região possuem um site? Quais são os canais de comunicação da maioria das empresas? O que oferecem? Produzem conteúdo segmentado para os clientes? Promovem anúncios no Google?
4 – Crie estratégias para atrair e reter clientes por meio dos canais do seu empreendimento.
Importante: certifique-se de que está tendo um retorno sobre o investimento gasto com este posicionamento.
Erro 4 – Não se atualizar para o mercado
A cada ano surgem novas mudanças na contabilidade, sendo muitas delas voltadas à migração do físico para o digital.
Documentos que antes poderiam ser elaborados e entregues manualmente, hoje são enviados e transmitidos por meio de programas geradores de declaração – como é o exemplo da DCTF.
Para se adequar às novas tendências do mercado, esteja atualizado. Existem diversos cursos online para Contadores, a CEFIS, por exemplo, possui cursos atualizados na área fiscal, contábil e trabalhista.
Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos nas redes sociais!
Gostou desse artigo?
Receba os próximos por e-mail!