Gestão

Como ter mais produtividade no seu escritório de contabilidade

Produtividade no seu Escritório
Escrito por CEFIS

Pode parecer simples, mas a produtividade de um escritório de contabilidade é a parte mais crítica de um negócio contábil.

Para um escritório de contabilidade, pequenos contratempos acabam comprometendo a produtividade da equipe, é um funcionário desmotivado, equipe sem treinamento, falta de comunicações interna, equipe incompleta que acarreta acúmulo de trabalho e, inevitavelmente, estresse.

Mas existem ideais simples e valiosas que, se colocadas em prática, alavancarão a produtividade do seu escritório de contabilidade:

Invista no capital intelectual

Especialmente em empresas que vendem serviços intelectuais, como escritórios de contabilidade, a capacitação dos profissionais é o principal fator quando se fala de produtividade.

Os profissionais contábeis, que irão compor a equipe de trabalho do seu escritório, precisam ser treinadas quase que diariamente. A legislação tributária brasileira sofre em média 5,2 alterações por hora no Brasil.

Para manter você e sua equipe sempre atualizados você pode adotar plataformas de treinamentos para equipes contábeis, como a oferecida pela assinatura CEFIS. Nela você pode acompanha o desenvolvimento intelectual de cada membro da sua equipe. Com um custo único de R$ 69,00/Mês é possível investir na atualização e formação profissional das áreas Fiscal, Contábil, Tributária e Trabalhista do da sua equipe.

Utilize alguma metodologia de gerenciamento de tarefas

Existem inúmeras metodologias e sistemas (como o RunRunit) que podem contribuir na organização das tarefas em seu escritório de contabilidade. Com a utilização de métodos e processos padronizados, é possível organizar as tarefas por equipe, definir o fluxo de trabalho entre as tarefas e colaboradores, saber o que cada pessoa está fazendo e o tempo gasto em cada tarefa, entre vários outros benefícios.

Automatize seus processos manuais

É comum os profissionais de contabilidade enfrentarem um cenário de excesso de processos manuais, pela característica natural de suas atividades e por desconhecer ferramentas e sistemas disponíveis para sistematizar e agilizar os processos. Por exemplo, o escritório pode utilizar sistemas de gerenciamento de documentos para envio e recebimento de arquivos, ou utilizar sistemas de Helpdesk para gerenciamento das solicitações dos clientes.

Sem dúvida, dedicar um tempo para pesquisar serviços que possam automatizar os processos é um investimento de retorno garantido, pois o tempo e qualidade na execução só melhora com essas soluções. Uma boa sugestão é o Conta Azul para Contadores, uma ótima ferramenta para controle de movimentações e documentos dos clientes.

 

Incentive a comunicação interna e o trabalho em equipe

Seja em uma grande organização ou em um pequeno escritório, o trabalho em equipe é fundamental para o aumento da produtividade. Quando ele é estimulado, aumenta o sentimento de pertencimento ao negócio (é a velha ideia de “vestir a camisa” mesmo) e mais fácil se torna o cumprimento das atividades rotineiras.

A primeira dica é para você, gestor: aprenda a ouvir sua equipe. Cada funcionário tem um perfil único e em meio a essa diversidade você pode receber contribuições importantes para a gestão e produtividade do escritório contábil.

Outra maneira de valorizar o trabalho em equipe e ainda melhorar a comunicação interna é apresentar para todos os funcionários os problemas que devem ser enfrentados e os objetivos da empresa como um todo. O diálogo e a troca de ideias fazem com que a equipe se sinta valorizada e estimulada a apresentar alternativas para a otimização da produtividade.

 

Gostou deste artigo ? Então aproveite para compartilhar essas informações com seus amigos nas suas redes sociais!

 

Caso você ainda não saiba, nós somos uma empresa de tecnologia atuante no âmbito da educação. Temos um serviço de assinatura que te concede acesso ilimitado a cursos da área empresarial, incluindo este! Você ainda pode experimentar nossa assinatura premium por 7 dias gratuitamente, basta clicar aqui e selecionar o botão “EXPERIMENTE GRÁTIS”.

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.

Sobre o autor

CEFIS

A CEFIS é um serviço de atualização contábil.
De forma inovadora, a CEFIS tem levado conhecimento através da web para milhares de contabilistas. Toda semana elaboramos um novo curso atual e objetivo nas Áreas Contábil, Fiscal e Trabalhista. Os cursos são realizados pelos melhores profissionais do país e após a gravação ficam armazenados para você assistir quando e onde quiser. Saiba mais aqui: www.cefis.com.br

Deixar comentário

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.