O momento de pandemia impulsionou algumas mudanças. Uma delas é a forte tendência ao trabalho remoto que pode se tornar definitivo em muitas empresas.
Muitos negócios foram forçados a aderir a este regime, que acabou demonstrando ser uma alternativa interessante e viável para empregadores e colaboradores.
Com isso, grande parte das empresas passaram implementar equipes remotas de trabalho. Neste cenário, a importância da gestão de equipes remotas se torna mais evidente.
A habilidade de gerenciar as equipes de forma remota é uma qualidade de extrema importância, tanto para gestores quanto para os líderes de equipes. Entretanto, o trabalho remoto ainda apresenta inúmeros desafios para as empresas e colaboradores.
Acompanhe a leitura e conheça o que é e como implementar a Gestão de Equipes Remotas no seu negócio!
No Brasil, a adoção ao modelo de trabalho remoto em massa, de forma quase instantânea, impulsionou a necessidade de gerenciar essas equipes nunca foi tão essencial para as empresas.
Diante desse cenário, a gestão de equipes remotas representa desafios diferenciados para a equipe. Os funcionários precisam ser organizados e produtivos, e os líderes precisam aprender a gerenciar seus times.
Com isso, a cultura do trabalho remoto é essencial e exige profissionalismo e disciplina para que seja operacionalizada de forma correta.
Mas, o que significa Trabalho Remoto?
É um modelo de trabalho que proporciona autonomia e independência.
Significa trabalhar de qualquer lugar. Pode ser de casa, de um coworking, de uma cafeteria. Ou seja, o conceito é bem mais abrangente que o do modelo home office e pode ajudar você a entender onde e de que forma a sua produtividade funciona melhor.
E o que é gestão de equipes remotas?
Da mesma forma que a gestão presencial, a Gestão de Equipes Remotas é crucial para a boa performance da equipe. Acompanhar o time à distância é essencial para os gestores e líderes. Esse acompanhamento constante deve dar atenção aos seguintes fatores:
1. Comunicação;
2. Cultura Organizacional;
3. Horários de Trabalho;
4. Adaptação;
5. Metas;
6. Engajamento da Equipe;
7. Flexibilidade;
8. Motivação;
O gestor de equipes remotas também deve estar preparado para liderar a sua equipe rumo ao alcance das metas, fortalecer a colaboração entre a equipe e criar um bom ambiente de trabalho.
O líder precisa adaptar a sua rotina e suas ferramentas tecnológicas para performar com a mesma qualidade e eficiência à distância.
Vantagens
- Aumenta a produtividade;
- Reduz o estresse da equipe;
- Possibilidade de encontrar candidatos mais bem preparados;
- Sem limites geográficos.
Desafios
- Comunicação;
- Agilidade;
- Otimização do tempo;
- Organização;
- Rotina;
- Planejamento.
Como aplicar a gestão de equipes remotas?
Como dissemos, a gestão de equipes remotas ainda representa um grande desafio para os líderes e gestores.
O distanciamento, a falta de uma comunicação clara, a falta da gestão do tempo e do acompanhamento das metas, e a ausência dos devidos alinhamentos com a equipe pode dificultar a sua implementação com assertividade.
No entanto, selecionamos três mecanismos importantes para fazer isso.
3 Pontos Importantes na gestão de equipes remotas
1 – Organização
Criar um ambiente de trabalho adequado é a tarefa número 1 da equipe. Os funcionários devem cuidar para que o local de trabalho em casa seja arrumado e limpo.
Os colaboradores devem ser educados e orientados sobre as melhores práticas para trabalhar de casa. Deve ficar claro que não devem trabalhar de pijama ou com roupas muito informais.
O ideal é montar uma cartilha interna com boas práticas de trabalho remoto, mostrando como a organização do ambiente e o cuidado com a imagem pessoal são importantes para a produtividade e gestão do tempo.
Os gestores devem ficar atentos ao planejamento e ao cumprimento das atividades acordadas com os colaboradores.
2 – Cultura do Trabalho Remoto
Os líderes de equipe e gestores exercem um papel essencial na definição e implementação da cultura do trabalho remoto, pois representam um modelo de referência para toda a equipe.
Por isso, devem priorizar a comunicação clara e assertiva, estabelecer um clima de confiança entre a equipe e, por último mas não menos importante, incentivar a colaboração entre os membros da equipe.
A sensação de pertencimento a um projeto, a um propósito, faz uma grande diferença nos resultados. Mantenha a equipe coesa em torno de um mesmo objetivo e, sempre que puder, reforce a importância de cada um para o sucesso dos projetos.
Fique atento a eventuais ruídos de comunicação, lembre-se de que a comunicação é uma via de mão dupla. Por isso, ouça mais e dê os feedbacks necessários.
O clima de confiança entre os membros da equipe é essencial para o êxito do trabalho. Afinal, a confiança é a base de todo e qualquer relacionamento, e na vida profissional não é diferente.
3 – Ferramentas de trabalho on-line
Para diminuir a distância e promover o engajamento da equipe, aposte nas tecnologias de interação social.
• Utilize aplicativos e softwares para conversar com a equipe e estreitar os laços de interação social (Zoom, Skype, hangouts e a plataforma de videoconferência da CEFIS);
• Agende reuniões periódicas com a equipe e faça calls individuais quando necessário;
• Envie a pauta da reunião para os participantes:
• Comunique-se de forma amistosa e pessoal com seu time. Faça contato visual on-line e chame as pessoas pelo nome;
• Ouça e dê feedbacks;
• Estabeleça responsabilidades, prazos, delegue tarefas e faça o follow-up;
• Passe uma mensagem de otimismo;
• Faça um breve resumo da reunião e certifique-se de que toda a equipe esteja alinhada com os objetivos dos projetos e atividades.
Você também pode utilizar ferramentas de gestão de equipes remotas e produtividade, como Trello e Slack.
Dica bônus
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