Contábil

IFRS 16: O que é e o que mudou para o Arrendamento Mercantil?

bloco-k-o-que-e-entenda
Escrito por CEFIS

As IFRS (International Financial Reporting Standards) são conhecidas como Normas Internacionais de Contabilidade. É importante saber que elas se relacionam com os Comitês de Pronunciamentos Contábeis (CPCs), mas você sabe qual a importância delas para a IFRS 16? Descubra neste artigo!

IFRS 16: o que é?

Esta norma fala sobre contratos de arrendamento – ou seja, locações financeiras em geral. No inglês, o arrendamento mercantil é tratado como “leasing”, termo também utilizado por alguns profissionais no Brasil. Confira uma breve explicação sobre o tema:

A IFRS 16 se correlaciona com o CPC 06 R2 e passou a valer desde o primeiro dia do ano de 2019. Esta norma internacional contábil está responsável por estipular regras referentes à contabilização de locações, sendo que, através dela, foi estabelecido uma maneira diferente para contabilizar os arrendamentos operacionais e os financeiros, que antes eram observados separadamente.

A norma impactou principalmente o modo de se realizar o balanço patrimonial, afetando consequentemente, as demonstrações contábeis e a maneira de realizar certos cálculos voltados ao operacional da empresa. A partir da implementação da mesma, os empreendedores que têm de pagar aluguel, passaram a ter que declará-lo de acordo com a IFRS 16, para estarem de acordo com a lei.

Vale destacar, no entanto, que a norma não regulamenta contratos de leasing que duram no máximo pelo período de doze meses. Ou seja, os empresários podem começar a optar por aluguéis que exigem no máximo esse prazo no contrato, a fim de que não precisem declará-los no balanço.

Benefícios na aplicação da IFRS 16

#Dicas

1. Contratos flexíveis diminuem o ônus administrativo.

A IFRS 16 CPC 06 faz duas concessões para o registro de arrendamentos no balanço patrimonial, são elas:

1- Arrendamentos com duração de até 12 meses que não apresentam opção de compra

2- Arrendamentos em que o ativo apresenta valor baixo quando novo.

Um exemplo, se a empresa aluga um espaço de trabalho por poucos meses, não é necessário registrar essa transação no balanço patrimonial.

 

2. Avalie com atenção a definição de Arrendamento nos Contratos 

A conceituação de arrendamento segundo a IFRS 16 é diferente do que o estabelecido pela International Accounting Standards, Normas Internacionais de Contabilidade ( IAS 17 ).
Por isso, as empresas deverão analisar os contratos para avaliar se os elementos de arrendamento estão de acordo com as novas determinações.

A IFRS 16 classifica como arrendamento todo contrato que (IFRS 16:9) “permite direito de uso de um determinado ativo por um determinado período em troca de pagamento”.

Então as empresas devem avaliar se o contrato em questão identifica um ativo e se ela tem o direito de aproveitar todos os benefícios econômicos obtidos do uso desse ativo; para determinar se um contrato constitui arrendamento mercantil.

Por exemplo, se a sua empresa aluga parte de um armazém , mas a área locada varia conforme o espaço disponível, é provável que essa locação não seja classificada como um arrendamento mercantil pela IFRS 16 CPC 06, já que não é possível identificar um ativo específico. No entanto, se a sua empresa aluga uma unidade específica de um depósito por um determinado período, é possível identificar um ativo. Portanto, nesse caso, temos um arrendamento.

3. Aprenda na prática sobre o IFRS 16 correlacionado com os CPCs

Quando se fala em normas internacionais de contabilidade, existe uma vasta gama de tópicos que devem ser compreendidos. A IFRS 9, por exemplo, se correlaciona com o CPC 48 e abrange os instrumentos financeiros, enquanto a IFRS 15 se relaciona com o CPC 47, referente a receita de contrato com o cliente.

Mas, sobre o tema deste artigo, ainda é válido mencionar outros tópicos, como o cálculo de passivo de arrendamento, cálculo de leasing, dentre outros itens.

Para você entendê-lo melhor, a CEFIS preparou um curso sobre IFRS 16 Confira um trecho a seguir:

Este curso ainda tem o benefício de contar pontos para o programa de educação continuada CRC ? Pois é!

Nós temos um serviço de assinatura que te concede acesso ilimitado a cursos da área empresarial, incluindo este!
Experimente Gratuitamente a assinatura CEFIS  por 7 dias. Ou Assista Gratuitamente o Curso de  Arrendamento (IFRS 16/CPC 06)

Se você gostou deste artigo, não deixe de comentar ou compartilhar com os amigos nas redes sociais!

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.

Sobre o autor

CEFIS

A CEFIS é um serviço de atualização contábil.
De forma inovadora, a CEFIS tem levado conhecimento através da web para milhares de contabilistas. Toda semana elaboramos um novo curso atual e objetivo nas Áreas Contábil, Fiscal e Trabalhista. Os cursos são realizados pelos melhores profissionais do país e após a gravação ficam armazenados para você assistir quando e onde quiser. Saiba mais aqui: www.cefis.com.br

Deixar comentário

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.