Sou fã declarada de U2. Fã daquelas de dormir na fila 2, 3 dias antes do show para ficar próxima ao palco. Sério!! U2 me acompanha desde os meus 15 anos, quando ganhei de presente o álbum All That You Can Leave Behind, o que tem a música Beautiful Day que todo mundo conhece.
Sempre quis escrever algo relevante sobre o U2, e não somente declarações de fã enlouquecida. Então chegou a hora, pois estou inspirada! Mesmo que vc não goste de U2, sugiro ler esse artigo, porque se U2 fosse uma empresa contábil, vc com certeza iria copiá-los.
Nesse fim de semana, estava vendo o DVD U2 Live in Paris, da turnê Innocence + Experience Tour e tem algo nessa turnê que chama muita atenção: o telão gigante de LED que interage com a banda e com a plateia, veja o vídeo:
Desde 1997, o U2 é pioneiro em usar tecnologias envolvendo telões interativos, o que transforma o show em um verdadeiro espetáculo, engrandecendo a banda e oferecendo ao público uma experiência única!
E é sobre isso que vou falar nesse artigo: sobre tecnologia, inovação e adaptação ao mercado, coisas em que vc, amigo contador, precisa estar ligado, ligadíssimo!
Olá, Design Thinking!
Já ouviu falar de Design Thinking? Ou vc acha que isso é uma expressão da moda criada pelas startups? Não meu caro, Design Thinking é um conceito das antigas e tem a ver com a experiência do usuário ao utilizar seu produto/serviço.
Esse conceito faz vc tirar seu olhar narcisista de dentro da sua empresa para focar lá fora, no outro, no seu cliente e em como ele irá interagir com o que vc oferece a ele.
Essa preocupação com a experiência do usuário sempre foi algo muito marcante nos shows do U2. Toda a infraestrutura do palco, do som, das luzes e do posicionamento da banda no palco foi pensada com o objetivo de oferecer ao público a melhor experiência possível.
E o que isso tem a ver com vc?
Me responda uma coisa: quando o seu cliente liga para sua empresa contábil com alguma dúvida, qual é a jornada que ele percorre até essa dúvida ser sanada? Será que a experiência dele está sendo a melhor possível?
Então se vc não sabe responder ou se a sua resposta foi “nem tanto”, aqui vai a dica nº1: mapeie os processos do seu escritório, mas não pensando no seu fluxo interno de trabalho, e sim nos processos que envolvem interação com seu cliente e procure ajustá-los para eliminar gargalos e possíveis falhas de comunicação.
Por exemplo, um FAQ no seu site ou canal do cliente pode eliminar várias ligações e evitar que seu cliente fique igual um bobo ouvindo musiquinha de espera quando liga pro escritório…
“Não temos medo da tecnologia. Nós gostamos de inovação”.
Essa frase foi dita pelo Bono, o vocalista do U2, quando ele apresentou o telão da turnê Innocence + Experience Tour pela primeira vez ao público, em 2015.
O telão é impressionante, espetacular e já ganhou espaço no Guiness World Records, estabelecendo recorde como a maior tela de LED do mundo. Olha aqui outro vídeo só pra vc entender o que estou falando.
Nessa frase de Bono, eu trago destaque para duas coisas. A primeira é que gostar de inovação é algo praticamente obrigatório nesses tempos. Fechar os olhos para as mudanças que a tecnologia trouxe para tantas áreas, principalmente para a interação entre as pessoas, é dar um tiro no pé.
A segunda é que essa frase foi dita por um sujeito que tem 56 anos de idade, então se vc tem mais de 50 anos e está lendo esse artigo, não pense que vc já está “velho demais” para acompanhar essa onda de transformações.E o que isso tem a ver com vc e com a sua empresa contábil ?
Agora me responda uma outra pergunta: Vc está ao lado do time que torce o nariz para as Contabilidades Online, como a Contabilizei, alegando concorrência desleal, ou vc é do time que tenta aprender com esse novo modelo de negócio contábil e procura extrair as coisas boas para implantar no seu escritório?
Olha, meu caro contador, não estou dizendo que vc tem que começar a vender contabilidade por R$ 50,00 a partir de agora, mas vc tem sim que entender como o cara da Contabilizei consegue fazer isso, quais tecnologias ele implantou em seu negócio e quais inovações ele trouxe para o nosso mercado contábil.
É da natureza humana repudiar aquilo que temos medo ou que não entendemos, então esta é a dica nº2: não tema as mudanças que a Contabilizei e afins trouxe ao mercado contábil. Essa é uma excelente oportunidade para vc sair da sua zona de conforto e repensar seu negócio e a forma que vc presta o seu serviço. Tem quantos anos que vc presta seu serviço do mesmo jeito?
Se não pode com eles, junte-se a eles.
No longínquo ano de 2001, a Apple lançou o primeiro Ipod, que mudava de vez a forma com que o usuário ouvia música. A venda de CD’s, que garantia uma imensa fatia da receita dos artistas, despencou horrivelmente e colocou algumas gravadoras e músicos em crise. Houve tumulto geral.
Mas tinha uma banda que estava lá, ao lado do Steve Jobs no dia do lançamento do Ipod… Sim, lá estava o U2, oferecendo junto a Apple uma versão personalizada do Ipod com músicas da banda.
Em 2014, quando o U2 lançou seu último álbum, Songs of Innocence, eles se aliaram novamente a Apple e fizeram o maior lançamento de álbum da história, disponibilizando gratuitamente as canções para meio bilhão de usuários do Itunes.
E mais uma vez, o meio musical foi chacoalhado com essa conduta e o U2 foi criticado por muitos artistas, sob alegação de que eles estavam incentivando a distribuição de músicas gratuitas e desvalorizando o trabalho daqueles que ainda apostavam na venda dos CD’s.
O fato é que quase ninguém mais compra CD (só quem é fã de alguma banda, como eu, que compra CD como item de colecionador…) e essa realidade não tem como mais ser combatida pelos músicos. Ou seja, sobreviverão aqueles que se adaptarem a esse cenário.
E o que isso tem a ver com sua empresa contábil ?
Meu amigo contador, não pense que o que está acontecendo de ruim no seu escritório é causado pela crise e que isso vai passar… não vai.
Sua empresa contábil, juntamente como outras áreas, já está caminhando para um cenário onde os serviços serão melhores e… mais baratos. Sim, mais baratos. São as tecnologias que permitem isso! Elas permitem que vc ganhe eficiência e aumente sua produtividade. Logo, vc terá condições de atender mais clientes com um custo menor e, consequentemente, oferecer seus serviços por um preço mais em conta. E esse caminho não tem volta.
Agora, cabe a vc a decisão de aceitar e se juntar ao inevitável cenário dos serviços mais baratos, buscando alianças e parcerias com os seus supostos inimigos, digo, concorrentes, sempre com o intuito de pensar formas mais eficientes e melhores de oferecer os seus serviços. Ah, e essa foi a dica nº 3.
Bem, então vou ficando por aqui, porque em se tratando de U2 e Contabilidade, duas das coisas que mais gosto nesse mundo, posso ficar horas dissertando sobre.
Ps: não resisti e resolvi deixar o link de um terceiro vídeo que mostra a maravilha que é esse telão, então se vc não viu ainda:
Gostou deste artigo ? Então aproveite para compartilhar essas informações com seus amigos nas suas redes sociais!
Gostou desse artigo?
Receba os próximos por e-mail!