Contábil

Holding Familiar: O que é e como funciona o planejamento sucessório?

Holding Familiar
Escrito por CEFIS

Proteger o patrimônio é algo muito importante para quem tem bens. O Holding familiar é um termo muito utilizado quando se fala em administração dos patrimônios da família, haja visto que ele é realizado por pessoas de uma mesma família para fins de controle do patrimônio ou mesmo para impulsionar os investimentos que possuem, isto sem deixar de manter seus bens em um local seguro.

Para entender mais sobre o que é Holding Familiar, como funciona o planejamento sucessório e quais são suas particularidades, continue com a leitura!

Holding Familiar: do que se trata?

Muitas das vezes, esse termo é associado à blindagem patrimonial, mas vale salientar que ele também se relaciona com o planejamento sucessório.

Muitas das pessoas que tem negócios familiares optam por esse tipo de holding pelo fato de que, através dela, o patrimônio e participações societárias de uma pessoa serão distribuídos entre os membros de sua família, para manter os negócios entre os entes queridos.

A holding torna-se uma empresa para administração destes bens e nela, a sucessão também é planejada, já pensando no caso de possíveis acidentes, doenças ou mortes na família – evitando assim que um patrimônio caia nas mãos de terceiros, ou que haja disputas entre a família para saber como será a divisão e distribuição de bens.

Vantagens do Holding Familiar em Relação ao Inventário

Vantagens do Holding Familiar em Relação ao Inventário

O Walmart, por exemplo, é um exemplo de holding familiar no mundo, e a Globo no Brasil. Uma vez que o patrimônio está blindado entre membros de uma mesma família, é possível planejar como será a sucessão hereditária e quem ficará responsável por administrar empresas ou ações que possuem.

Vale destacar também que a holding familiar está presente em várias legislações como na lei das Sociedades Anônimas e no Código Civil (Lei 10.406/02). Ela pode ser criada tanto como sociedade anônima como sociedade limitada, mas não se restringe a estes dois tipos societários.

No vídeo abaixo, é possível ver um pequeno vídeo que explica sobre o planejamento sucessório:

(Trecho do curso que menciona a Holding Familiar)

#Dica

Se você busca aprender mais sobre este tema, assista o nosso Curso sobre Proteção Patrimonial e Planejamento Sucessório!

curso-protecao-patrimonial-e-planejamento-sucessorio

Caso você ainda não saiba, nós somos uma empresa de tecnologia atuante no âmbito da educação. Nós temos um serviço de assinatura que te concede acesso ilimitado a cursos da área empresarial, incluindo este! Você ainda pode experimentar nossa assinatura premium por 7 dias gratuitamente, basta clicar aqui e selecionar o botão “EXPERIMENTE GRÁTIS”.

Gostou deste artigo? não deixe de comentar ou compartilhar com os amigos nas redes sociais!

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.

Sobre o autor

CEFIS

A CEFIS é um serviço de atualização contábil.
De forma inovadora, a CEFIS tem levado conhecimento através da web para milhares de contabilistas. Toda semana elaboramos um novo curso atual e objetivo nas Áreas Contábil, Fiscal e Trabalhista. Os cursos são realizados pelos melhores profissionais do país e após a gravação ficam armazenados para você assistir quando e onde quiser. Saiba mais aqui: www.cefis.com.br

Deixar comentário

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.