Contábil

Contabilidade Online: Como migrar meu Escritório para o Digital?

contabilidade online
Escrito por CEFIS

Não é novidade que os profissionais de hoje têm que estar preparados para lidar com as tecnologias do futuro e da Era Digital no geral.

Os sistemas e softwares devem ser considerados como um aliado no trabalho, independentemente da área ou profissão em que atuam, mas no segmento da Contabilidade isso é ainda mais importante, haja vista que a Receita Federal Brasileira está adaptando a entrega das Obrigações Principais e Acessórias para o mundo da web.

É importante se atualizar e adaptar neste cenário, sendo assim, para entender como migrar seu escritório contábil para o digital, ao cenário atual da Contabilidade Online, continue a leitura!

Escritório de Contabilidade Online

Já pensou em ter um Escritório Contábil Virtual, ou ainda, em trabalhar como um Contador Home Office?

Com um Escritório Online, é possível expandir seu negócio para locais em que seu empreendimento não está fisicamente presente. Você pode ter uma sede física e também atuar no mundo online, mas será preciso construir sua presença na internet, adquirir softwares – para redução de tarefas frequentes ou maçantes – e investir na melhoria do seu atendimento ao cliente, assim como na satisfação das pessoas após a entrega dos seus serviços.

Serviços oferecidos pela Contabilidade Online

Serviços oferecidos pela Contabilidade Online

Como Contador Home Office (Online), você pode diminuir custos e trabalhar para si mesmo, dentre outros benefícios, mas também é necessário se atentar a esses pontos. No final, tudo irá depender de qual é o seu foco ou da sua empresa hoje. Confira nossas dicas para esses dois casos:

Contador Online e Escritório Virtual Contábil

O teletrabalho foi oficializado pela Reforma Trabalhista, mas ainda é uma incógnita para alguns profissionais, ainda mais para aqueles que atuam com pessoas, como os Contadores.

O profissional que atua na área contábil tem seus clientes, que podem ser pessoas físicas ou jurídicas, e para elas realizam serviços variados. Os honorários não precisam mudar caso decida trabalhar em casa (home office), mas é preciso se atentar a certos detalhes, quando se fala em manter um Escritório de Contabilidade no âmbito digital:

#1: A base fixa de clientes

Ter clientes “fiéis” é importante para o profissional que atua com um escritório virtual de contabilidade. Para isto, primeiro é preciso investir em técnicas de construção da sua base de clientes – o que pode ser feito através da criação de um site ou blog em que é informado sobre seus serviços e você ainda coleta e-mails de pessoas que te visitam, ou seja, que podem estar interessadas no que oferece.

Dica: para atrair e reter clientes na Era Digital é preciso ter noções de vendas e Marketing, assim como dos princípios éticos do Contador, para não realizar uma publicidade que irá acarretar em punições ou multas para si mesmo.

#2: Ao contrato

Migrar seu escritório para o digital irá acarretar em vários benefícios, como redução de custos e até mesmo de estresse! Mas agora será ainda mais importante se atentar aos contratos de clientes, assim como para os meios de se comunicar com eles.

Atenção: um contrato falho pode aumentar o número da inadimplência no seu negócio. Uma conversa em que ambas as partes não se entendem também.

#3: A sua comunicação com o cliente

Tratar bem os clientes é o primeiro passo para um relacionamento duradouro. Invista na melhor comunicação com ele, mas tenha cuidado para não confundirem seus horários de disponibilidade e tenha atenção aos prazos que foram estabelecidos por você para entrega do serviço.

#4: Ao sistema ou software de contabilidade online

Para facilitar suas rotinas ou atividades diárias, dependendo da quantidade de clientes que possui, pode ser válido adquirir um software contábil. É necessário pesquisar e fazer testes antes de adquirir um que pode ser bom, mas irrelevante para o seu contexto.

#5: A disciplina

Imagine que você já tem seus clientes e os atende de maneira remota. Ao migrar seu escritório para o virtual, seu serviço deverá manter o mesmo nível de qualidade – para melhor!

Por isso, é importante manter uma disciplina no trabalho. Criar uma rotina diária, ler ou meditar são atividades que podem lhe auxiliar.

Dica

Antes de pensar em Contabilidade Online, é importante saber como se posicionar na internet. Os Contadores têm certas restrições quanto ao modo de se promover e divulgar serviços na Web, então é importante consultar o Código de Ética Contábil antes de começar os negócios no mundo digital.

Se você busca um curso de contabilidade online sobre o tema, confira o nosso sobre Ética Profissional para Contadores! Abaixo, é possível visualizar um trecho dele:

Se tiver gostado deste artigo, não deixe de comentar ou compartilhar com os amigos nas redes sociais!

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.

Sobre o autor

CEFIS

A CEFIS é um serviço de atualização contábil.
De forma inovadora, a CEFIS tem levado conhecimento através da web para milhares de contabilistas. Toda semana elaboramos um novo curso atual e objetivo nas Áreas Contábil, Fiscal e Trabalhista. Os cursos são realizados pelos melhores profissionais do país e após a gravação ficam armazenados para você assistir quando e onde quiser. Saiba mais aqui: www.cefis.com.br

Deixar comentário

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Receba os próximos por e-mail!

Prontinho ! Assinatura realizada com sucesso. Acabamos de enviar um email de confirmação para você.