Contábil

Escrita Fiscal: Tudo o que você precisa saber para evitar problemas

escrita-fiscal-entenda-quais-as-boas-praticas
Escrito por CEFIS

Em um país em que a arrecadação de tributos apresenta-se de maneira altamente complexa como no Brasil, nada mais pertinente para as empresas do que cercarem-se o máximo possível de soluções e ferramentas para evitarem problemas na apresentação dessas obrigações, como é a escrita fiscal.

Sem uma boa prática, é possível cometer erros que podem comprometer seu empreendimento diante do Fisco. Por isso, confira a seguir algumas dicas sobre boas práticas de escrita fiscal, bem como exemplos de erros que as empresas cometem e que você deve evitar.

Saiba o que é a escrita fiscal

Primeiramente, é preciso compreender que a escrituração nada mais é do que o registro de tudo aquilo que afeta o setor financeiro de uma empresa. Assim, podemos dizer que trata-se de um registro formal e padronizado de uma ocorrência que vai afetar financeiramente determinada organização.

Lidar com ela da melhor maneira possível é uma forma de manter uma empresa organizada e regularizada.

Tome cuidado ao fazer as escriturações

Isso significa dizer que o registro de diferentes tipos de movimentações precisa ser escriturado. Nesse sentido, é preciso saber em que momento a escritura deve ser realizada.

Por exemplo: quando uma empresa recebe uma conta de energia elétrica, podemos dizer que ela já consumiu aquela energia e que já existe um relatório da empresa que diz o quanto foi consumido.

Como naquele momento houve algo que já afetou a estrutura patrimonial da empresa, é preciso registrar isso, devendo o responsável fazer a escrituração contábil daquela conta de energia elétrica.

Quando a empresa simplesmente consome a energia elétrica, vemos que ainda não houve a ocorrência que precisa ser escriturada, portanto, ainda não há necessidade de escrituração.

Isso vale para diferentes tipos de situações em que existe o consumo sendo realizado, mas que seu total ainda não foi obtido.

Mantenha as informações atualizadas

Uma importante dica é manter as informações dos seus cadastros sempre em dia. Dados a respeito de produtos, clientes, fornecedores, entrada de mercadorias, entre outros, devem estar sempre corretos para facilitar os procedimentos quando a aplicação precisar ser realizada.

Por isso, é imprescindível que os seus cadastros estejam atualizados sempre. Mantenha o costume de, em casos de dúvidas sobre qualquer detalhe, entrar imediatamente em contato com o cliente ou com fornecedores para evitar o surgimento de informações imprecisas na sua base de dados.

Conheça as regras a cumprir

Da mesma forma, é preciso estar sempre em dia com informações a respeito do Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP), o Código de Situação Tributária (CST), entre outros. Conhecer as regras fiscais que cada empresa deve cumprir é essencial para evitar problemas com o Fisco, pois permite um melhor entendimento do processo e, consequentemente, maior adequação às suas exigências.

Entenda como reduzir os riscos de erros

Um software capaz de integrar dados e processos da empresa de uma maneira prática e intuitiva pode oferecer um auxílio significativo na boa prática da escrita fiscal. Por isso, o ERP tem sido tão presente na contabilidade fiscal das empresas. Com ele, é possível ganhar tempo e realizar as escriturações com muito mais qualidade.

Assim, aliado a um bom conhecimento da legislação, é possível garantir a segurança na prestação das informações, bem como dinamismo no dia a dia da organização.

Como escolher um bom Software Contábil?

Gostou deste artigo? Então compartilhe-o nas suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a essas informações sobre escrita fiscal!
Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.

Sobre o autor

CEFIS

A CEFIS é um serviço de atualização contábil.
De forma inovadora, a CEFIS tem levado conhecimento através da web para milhares de contabilistas. Toda semana elaboramos um novo curso atual e objetivo nas Áreas Contábil, Fiscal e Trabalhista. Os cursos são realizados pelos melhores profissionais do país e após a gravação ficam armazenados para você assistir quando e onde quiser. Saiba mais aqui: www.cefis.com.br

Deixar comentário

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.